EMED - Escola de Medicina

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Resultados da Pesquisa

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    Viva mais : relato de experiência sobre divulgação científica em saúde na rádio e mídias digitais.
    (2023) Lima, Eloisa Helena de; Ribeiro, Gustavo Meirelles; Moreira, Maria Eduarda de Castro Canesso; Perdigão, Ruth Martins da Costa; Rosa, Indianara da Silva; Domingos, Isadora Pimenta; Silva, Fábio Felipe da
    O projeto de extensão "Viva Mais" foi criado em 2018 por um grupo de estudantes de medicina da UFOP juntamente com professores que se tornaram orientadores do projeto na instituição e vem trabalhando diversos temas relacionados à educação em saúde, como Sistema Único de Saúde (SUS), abuso de álcool e drogas, LGBTQIA+, entre outras. A metodologia utilizada é a produção de podcasts, com duração média de dez minutos, como ferramenta para promover o pensamento crítico e a cidadania, oferecendo acesso à informação de forma oportuna e adequada usando como forma de divulgação diferentes plataformas, como Spotify® e Instagram®. O projeto visa promover a educação em saúde e fornecer informações válidas sobre prevenção, promoção, tratamento e redução de riscos e danos relacionados à saúde, permitindo que as pessoas se tornem mais autônomas nas escolhas sobre sua saúde. Em 2022, o foco foi temas relacionados à juventude, pois esse grupo é vulnerável e enfrenta desafios relacionados ao gênero, etnia e status social. O projeto também tem um papel extensionista, prestando um serviço à comunidade local e oferecendo aos alunos a oportunidade de desenvolver habilidades de comunicação e pesquisa além das práticas convencionais de saúde.
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    A democratização da informação, no contexto da pandemia por COVID-19 : diálogos necessários entre educação em saúde e comunicação.
    (2021) Lima, Eloisa Helena de; Gonçalves, Ana Luiza Godinho; Martins, Anna Luiza Rodrigues Perigo; Barroso, André Chabot; Oliveira, Elisa Bastos Martins de; Almeida, Vinícius Augusto Reis; Santos, Gláucio Antônio
    Introdução: O projeto de extensão “Viva Mais” produz programas de rádio para educação em saúde. Em 2020, seus conteúdos abordaram a pandemia de COVID-19. Objetivos: Demonstrar a importância da educomunicação em saúde, por meio do que foi experimentado pelo “Viva Mais”. Metodologia: A equipe se reuniu via Google Meet, para debater cada episódio. Foram feitas pesquisas, gravações e entrevistas com especialistas. Em seguida, os episódios eram formatados, com subsequente veiculação em plataformas de streaming e mídias sociais. Relato de Experiência e Resultados: Relata-se a nova rotina de produção da equipe, diferenciando as realidades pré e pós isolamento físico, os desafios em manter cada episódio atualizado e os resultados do projeto, com mais de 500 visualizações dos podcasts. Conclusão: É preciso trazer informações fidedignas ao alcance da população, a fim de encorajá-la a consumir informações reais e a não compartilhar mensagens falsas. É este o papel social do “Viva Mais”.
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    A prática dos grupos reflexivos sobre drogas como estratégia possível para a redução de riscos e danos.
    (2017) Lima, Eloisa Helena de; Capanema, Carla Almeida; Nogueira, Maria José
    A adoção de medidas alternativas para usuários de drogas previstas na Lei nº 11.343/2006 exige reflexão sobre estratégias que possibilitem intervenções educativas voltadas para redução de riscos e danos. A partir da oferta de espaço dialógico, esta pesquisa objetivou produzir novos conhecimentos para profissionais que atuam com grupos reflexivos sobre drogas. Trata-se de estudo qualitativo, realizado com profissionais que conduzem grupos reflexivos na cidade de Belo Horizonte (MG), composto por entrevistas individuais e grupo focal, seguido de reuniões para discussão do material produzido. As percepções advindas das práticas realizadas, acrescidas de elementos teóricos e metodológicos, favoreceram a intervenção dos profissionais, com aumento na autonomia e responsabilização dos usuários, possibilitando melhor enfrentamento da questão. Conclui-se que as práticas de medidas socioeducativas de intervenção não devem ser limitadas ao aspecto penal. A educação dialógica está comprometida com a construção da autonomia do usuário, posicionando-se como alternativa ao reducionismo e práticas morais.
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    Adolescência e saúde : indicadores do uso de álcool e outras drogas a partir de um estudo multicêntrico.
    (2015) Lima, Eloisa Helena de; Nogueira, Maria José; Allanic, Louis Alfredo Rosales; Nogueira, Cecília
    Visando ampliar o conhecimento sobre as práticas de risco de adolescentes do município de Lagoa Santa/MG, foi realizado um estudo multicêntrico através do levantamento sistemático de informações que possam conduzir ou balizar a implementação de programas de promoção à saúde para esta faixa etária. Para tal foi feito um estudo quantitativo a partir do instrumento de pesquisa Youth Risk Behaviour Survey (YBRS). Trata-se de um questionário de autopreenchimento, abordando temáticas relacionadas ao consumo de substâncias (álcool e outras drogas), hábitos alimentares, práticas sexuais, comportamento no trânsito, violência entre outros aspectos. Como resultado, espera-se contribuir com o tratamento de temáticas relevantes para a implementação de ações de promoção e prevenção à saúde, assim como colaborar com a produção de conhecimento sobre os comportamentos dos adolescentes e suas relações com a saúde.