NUGEO - Núcleo de Geotecnia

URI permanente desta comunidadehttp://www.hml.repositorio.ufop.br/handle/123456789/470

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Item
    Perfilagem geofísica aplicada à determinação de parâmetros geomecânicos em maciços rochosos.
    (2017) Pereira, Wanderson Roberto; Figueiredo, Rodrigo Peluci de; Figueiredo, Rodrigo Peluci de; Lana, Milene Sabino; Magalhães, Fábio Soares
    A caracterização de maciços rochosos depende do emprego de métodos eficientes de determinação de parâmetros geomecânicos. Nesse contexto, a perfilagem geofísica constitui uma ferramenta abrangente e precisa, permitindo o mapeamento de descontinuidades, a determinação do RQD (Rock Quality Designation) e dos módulos elásticos in situ, com medidas tomadas diretamente no interior do maciço. Neste trabalho foram utilizadas as ferramentas de perfilagem geofísica gama natural para a definição de domínios litológicos, ferramenta gama-gama para a determinação das densidades, ferramenta OTV (Optical Televiewer) e ATV (Acoustic Televiewer) para o mapeamento de descontinuidades e ferramenta Full Wave Sonic para determinação das velocidades de propagação de ondas acústicas compressionais e cisalhantes no interior de cinco maciços rochosos. Foram mapeadas 17.438 descontinuidades, separadas em classes de acordo com sua abertura e condição de preenchimento, medidos 3.533,3 m de dados de densidade e 950,7 m de dados de velocidade de propagação de onda, cujos dados permitiram determinar módulos elásticos ao longo dos furos estudados. Foram feitos ensaios de compressão uniaxial para comparação com os dados obtidos de perfilagem geofísica, tendo o módulo de Young apresentado valores sistematicamente menores que os obtidos através dos ensaios de compressão uniaxial, os valores do módulo cisalhante apresentaram valores muito próximos aos obtidos nos ensaios, e o coeficiente de Poisson apresentou valores acima do obtido nos ensaios para intervalos de rocha fraturada e abaixo, mas muito próximo deste para intervalos compactos. A densidade apresentou valores entre 0,3 e 4,5 g/cm³, a velocidade de propagação de ondas compressionais variou entre 2.000 e 7.000 m/s, e as e velocidades de propagação de onda cisalhante, variou entre 1.000 e 3.000 m/s. O módulo de Young apresentou valor máximo de 62 GPa, o módulo cisalhante apresentou valor máximo de 68 GPa, e a razão de Poisson apresentou valor máximo de 0,46.
  • Item
    Determinação das propriedades mecânicas de maciços rochosos e/ou descontinuidades utilizando classificações geomecânicas – uma comparação entre os diversos métodos de classificação.
    (Programa de Pós-Graduação em Geotecnia. Núcleo de Geotecnia, Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto., 2012) Ávila, Cássio Ricardo de; Lana, Milene Sabino
    Os sistemas de classificações de maciços rochosos são boas ferramentas para avaliar e quantificar a qualidade de um maciço rochoso e auxiliar nos projetos de engenharia em rocha, como escavações, abertura de galerias e túneis, estabilidade de encostas, e diversas outras intervenções que têm como material a rocha. Os principais sistemas de classificação já desenvolvidos como a classificação geomecânica – RMR têm sua utilização difundida em todo o planeta, o que acaba por promover o desenvolvimento do próprio sistema de classificação e de outras ferramentas atreladas a ele, como o surgimento de fórmulas empíricas para a determinação de algumas propriedades mecânicas dos maciços rochosos. Dentro desse cenário, este trabalho busca utilizar três sistemas de classificação, o RMR, o sistema-Q e o RMi, para classificar dois maciços rochosos de diferentes litologias. Um maciço de gnaisse, uma rocha competente quando fresca, e outro composto por rocha metassedimentar medianamente decomposta, e por isso menos competente, o filito. Os resultados dessas classificações além de sugerir uma série de procedimentos de engenharia, também podem ser utilizados para calcular algumas propriedades mecânicas dos maciços rochosos através de fórmulas empíricas desenvolvidas por alguns autores, baseadas muitas vezes, na correlação de um grande número de estudos práticos advindos da utilização dessas classificações. Baseado nesse estudo, busca-se entender as várias relações entre as classificações de maciços rochosos e suas propriedades mecânicas, assim como conclusões a cerca da utilização de determinadas equações e métodos envolvidos nesses processos.