NUGEO - Núcleo de Geotecnia
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Resultados da Pesquisa
Item Influência do estado de tensão na obtenção dos parâmetros de estado crítico de rejeitos filtrados de minério de ferro.(2022) Oliveira, Stefânia Corrêa de; Pereira, Eleonardo Lucas; Delgado, Bruno Guimarães; Pereira, Eleonardo Lucas; Ferreira, Lucas Deleon; Consoli, Nilo CesarO estudo experimental foi conduzido para analisar o comportamento geomecânico dos rejeitos de minério de ferro filtrado sob diferentes densidades, faixas de tensões e condições de consolidação. Considerando a ascensão da técnica de empilhamento de rejeitos filtrados no Brasil, tornam-se relevantes pesquisas voltadas à estimativa das propriedades e comportamento desses materiais. Foram analisados dois rejeitos, ambos com distribuições granulométricas correspondentes a uma areia siltosa com finos não plásticos e diferentes teores de finos. As amostras foram reconstituídas simulando condições soltas e densas sob tensões de confinamento que variaram entre 200 e 1600 kPa. As Linhas de Estado Crítico (LECs) dos rejeitos se mostraram curvas no plano 𝑙𝑜𝑔 𝑝’ − 𝑒, com tendência a serem horizontalizadas a baixos níveis de tensão média efetiva, refletindo a instabilidade do material em condições mais soltas. Com o aumento da tensão confinante, verificou-se redução do amolecimento dos rejeitos, sendo que as LECs se tornaram mais íngremes e paralelas às respectivas linhas de consolidação. Para os níveis de tensões ensaiados (de até 1.600 kPa) não foi verificada quebra de grãos, sugerindo que a inclinação mais acentuada da LEC está associada à evolução da morfologia dos grãos (forma e rugosidade). A consolidação com 𝐾0=0,7 se mostrou pouco relevante na definição das LECs (comportamento não newtoniano) diferentemente da linha de instabilidade que se mostrou fortemente influenciada pela anisotropia induzida.Item Avaliação da estabilização química de um rejeito de minério de ferro para aplicação em infraestrutura de pavimentos.(2020) Gentil, Gustavo Aurélio; Pereira, Eleonardo Lucas; Pitanga, Heraldo Nunes; Pereira, Eleonardo Lucas; Silva, Guilherme Jorge Brigolini; Oliveira, Tales Moreira deAs atividades de beneficiamento de minério de ferro estão associadas aos impactos ambientais, especialmente devido aos significativos volumes de rejeito gerados. Por outro lado, a pavimentação de vias demanda grandes volumes de materiais de construção que podem onerar os serviços, caso não estejam em regiões próximas à implantação das vias. Buscando uma forma de reduzir o impacto ambiental das atividades mineradoras e o custo dos serviços de pavimentação de vias, propôs-se, neste trabalho, a avaliação do uso de rejeitos de minério de ferro, produzidos na região do Quadrilátero Ferrífero, em Minas Gerais (MG), em camadas de suporte de pavimentos. Como o rejeito, aplicado de forma isolada, não apresenta capacidade de suporte necessária para esse fim, buscou-se o melhoramento de suas propriedades, através da aplicação de um estabilizante químico, o cimento tipo Portland. O rejeito foi coletado em pilhas de armazenagem de uma mineradora em Ouro Preto – MG e utilizou-se cimento Portland tipo CPII E 40 RS adicionado em teores de 2, 4, 5 e 6% em massa. O rejeito foi caracterizado quanto às suas propriedades químicas (por análises de difratometria e fluorescência por raios-X), ambientais (por ensaios de lixiviação e solubilização), físicas e mecânicas (através de ensaios de granulometria, LL, LP, massa específica, compactação, CBR, expansão e resistência à compressão simples). No material estabilizado, foram realizados os ensaios de compactação, resistência à compressão simples e durabilidade por molhagem e secagem. Os resultados obtidos foram comparados com a bibliografia encontrada sobre estabilização química de rejeitos e com normas técnicas referentes a solo-cimento. Em seguida, foi realizada a avaliação da viabilidade econômica do uso deste material. Pôde-se concluir, de forma geral, que o rejeito é classificado ambientalmente como inerte e não perigoso, é composto por óxidos de ferro e quartzo e que sua estabilização química, para fins de aplicação em camadas estruturais de pavimento, é técnica e economicamente viável, pois apresentou propriedades favoráveis do ponto de vista da engenharia a um custo menor, se comparado a materiais comumente utilizados em obras de pavimentação.