PPGEP - Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção
URI permanente desta comunidadehttp://www.hml.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12872
Navegar
1 resultados
Resultados da Pesquisa
Item Proposta de mapeamento do conhecimento para auxílio na construção de um sistema de gestão do conhecimento para um modelo de franquia.(2022) Fagundes, Kellen Núbia Monteiro; Silva, Sergio Evangelista; Pereira, Alana Deusilan Sester; Silva, Sergio Evangelista; Pereira, Alana Deusilan Sester; Zambon, Antonio Carlos; Fernandes, June MarquesA gestão do conhecimento (GC) é, geralmente, reconhecida como um recurso para a vantagem competitiva das empresas, ou seja, como um diferencial no mercado. Ela evoluiu ao longo dos anos, de maneiras diferentes, auxiliando os vários setores da economia. E, para a utilização dela na prática, é possível abordar as principais etapas vinculadas ao seu desenvolvimento: geração, mapeamento, explicitação, transferência e padronização do conhecimento. Neste sentido, o objetivo deste estudo é propor um mapeamento do conhecimento para auxílio a criação de uma franquia em uma organização do setor de idiomas. Da perspectiva metodológica, esta pesquisa foi desenvolvida, por meio de um estudo de caso, sendo um estudo qualitativo e com natureza aplicada. O estudo foi realizado em uma empresa do ramo educacional, mais detalhadamente no setor de ensino de idiomas. Para se obter as informações pertinentes, foram realizadas entrevistas a colaboradores e sócios da empresa, por meio de um protocolo semiestruturado. Além disso, foram utilizadas de observações e acessos a documentos pertinentes. Os principais resultados foram o mapeamento do conhecimento, através das entrevistas e observações, sendo possível citar os conhecimentos explícitos e tácitos, os conhecimentos associados, e, diagnosticar e delinear diretrizes para a proposta de implementação da GC no processo de estudo e sugestões de como aplicar parte da GC sendo possível observar a aplicação da teoria na prática, em um negócio real, identificando também os desafios e propondo trabalhos futuros.