NUGEO - Núcleo de Geotecnia
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Item Reforço de solos utilizados em base e sub-base de pavimentos rodoviários com cinza com alto teor de cálcio.(2017) Silva, Mateus Justino da; Bezerra, Augusto Cesar da Silva; Bezerra, Augusto Cesar da Silva; Gouveia, Antônio Maria Claret de; Silva, Guilherme Jorge Brigolini; Padula, Flávio Renato de Góes; Oliveira, Marcelo Tuler deDevido à grande quantidade de rejeitos gerados em distintas práticas das atividades humanas e suas rigorosas consequências com relação ao meio ambiente e a escassez de recursos naturais têm levado à busca por materiais alternativos sustentáveis. A utilização dos resíduos industriais corrobora para a redução do consumo de energia e da degradação ambiental, tornando a reciclagem e a reutilização destes resíduos uma alternativa atrativa. O presente trabalho avaliou o reforço de solos para infraestrutura de pavimentos com cinza de cavaco de eucalipto (CCE) e se justifica devido ao grande déficit de rodovias pavimentadas no Brasil e no Estado de Minas Gerais. A metodologia envolveu o estudo dos materiais com ensaios de caracterização geotécnica e mecânica do solo com e sem adição de CCE. As moldagens dos corpos de prova para o ensaio de compactação do solo e solo-cinza foram nas energias normal, intermediário e modificado com os teores de cinza foram adicionados ao solo 0, 5, 10, 15 e 20% no qual para cada traço/energia foram moldados 6 corpos-de-prova, sendo nesta etapa confeccionados 360 corpos de prova, sendo 90 corpos de prova com argila, 90 corpos de prova com silte e 180 corpos de prova com bica corrida. A substituição em percentual da cinza foi feita em relação massa do solo seco, com os pontos da umidade retirada da curva de compactação do solo nas energias normal, intermediária e modificada. Os resultados indicam que o incremento da CCE aumentou resistência mecânica das misturas e a substituição de 15% foi a que apresentou o maior ganho em relação a mistura de referência. A partir do estudo de estabilização infere-se que a cinza de cavaco de eucalipto pode ser usada como reforço de bases e sub-base de pavimentação.