DEURB - Departamento de Engenharia Urbana

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    Caminhabilidade no centro urbano histórico de São João Del-Rei, MG.
    (2023) Oliveira, Erik Fillipy de; Matos, Bárbara Abreu; Fernandes, Patrícia Capanema Alvares
    A mobilidade ativa, formada por pedestres e ciclistas, se insere em uma sociedade que proporcionou maiores investimentos ao transporte motorizado, frutos de um período transformador, relacionado ao incentivo econômico industrial, o que causou uma mudança significativa no aumento da frota circulante nas ruas. O pedestre por sua vez deixou de ser prioridade, o que contribuiu para uma infraestrutura cada vez menos acessível e segura para o ato de caminhar. Quando o assunto envolve as cidades históricas, surge o fator para compressão do traçado colonial e desafiador do ponto de vista por melhores adequações ao modal ativo. Este trabalho busca investigar a adequação da infraestrutura de pedestres no centro histórico tombado de São João Del-Rei (MG), através da aplicação do Índice de Caminhabilidade das Cidades Históricas – ICCH. As análises foram coletadas em campo, objetivando avaliar os 15 parâmetros, distribuídos em 5 categorias, relacionando as condições sociais, turísticas e econômicas do ambiente urbano. Em vista da análise, os resultados dos indicadores não foram satisfatórios, sendo classificados como ruim em todos os quesitos, apontando a necessidade de melhorias em aspectos que incluem acessibilidade, segurança dos pedestres e manutenção dos equipamentos urbanos.
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    A influência do ambiente urbano na escolha do transporte ativo e sua relação com o sedentarismo : reflexões sobre o caso de Belo Horizonte (MG).
    (2021) Dias, Janaina Amorim; Cardoso, Leandro; Oliveira, Leise Kelli de; Matos, Bárbara Abreu; Lessa, Daniela Antunes; Silva, Marconi Gomes da
    Neste artigo é analisada a infl uência do ambiente urbano na escolha do transporte ativo e nos níveis de sedentarismo em Belo Horizonte. Para tanto, a regressão logística binária foi utilizada na identifi cação das variáveis que infl uenciam a escolha entre os modos ativos e o automóvel. Os resultados indicam a maior probabilidade de pessoas com maiores Índices de Massa Corporal optarem pelo automóvel. Para os responden- tes, a topografia e a distância são variáveis que influenciam nessa escolha. Ainda, a chance de utilização do transporte ativo diminui à medida que a renda aumenta e os níveis de sedentarismo são menores naqueles que utilizam esse modo. Por fim, neste estudo é sugerido que o ambiente urbano influencia a escolha pelo transporte ativo que, consequentemente, influencia os índices de sedentarismo. Essa compreensão é um importante instrumento para o planejamento e gestão da mobilidade, à luz da configuração e desenho do espaço urbano e da saúde pública.