NUGEO - Núcleo de Geotecnia

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    Concreto de baixo carbono à base de cimento binário de cinza de biomassa e sílica ativa para produção de bloco ecológicos de pavimentação.
    (2021) Teixeira, André Henrique Campos; Bezerra, Augusto Cesar da Silva; Bezerra, Augusto Cesar da Silva; Gouveia, Antônio Maria Claret de; Fernandes, Gilberto; Porto, Thiago Bomjardim; Saraiva, Sérgio Luiz Costa
    O setor de construção civil consome enormes quantidades de matéria prima e energia, especialmente obras de infraestrutura. Assim, o uso de materiais ecológicos é indispensável para promover o desenvolvimento sustentável. Nesse contexto, o presente trabalho investigou concretos de baixo carbono para produção de blocos ecológicos de pavimentação. O aglomerante foi definido segundo duas abordagens: na primeira, foi utilizado cimento binário desenvolvido com cinza de biomassa de eucalipto (CBE) e sílica ativa (SA) em substituição total ao cimento Portland; já na segunda, a mistura dos resíduos foi utilizada como precursor em reações de álcali-ativação, formando cimento álcali-ativado. A abordagem experimental foi realizada com uso de cinco misturas diferentes, obtidas pela variação da quantidade de água ou de solução de hidróxido de sódio. A caracterização desse novo material foi realizada por meio de resistência à compressão, expansibilidade, absorção de água, abrasão profunda, investigação microestrutural e potencial fotocatalítico. Os resultados evidenciaram que o sistema CBESA possui desempenho compatível ao cimento Portland, quando utilizado como aglomerante alternativo, além de funcionar como precursor de concreto álcali-ativado. Os blocos produzidos degradaram matéria orgânica, sendo esta degradação mais intensa com a incidência de UV. Dessa forma, o aglomerante CBE-SA pode ser utilizado com sucesso para fabricação de blocos ecológicos de pavimentação com baixa emissão de carbono.
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    Aplicação do georreferenciamento (coordenadas UTM) em projetos geotécnicos e geométricos de rodovias.
    (2010) Teixeira, André Henrique Campos; Fernandes, Gilberto
    Este trabalho aborda a questão da viabilidade técnica e econômica em projetos geotécnicos e geométricos de rodovias quando se aplica o georreferenciamento por meio de coordenadas UTM. Com isso, a facilidade de acesso aos parâmetros geotécnicos e geométricos de uma rodovia constitui-se como um inestimável recurso nas etapas preliminares de projetos de Engenharia, no planejamento de atividades de manutenção e preservação. A cartografia geotécnica e geométrica, neste sentido tem sido um dos instrumentos mais eficientes para a avaliação do meio físico nas últimas décadas. Entretanto, o desenvolvimento de um mapa geotécnico e geométrico georreferenciado de uma rodovia requer a análise de um grande número de informações que precisam ser tratadas e combinadas com rapidez. Esta dissertação tem o objetivo de apresentar a importância do georreferenciamento, em um estudo de caso na rodovia de 12 km que interliga os municípios mineiros de Bom Jesus do Amparo à Ipoema. Serão analisados a partir deste georreferenciamento o controle de uma possível movimentação de massa do solo, em específico cristas de taludes da rodovia, a posição de todo o material geotécnico e geométrico da rodovia e consequentemente demonstrar a importância das coordenadas UTM de uma rodovia. Para esta metodologia, é necessário capturar, processar e integrar as informações provenientes de fontes diversas como levantamentos topográficos, estudos geotécnicos, imagens, coleta de coordenadas em campo por GPS. E após a captura destes dados, há a necessidade de processá-los em softwares de informática para fazer as devidas análises. Com os resultados após as analises, será demonstrada a importância e a contribuição que o georreferenciamento pode trazer para os projetos geotécnicos e geométricos de uma rodovia.