NUGEO - Núcleo de Geotecnia

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    Desempenho de dois trechos de solo emulsão em vias de baixo volume de tráfego.
    (Programa de Pós-Graduação em Engenharia Geotécnica. Núcleo de Geotecnia, Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto., 2011) Moreira, Evandro Dias; Motta, Laura Maria Goretti da
    Para a pavimentação de ruas e vias de pequena intensidade de tráfego, como em conjuntos habitacionais, pequenas comunidades, distritos e bairros periféricos, a pavimentação tradicional pode, em muitos casos, ter um custo que a torna inviável. Em contraposição, uma pavimentação alternativa como, por exemplo, com estabilização betuminosa, permite executar pavimento de baixo custo com uma estrutura que admita ser reforçada no futuro e representa uma proposta muito interessante. O avançado estágio atual dos estudos de solos ainda disponíveis para pavimentação só foi possível devido ao apoio institucional e permanente dos Departamentos de Estradas de Rodagens dos Estados brasileiros, de Fundações e Escolas de Engenharia. Foram fundamentais os estudos de muitos colegas e professores das referidas fundações e escolas de engenharia. Neste trabalho, são focados assuntos ligados ao desenvolvimento de aplicações práticas da estabilização betuminosa de solo. O objetivo principal deste estudo é fornecer um balanço da avaliação de desempenho de dois trechos de soloemulsão, realizados pelo autor da presente pesquisa em anos passados, e utilizar esta experiência para validar alguns ensaios mais recentes de dosagem e avaliação em laboratório da mistura de solo-emulsão. Esta dissertação apresenta e agrupa informações e considerações práticas de campo e realiza as análises da estabilização betuminosa do solo de um dos locais da aplicação, utilizando ensaios próprios da Mecânica dos Pavimentos não aplicados à época da implantação dos trechos. As observações de campo e os resultados de laboratório confirmam que a técnica de solo-emulsão aplicada em espessura pequena e revestida de tratamento superficial pode ser muito adequada para ruas e estradas vicinais de baixo volume de tráfego. Um solo NA’ pela classificação MCT, estabilizado com 3% de emulsão, numa espessura de 5cm, mostrouse adequado em termos de deflexão e de avaliação funcional após vários anos da implantação.