NUGEO - Núcleo de Geotecnia

URI permanente desta comunidadehttp://www.hml.repositorio.ufop.br/handle/123456789/470

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Item
    Comportamento geotécnico de aterros aeroportuários sobre fundações compressíveis : estudos e análises do aterro do aeroporto de Itajubá/MG.
    (2017) Carvalhais, Rafael Mendonça; Ribeiro, Saulo Gutemberg Silva; Ribeiro, Saulo Gutemberg Silva; Barbosa, Terezinha de Jesus Espósito; Minete, Enivaldo
    Os projetos de aterros sobre fundações compressíveis (solos moles) incorporam diferentes concepções para a superação dos problemas geotécnicos provenientes da baixa resistência ao cisalhamento e sua elevada compressibilidade. Neste contexto, o emprego de drenos verticais para a aceleração do processo de adensamento da camada compressível e de geossintéticos como elementos de reforço na base do aterro constitui uma metodologia de excelente desempenho e de uso constante da engenharia geotécnica moderna. Os processos de estabilização do solo de fundação, sobretudo, no que se refere à aceleração dos recalques bem como o reforço com geossintéticos, promovem respectivamente a redução no prazo de execução da obra, bem como o estabelecimento de um material compósito (solo reforçado), mais resistente e menos deformável que o solo nas condições naturais. Diante disto, este trabalho visa discutir os estudos e análises implementadas para a execução de projetos de aterros aeroportuários em fundações compressíveis, tendo-se como ênfase o aterro do aeroporto de Itajubá/MG, situado no sul do estado de Minas Gerais. O projeto engloba a estabilização do solo de fundação através do emprego de drenos verticais de brita, reforço dos aterros pela inclusão de geogrelha e execução de colchão/lastro drenante de brita. Neste sentido, esta dissertação apresenta as metodologias de projeto, o programa de investigação geotécnica que envolve ensaios de laboratório e de campo do solo compressível da fundação e do material do aterro, bem como os resultados obtidos através do monitoramento realizado.