NUGEO - Núcleo de Geotecnia
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Item Reforço de solos utilizados em base e sub-base de pavimentos rodoviários com cinza com alto teor de cálcio.(2017) Silva, Mateus Justino da; Bezerra, Augusto Cesar da Silva; Bezerra, Augusto Cesar da Silva; Gouveia, Antônio Maria Claret de; Silva, Guilherme Jorge Brigolini; Padula, Flávio Renato de Góes; Oliveira, Marcelo Tuler deDevido à grande quantidade de rejeitos gerados em distintas práticas das atividades humanas e suas rigorosas consequências com relação ao meio ambiente e a escassez de recursos naturais têm levado à busca por materiais alternativos sustentáveis. A utilização dos resíduos industriais corrobora para a redução do consumo de energia e da degradação ambiental, tornando a reciclagem e a reutilização destes resíduos uma alternativa atrativa. O presente trabalho avaliou o reforço de solos para infraestrutura de pavimentos com cinza de cavaco de eucalipto (CCE) e se justifica devido ao grande déficit de rodovias pavimentadas no Brasil e no Estado de Minas Gerais. A metodologia envolveu o estudo dos materiais com ensaios de caracterização geotécnica e mecânica do solo com e sem adição de CCE. As moldagens dos corpos de prova para o ensaio de compactação do solo e solo-cinza foram nas energias normal, intermediário e modificado com os teores de cinza foram adicionados ao solo 0, 5, 10, 15 e 20% no qual para cada traço/energia foram moldados 6 corpos-de-prova, sendo nesta etapa confeccionados 360 corpos de prova, sendo 90 corpos de prova com argila, 90 corpos de prova com silte e 180 corpos de prova com bica corrida. A substituição em percentual da cinza foi feita em relação massa do solo seco, com os pontos da umidade retirada da curva de compactação do solo nas energias normal, intermediária e modificada. Os resultados indicam que o incremento da CCE aumentou resistência mecânica das misturas e a substituição de 15% foi a que apresentou o maior ganho em relação a mistura de referência. A partir do estudo de estabilização infere-se que a cinza de cavaco de eucalipto pode ser usada como reforço de bases e sub-base de pavimentação.Item Caracterização de concreto asfáltico elaborado com rejeitos de minério de ferro do Quadrilátero Ferrífero.(2017) Silva, Rodolfo Gonçalves Oliveira da; Fernandes, Gilberto; Fernandes, Gilberto; Pereira, Carlos Alberto; Corteletti, Rosyelle Cristina; Russo, Mário Luís Cabello; Morandini, Thiago Luiz CoelhoEste trabalho apresenta soluções técnicas para execução de revestimentos rodoviários alternativos com a utilização de rejeito de minério de ferro em sua composição. O estudo realizado também demonstra a possibilidade de redução do custo de produção de concretos asfálticos a quente, de forma a estimular a construção de rodovias pavimentadas e melhorar as condições de trafegabilidade destas vias. Apesar da ampla busca por publicações, estudos, referências ou pesquisas relacionadas à utilização do rejeito de minério de ferro em concretos asfálticos, identificaram-se poucas citações disponíveis na literatura. Tal fato aponta grande possibilidade deste trabalho compor os estudos pioneiros relacionados ao tema. A dosagem das misturas asfálticas foi baseada na metodologia Marshall e enquadrada na faixa C do DNIT. O comportamento mecânico das misturas foi avaliado por meio dos ensaios de módulo de resiliência, resistência à tração por compressão diametral, ensaio de fadiga, creep estático, creep dinâmico, estabilidade e fluência Marshall. As análises mecanísticas foram realizadas utilizando-se o programa ELSYM5. Com base nos resultados dos ensaios laboratoriais e na análise mecanística das estruturas avaliadas neste trabalho, pode-se afirmar que os rejeitos de minério de ferro apresentam potencial de utilização em revestimentos asfálticos, possibilitando uma redução do passivo ambiental gerado por este resíduo e diminuição no consumo de agregados convencionais utilizados em misturas alfálticas. Elaborou-se ainda um catálogo simplificado de pavimentos flexíveis contendo quatro tipos de revestimentos asfálticos alternativos, com o intuito de motivar a utilização do rejeito de minério de ferro do Quadrilátero Ferrífero na construção de pavimentos rodoviários.