NUGEO - Núcleo de Geotecnia

URI permanente desta comunidadehttp://www.hml.repositorio.ufop.br/handle/123456789/470

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Item
    Estudo das reações álcali-agregado e das propriedades mecânicas de compósitos cimentícios com cinzas de bagaço de cana–de–açúcar.
    (2017) Saraiva, Sérgio Luiz Costa; Gomes, Romero César; Bezerra, Augusto Cesar da Silva; Gomes, Romero César; Bezerra, Augusto Cesar da Silva; Silva, Guilherme Jorge Brigolini; Aguilar, Maria Teresa Paulino de; Resende, Domingos Sávio de
    Este trabalho apresenta um estudo para o uso da cinza de bagaço de cana-de-açúcar em substituição parcial do cimento Portland em compósitos cimentícios com agregados de rocha de basalto e rocha de quartzito, com o objetivo de minimizar as reações álcali–agregado. Foram utilizadas nos experimentos as taxas de substituição de 10, 20 e 30% do cimento. As cinzas utilizadas foram nas condições: (i) in natura, (ii) moída e (iii) requeimada e moída. Como parâmetro de referência os ensaios foram realizados com compósitos cimentícios com areia normalizada e as mesmas substituições. A metodologia do trabalho foi essencialmente experimental, onde foram analisados os resultados de expansibilidade da reação álcali–agregado e os resultados da resistência mecânica dos compósitos cimentícios. O método executivo seguiu as orientações e os padrões das normas brasileiras específicas para cada etapa ou ensaio da pesquisa. Apresenta–se neste, todo o procedimento de montagem dos corpos de prova, resultados de ensaios, gráficos e análise comparativa dos resultados. Foi discutida a influência da moagem e requeima da cinza bem como a influência dos percentuais de substituição para os compósitos com agregados de basalto e quartzito. Foram utilizados nos procedimentos dos traços três parâmetros de composição: (i) traço com o consumo de água fixo (ii) traço com fator água/aglomerante fixo (iii) traço com espalhamento fixo. Finalmente foi discutido o benefício das substituições e uma análise da relação do consumo de cimento com a resistência mecânica adquirida em megapascals. O presente trabalho concluiu que a utilização de cinzas de bagaço de cana-de-açúcar em substituição ao cimento Portland é viável do ponto técnico, ambiental e econômico, contribuindo com a durabilidade dos compósitos desenvolvidos.