ICSA - Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas

URI permanente desta comunidadehttp://www.hml.repositorio.ufop.br/handle/123456789/624

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Item
    Qualidade de vida no trabalho e satisfação do trabalhador no contexto da mineração.
    (2020) Ceribeli, Harrison Bachion; Noronha, Vanessa Quinan de; Rezende, Ana Flávia
    Na presente pesquisa, objetivou-se analisar a influência da qualidade de vida no trabalho sobre a satisfação dos trabalhadores que atuam no setor de extração mineral no Estado de Minas Gerais. Para tanto, adotou-se uma abordagem descritiva quantitativa. Como método de pesquisa, optou-se pela survey. Para análise dos dados, foram empregadas a Análise Fatorial Exploratória e a Regressão Linear. Analisando os dados coletados, concluiu-se que a melhoria da qualidade de vida no trabalho dos trabalhadores mineiros, especificamente das cidades de Mariana e Ouro Preto, que atuam na indústria mineral exerce uma influência positiva sobre a satisfação experimentada por eles em suas atividades laborais. Mais especificamente, confirmou-se a importância das relações humanas no ambiente laboral, da autonomia e possibilidade de participar das decisões da organização, da variedade das tarefas desempenhadas e oportunidade de desenvolver novas competências, das condições físicas de trabalho e da justiça para a satisfação dos trabalhadores da mineração estudados.
  • Item
    Uma análise da influência da flexibilização do trabalho sobre a satisfação do trabalhador e o comportamento de cidadania organizacional.
    (2019) Ceribeli, Harrison Bachion; Mignacca, Thaisa Prado
    À medida que as organizações passaram a adequar as características do trabalho para atender as expectativas e anseios dos funcionários, surgiu a necessidade de compreender como isso afeta diferentes dimensões do comportamento humano no trabalho. Neste contexto, objetivou-se, com a presente pesquisa, analisar como a flexibilização do trabalho influencia a satisfação do trabalhador e como ambas afetam o comportamento de cidadania organizacional. O método de pesquisa utilizado foi a survey e, para análise dos dados, foi empregada a técnica de Modelagem de Equações Estruturais. Analisando os resultados obtidos, constatou-se que o comportamento de cidadania organizacional é influenciado positivamente pela satisfação do trabalhador e negativamente pela flexibilização do trabalho. Ademais, verificou-se que os arranjos laborais flexíveis impactam positivamente a satisfação no trabalho. Com isso, contribui-se para o avanço da compreensão acerca dos antecedentes da cidadania organizacional e, ao mesmo tempo, dos impactos da flexibilização do trabalho.