EMED - Escola de Medicina

URI permanente desta comunidadehttp://www.hml.repositorio.ufop.br/handle/123456789/3649

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Item
    A grande roda da saúde coletiva : cuidado, acolhimento e saúde mental em Ouro Preto/MG.
    (2021) Assis, Aisllan Diego de; Prado, Isabel Cristina de Almeida
    O objetivo do trabalho é apresentar os resultados do programa de extensão “A Grande Roda da Saúde Coletiva” da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). O programa é realizado desde 2019 e tem por objetivo apoiar a Rede Intersetorial de Saúde Mental e Atenção Psicossocial do município. Está estruturado em quatro projetos estratégicos: os cursos de extensão 1) Saúde Mental, Direitos Humanos e Atenção Psicossocial; 2) Abordagens do suicídio: cuidado, acolhimento e prevenção; 3) o Grupo de Acolhimento; e 4) a Comunidade de Fala, sendo que suas atividades adotam as práticas integrativas e complementares em saúde (PIC´s) e as rodas como técnica grupal. O programa já realizou mais de mil atendimentos no Grupo de Acolhimento, formou 150 pessoas nos cursos de extensão, que por meio de suas conferências públicas, alcançaram mais de 1000 pessoas. Em 2020, foi criado o “Acalento: Grupo de acolhimento virtual aos profissionais de saúde”, a “Comunidade de fala” para usuários da saúde mental e os cursos de extensão serão oferecidos na modalidade à distância, como formas de acolhimento e educação durante a pandemia da COVID -19. Assim, A Grande Roda da Saúde Coletiva segue girando e criando novas formas de cuidado e acolhimento na cidade.
  • Item
    Cultichá – vínculo e práticas integrativas no cuidado de adultos e idosos em Ouro Preto-MG.
    (2021) Moura, Mariana Codevilla Santana de; Teixeira, Amanda Miranda Matos; Nunes, Gabriela Ferreira; Nunes, Maiza Marilac; Milagres, Melissa Isaac; Boseja, Marcelo Silveira; Oliveira, Vitor Hugo Costa; Assis, Aisllan Diego de
    No bairro Santa Cruz, Ouro Preto-MG, há um aumento na população adulta e idosa, o que coincide com a mudança demográfica nacional, assim como o uso excessivo de medicamentos nessa população. Os idosos, especialmente, são suscetíveis à quebra de vínculos e solidão devido ao isolamento social. Como alternativa, criou-se o projeto “CultiChá”, realizado por estudantes de Medicina da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), com objetivo de (re)estabelecer os vínculos afetivos e comunitários entre usuários e equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro, por meio de rodas de conversa, plantio de ervas e preparo de chás medicinais. Nas rodas do “CultiChá” estudantes, profissionais e usuários realizaram preparo e consumo dos chás debatendo o uso e benefícios das plantas medicinais. Foram 4 rodas que acolheram 67 participações e produziram 17 vasos artesanais com 33 plantas medicinais, estando disponíveis à comunidade. As atividades do projeto foram capazes de promover vínculo entre os participantes, que puderam compartilhar alternativas naturais e de baixo custo para promoção da saúde e do bem-estar. O “CultiChá” propiciou experiência de ensino, aprendizado e cuidado, ressaltando o potencial e necessidade das práticas grupais e integrativas no cuidado à saúde da população adulta e idosa.