EMED - Escola de Medicina

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    Cultichá – vínculo e práticas integrativas no cuidado de adultos e idosos em Ouro Preto-MG.
    (2021) Moura, Mariana Codevilla Santana de; Teixeira, Amanda Miranda Matos; Nunes, Gabriela Ferreira; Nunes, Maiza Marilac; Milagres, Melissa Isaac; Boseja, Marcelo Silveira; Oliveira, Vitor Hugo Costa; Assis, Aisllan Diego de
    No bairro Santa Cruz, Ouro Preto-MG, há um aumento na população adulta e idosa, o que coincide com a mudança demográfica nacional, assim como o uso excessivo de medicamentos nessa população. Os idosos, especialmente, são suscetíveis à quebra de vínculos e solidão devido ao isolamento social. Como alternativa, criou-se o projeto “CultiChá”, realizado por estudantes de Medicina da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), com objetivo de (re)estabelecer os vínculos afetivos e comunitários entre usuários e equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro, por meio de rodas de conversa, plantio de ervas e preparo de chás medicinais. Nas rodas do “CultiChá” estudantes, profissionais e usuários realizaram preparo e consumo dos chás debatendo o uso e benefícios das plantas medicinais. Foram 4 rodas que acolheram 67 participações e produziram 17 vasos artesanais com 33 plantas medicinais, estando disponíveis à comunidade. As atividades do projeto foram capazes de promover vínculo entre os participantes, que puderam compartilhar alternativas naturais e de baixo custo para promoção da saúde e do bem-estar. O “CultiChá” propiciou experiência de ensino, aprendizado e cuidado, ressaltando o potencial e necessidade das práticas grupais e integrativas no cuidado à saúde da população adulta e idosa.
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    Devir-tutor : cuidado e vínculo na formação em saúde mental.
    (2018) Assis, Aisllan Diego de
    Neste relato de experiência, pretendo narrar e analisar a vivência de ser tutor. A presença desse agente nos processos de formação em saúde tem se difundido em cursos de diversas modalidades. No entanto, a experiência e o papel desse educador são pouco discutidos nas produções acadêmicas, em especial nos próprios projetos ou processos educativos que o formam e o convocam. A experiência de ter sido tutor no Projeto Caminhos do Cuidado será aqui narrada de modo a explicitar como esse papel combinou o cuidado, expresso na prática educativa, na relação entre os profissionais e na organização do projeto; e o vínculo, na forma da amizade, que oportunizou o trabalho e o aprendizado coletivo. Desse modo, o projeto possibilitou tanto a formação dos agentes comunitários de saúde, auxiliares e técnicos de enfermagem em Saúde Mental como a de um educador sensível e acolhedor que aprende, ensina e cuida a cada encontro, em um devir-tutor.