NUGEO - Núcleo de Geotecnia
URI permanente desta comunidadehttp://www.hml.repositorio.ufop.br/handle/123456789/470
Navegar
4 resultados
Resultados da Pesquisa
Item Metodologia para determinação da probabilidade de falha durante a vida de serviço de projetos de geossintéticos.(2022) Urashima, Beatriz Mydori Carvalho; Ferreira, Lucas Deleon; Duarte, Anderson Ribeiro; Ferreira, Lucas Deleon; Vidal, Delma de Matos; Silva, Jefferson Lins daDiversos campos da Engenharia empregam ferramental estatístico para a execução de análises de risco ao longo da vida de serviço de projetos, com intuito de fomentar indicadores de confiabilidade. Os geossintéticos são produtos de matriz polimérica empregados nas últimas décadas em obras de Engenharia, tais como, geotécnicas, ambientais e de mineração. Para os geossintéticos, a análise da durabilidade usualmente se desenvolve a partir de experiência pregressa e ainda é assunto recorrente em diversos trabalhos. Até então, existe consenso do emprego de fatores de redução para o dimensionamento desses sistemas. Este artigo apresenta uma nova abordagem, complementar, para a determinação da probabilidade de falha ao longo da vida de serviço de projetos de geossintéticos por meio de estatística não paramétrica, com emprego de núcleos estimadores e técnica de reamostragem (Bootstrap), para determinação das probabilidades de falha intrínsecas aos problemas de degradação com base na função geossintética pretendida ou propriedade de desempenho, que irão nortear a censura a ser empregada. Isso é feito dentro das condições de contorno estabelecidas em projeto, de forma a garantir a sua confiabilidade. Abordagens Bayesianas guiadas pelos próprios dados são empregadas. Adicionalmente, um estudo de caso é apresentado para exemplificar o uso das sub- rotinas desenvolvidas por meio do software R, no qual foi possível avaliar as probabilidades para distintos níveis de censura estabelecidos para uma propriedade parâmetro de um geossintético exposto às intempéries. Além disso, o estudo de caso possibilitou diferenciar a somatória de efeitos degradantes e a exposição total: para probabilidade da variável aleatória X ser maior que 70% da resistência disponível inicial de serviço do material, ou seja, P (X > 0,7R), foram encontrados valores de probabilidades de 1,00 (somatório) e 0,56 (exposição total). A aplicação apresentada demostra a quão promissora pode ser a metodologia ora apresentada na análise da confiabilidade da vida de serviço de projeto de um sistema que emprega geossintéticos.Item Modelagem numérica de pilha de rejeito filtrado reforçada com geogrelha.(2022) Torres, Ana Clara dos Anjos; Ferreira, Lucas Deleon; Gomes, Romero César; Ferreira, Lucas Deleon; Urashima, Denise de Carvalho; Vidal, Delma de MattosOs rejeitos filtrados possuem alto teor de sólidos, o que possibilita sua disposição por meio de processo de compactação e empilhamento, caracterizando tais estruturas com fechamento progressivo, com menor potencial de risco e menores impactos ambientais, quando comparadas aos aterros hidráulicos. É possível ainda que as pilhas de rejeitos sejam reforçadas com geogrelhas para a melhoria das condições de estabilidade e aumento da capacidade de disposição. Este estudo procurou identificar a melhor solução de reforço com geogrelha para uma pilha de rejeitos filtrados de lavagem de bauxita através de análises numéricas no software de MEF Plaxis 2D. Foram feitas comparações entre o projeto de uma pilha sem reforço e projetos desta mesma pilha com diferentes propostas de reforços (geogrelhas na fundação e/ou nos taludes da pilha), totalizando 51 configurações diferentes. A pilha foi dividida em zona externa (estrutural) e zona interna (não estrutural). Para as análises elastoplásticas e cálculo de Fator de Segurança (FS), foi feita uma calibração para o modelo constitutivo do rejeito filtrado para as zonas externa e interna. Os critérios para a identificação da melhor solução de reforço para a pilha foram: a garantia de estabilidade externa baseada em FS superiores a 1,5 e a garantia de estabilidade interna a partir do dimensionamento do reforço de acordo com a tração máxima da geogrelha. Dentre os modelos testados, o Hardening Soil representou melhor a tendência do comportamento tensão-deformação do rejeito filtrado. A pilha sem reforço apresentou FS satisfatório até 18m de altura na zona externa e 12m na zona interna. Por fim, foi feita uma análise simplificada de custo-benefício das configurações que atenderam a estes quesitos. Dentre as simulações realizadas, a melhor solução identificada foi dimensionada com geogrelhas de resistência nominal à tração igual a 1600 kN/m, com espaçamentos verticais uniformes iguais a 1,00m. O reforço da pilha influenciou diretamente nos deslocamentos horizontais e verticais da estrutura. O reforço apenas na fundação apresentou os menores deslocamentos verticais e horizontais. Os resultados apresentados não devem ser interpretados como uma recomendação de projeto, mas sim como uma avaliação de algumas variáveis de projeto e cada caso deve ser analisado individualmente.Item Análise de estabilidade e de compressibilidade de aterros sobre solos moles - caso dos aterros de encontro da ponte sobre o Rio dos Peixes (BR 381).(2003) Perboni, Jane Paula; Gomes, Romero César; Ribeiro, Luís Fernando Martins; Almeida, Márcio de Souza Soares deOs projetos de aterros sobre solos moles incorporam diferentes concepções pra a superação dos problemas geotécnicos provenientes da baixa resistência ao cisalhamento e à elevada compressibilidade do solo de fundação. Neste contexto, a utilização conjugada de drenos verticais pré-fabricados para a aceleração do processo de adensamento da camada compressível e de geossintéticos como elementos de reforço na base do aterro constitui uma metodologia de excelente desempenho e de uso generalizado na prática da engenharia geotécnica. A utilização destes procedimentos em projetos de aterros de encontro de ponte e assentes sobre solos moles implica, além de estudos convencionais relativos à estabilidade das estruturas e à determinação da magnitude dos recalques e o tempo de adensamento, a estimativa da magnitude e distribuição dos deslocamentos horizontais e dos esforços transferidos aos elementos estruturais da ponte. Sendo assim, este trabalho apresenta e discute os estudos e análises implementadas para a execução do projeto dos aterros de encontro da ponte sobre o Rio dos Peixes, estrutura situada no sul do estado de Minas Gerais e pertencente às obras de duplicação da rodovia Fernão Dias (BR 381), que interliga as cidades de Belo Horizonte e São Paulo. O projeto engloba a estabilização do solo de fundação através da aplicação de drenos verticais pré-fabricados, o reforço dos aterros pela inclusão de geogrelhas e o reforço das estacas tipo Franki da ponte com a implementação de estacas-raiz. Neste sentido, esta dissertação apresenta as metodologias de projeto, o programa de investigação geotécnica que envolve os ensaios de campo e de laboratório do solo compressível local e do material de aterro, bem como os resultados das análises de estabilidade e de compressibilidade e os resultados obtidos através do monitoramento realizado.Item Metodologia e análise experimental do comportamento geotécnico da estrutura de pavimentos rodoviários.(Programa de Pós-Graduação em Geotecnia. Núcleo de Geotecnia, Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto., 2006) Saraiva, Sérgio Luiz Costa; Gomes, Romero CésarEste trabalho apresenta um estudo da utilização de materiais alternativos para construção da estrutura de pavimentos rodoviários. Sua metodologia envolve a construção de trecho experimental de 300 m de extensão inseridos na rodovia de ligação Itabira - Senhora do Carmo, em Minas Gerais e divididos em seis seções-testes. Foi utilizada uma mistura composta de , argila e jigue como material de base, combinando-se com geossintéticos de acordo com a seção. Além dos ensaios específicos todos os ensaios tradicionais de controle de qualidade na construção de superestrutura rodoviária foram executados e comparados com os resultados dos equipamentos de monitoração. O método executivo adotado seguiu o padrão de controle tecnológico recomendado pelo Departamento Estadual de Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais. A metodologia do projeto foi essencialmente experimental comportando um programa de medições utilizando-se sensores strain gage tipo KM – 120 instalados na posição vertical e horizontal, nas camadas de base, sub-base e subleito, debaixo do caminho de rolamento com o objetivo de registrar deformações transversais e longitudinais em todas as camadas do pavimento. Sensores de temperatura e umidade foram colocados na camada de base. Os dados foram coletados através de uma datalogger e processados no Excel, comparando-se com as deflexões obtidas por Viga Benkelman e ensaios realizados com aparelho Geogauge. Apresenta-se neste todo procedimento de montagem dos sensores em laboratório em forma de corpo de prova com solo compactado e resina e ainda as etapas de implantação dos sensores nas camadas de pavimento. Nesta pesquisa os sensores danificados foram retirados e analisados para detecção das causas do não funcionamento. Serão mostradas as causas dos danos referentes à montagem com utilização de resina, ao tráfego e inerentes ao próprio sensor. Algumas sugestões de mudanças na montagem dos corpos de prova serão abordadas. Finalmente são apresentados os resultados, análises, conclusões, e as dificuldades encontradas nesta pesquisa.