NUGEO - Núcleo de Geotecnia
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Item Análise de soluções para projeto de fundação de aterro sobre solo compressível no km 571+100 da pista norte da BR-381.(2019) Bicalho, Anna Luiza Braga Amaral; Pereira, Eleonardo Lucas; Pereira, Eleonardo Lucas; Oliveira, Tales Moreira de; Silva, Rodolfo Gonçalves Oliveira daA execução de aterros sobre solos moles ainda é um grande desafio na engenharia geotécnica, inclusive na engenharia rodoviária. Estes solos apresentam grandes dificuldades construtivas em função de suas características peculiares, tais como a baixa capacidade de suporte e a elevada compressibilidade. Diversas técnicas vêm sendo adotadas em fundações de aterros sobre solos moles, com o intuito de acelerar e estabilizar os recalques, e cada uma delas apresenta vantagens e desvantagens em sua utilização, a depender do caso analisado. Este trabalho consiste na apresentação de um estudo de caso da fundação de aterro sobre solo mole em um trecho da BR-381 (Fernão Dias) – Pista Norte. O local em estudo possui 120 metros de extensão, e apresenta, atualmente, afundamento na pista de rolamento devido a presença de solo compressível em seu subleito. Para solucionar o problema, foram analisados os recalques em função do tempo para cinco soluções geotécnicas. Dentre as soluções analisadas estão: a simples reconstrução do aterro (sem o uso de drenagem profunda), a remoção e substituição da camada de solo mole, atualmente em desuso na engenharia rodoviária, a utilização de sobrecarga temporária aliada à execução de drenagem profunda e a utilização somente de drenagem profunda na espessura com solo mole, ambas soluções mais usuais, e, por fim, a utilização de material leve (EPS) na reconstrução do corpo do aterro, uma solução menos comum e com algumas limitações econômicas. Para as análises computacionais foram realizadas por meio do software Geostudio 2018. Com base nos parâmetros adotados e análises efetuadas, a melhor resposta, do ponto de vista técnico e econômica foi a execução do aterro considerando o uso de drenagem profunda, sem aplicação de sobrecarga.Item Comportamento geotécnico de aterros aeroportuários sobre fundações compressíveis : estudos e análises do aterro do aeroporto de Itajubá/MG.(2017) Carvalhais, Rafael Mendonça; Ribeiro, Saulo Gutemberg Silva; Ribeiro, Saulo Gutemberg Silva; Barbosa, Terezinha de Jesus Espósito; Minete, EnivaldoOs projetos de aterros sobre fundações compressíveis (solos moles) incorporam diferentes concepções para a superação dos problemas geotécnicos provenientes da baixa resistência ao cisalhamento e sua elevada compressibilidade. Neste contexto, o emprego de drenos verticais para a aceleração do processo de adensamento da camada compressível e de geossintéticos como elementos de reforço na base do aterro constitui uma metodologia de excelente desempenho e de uso constante da engenharia geotécnica moderna. Os processos de estabilização do solo de fundação, sobretudo, no que se refere à aceleração dos recalques bem como o reforço com geossintéticos, promovem respectivamente a redução no prazo de execução da obra, bem como o estabelecimento de um material compósito (solo reforçado), mais resistente e menos deformável que o solo nas condições naturais. Diante disto, este trabalho visa discutir os estudos e análises implementadas para a execução de projetos de aterros aeroportuários em fundações compressíveis, tendo-se como ênfase o aterro do aeroporto de Itajubá/MG, situado no sul do estado de Minas Gerais. O projeto engloba a estabilização do solo de fundação através do emprego de drenos verticais de brita, reforço dos aterros pela inclusão de geogrelha e execução de colchão/lastro drenante de brita. Neste sentido, esta dissertação apresenta as metodologias de projeto, o programa de investigação geotécnica que envolve ensaios de laboratório e de campo do solo compressível da fundação e do material do aterro, bem como os resultados obtidos através do monitoramento realizado.