NUGEO - Núcleo de Geotecnia
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Item Estudo da incorporação de cinzas de bagaço de cana-de-açúcar no material de base de pavimentação.(2018) Santos, Osório José dos; Bezerra, Augusto Cesar da Silva; Saraiva, Sérgio Luiz Costa; Silva, Guilherme Jorge Brigolini; Vaillant, João Marcos Miranda; Saraiva, Sérgio Luiz CostaA cinza de bagaço de cana de açúcar (CBCA) tem sido estudada como pozolanas para a produção de cimento Portland e concretos. Estes estudos utilizam de processamento de CBCA por moagem ou requeima em temperaturas variadas. Além disso, para o uso como pozolana, as CBCA, geralmente necessita certa homogeneidade ao longo da produção e de reduzida contaminação. Muitas das vezes, as CBCA não apresentam essas características, o que inviabiliza parcialmente seu uso como adição para cimento Portland. Uma possibilidade de reuso de CBCA seria como estabilização aplicado a obras rodoviárias, principalmente devido ao volume que pode ser consumido e a necessidade de material para esses empreendimentos. Este estudo apresenta resultados do uso de CBCA substituindo a argila em massa no material de pavimentação nos percentuais de 5, 10, 15 e 20% em argilas e bica corrida. A metodologia utilizada avaliou a influência do uso de CBCA nos materiais utilizados em base de pavimentação utilizando a bica corrida e a argila analisando através de ensaios em relação aos parâmetros que atenda a norma técnica do Departamento Nacional de Estradas de Rodagem – DNER – ES 303/97. Os resultados obtidos foram satisfatórios, sendo uso com argila com substituição de 8,0% que apresentou melhor índice de suporte Califórnia - ISC (137,1%), representando um aumento de 26,1%. O uso da argila como estabilização foi viável, no que diz respeito à melhoria do comportamento mecânico do solo, sendo assim o maior percentual para atender ao ISC de 80% para base é uma substituição de 12,3%. A mistura de CBCA com argila apresentou uma variação pequena em forma de senoide que se pode comparar ao coeficiente de variação do ensaio. O uso da CBCA nas duas misturas melhorou o desempenho mecânico. O uso de CBCA como estabilização é viável, no que diz respeito à melhoria do comportamento mecânico do solo e a destinação do resíduo.Item Aplicação de SMA (Stone Matrix Asphalt) em pavimentos aeroportuários - estudo de caso: Aeroporto de Aracaju-SE.(2015) Ramos, Fábio Rangel Queiroz; Guimarães, Antônio Carlos RodriguesO crescimento da demanda interna de passageiros/usuários do transporte aeroviário no Brasil e o consequente aumento do tráfego aéreo nos Aeroportos Brasileiros registrado nos últimos anos, tornaram necessária a retomada dos investimentos na sua infraestrutura aeroportuária. Com essa retomada do país em investimentos na melhoria e ampliação da infraestrutura, surge também a necessidade de estudos e pesquisas para utilização de novas técnicas de pavimentação asfáltica aplicáveis aos pavimentos aeroportuários. No presente trabalho é apresentado um estudo sobre a aplicação de SMA (Stone Matrix Asphalt) como alternativa em substituição à mistura asfáltica convencional CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado a Quente), na camada superficial (capa), como elemento integrante da estrutura dos pavimentos da área de movimento de aeronaves: pista de pouso e decolagem, pista de táxi e pátio de estacionamento de aeronaves, inserido no projeto de Reforma e Ampliação do Aeroporto de Aracaju - SE. O estudo é baseado em experiências internacionais em face da singularidade dessa proposta em aeroportos no Brasil. São descritas as considerações mais importantes sobre a aplicação do SMA como camada superficial do revestimento diretamente sobre o pavimento existente - “overlay”, e, também sua aplicação nas novas estruturas, sobre uma camada subjacente de CBUQ - Binder, ainda no revestimento, além das demais camadas inferiores do pavimento. Essas considerações são feitas desde a execução do trecho experimental para determinação das características da massa usinada e parâmetros de dosagem da mistura, passando pelas especificações de materiais, equipamentos, produção da massa, execução da obra até chegar aos critérios de aceitação. O trecho experimental executado atendeu aos requisitos esperados e os resultados obtidos com a execução do SMA no Aeroporto de Aracaju indicaram a melhoria das condições de aderência (atrito e macrotextura), melhoria na drenagem superficial e melhoria no conforto ao rolamento.Item Análise numérica do comportamento mecânico de um pavimento ferroviário para diferentes tipos de veículos de via.(2013) Silva Filho, José Carlos; Guimarães, Antônio Carlos RodriguesEste trabalho utiliza uma abordagem de mecânica dos pavimentos para verificar o comportamento tensão-deformação gerado por diferentes tipos de veículos de via em uma linha férrea. Nesta abordagem, considera-se a via como um sistema de múltiplas camadas que interage com todos os componentes que formam o pavimento ferroviário. As análises foram realizadas após verificação de softwares disponíveis no mercado, onde elencou-se o Ferrovia 3.0, que utiliza elementos finitos, como a ferramenta para realização das análises numéricas. E como dados de entrada para as avaliações, utiliza-se o material proveniente de uma área de empréstimo (jazida AES-1A) que visava atender a duplicação do segmento 27-28 da Estrada de Ferro Carajás (EFC). A simulação da via foi realizada considerando o tráfego de vagões GDU, HFT e HFU. Este último, trata-se de um protótipo a ser implantado na malha existente da EFC para atendimento as demandas de carga geral (grãos). Todavia, por se tratar de inovação, poderia ocorrer impactos não previstos no pavimento em comparação com os veículos já tradicionais em operações ferroviárias. Dessa forma verificou-se o impacto nas camadas do pavimento em função das características geométricas e de carga por eixo, e o indicativo de redução da vida útil da superestrutura. Em relação a infraestrutura, não se verificou impactos significativos ou necessidade de intervenções para liberação deste veículo na via.