ICSA - Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas

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    A inserção dos estudos radiofônicos e de mídia sonora na pós-graduação em Comunicação no Brasil.
    (2021) Kischinhevsky, Marcelo; Lopez, Debora Cristina; Mustafá, Izani; Freire, Marcelo; Consciente, Patrícia; Couto, Leonardo Lopes do
    O trabalho, de caráter exploratório, busca investigar a inserção dos estudos de rádio e mídia sonora na pós- graduação stricto sensu na área de Comunicação no Brasil. O levantamento consistiu em busca nos currículos na plataforma Lattes de todos os professores dos 56 Programas de Pós-Graduação em atividade no país em 2020, identificando docentes com pesquisas e orientações de mestrado e doutorado a partir das seguintes palavras- chave: rádio, som, sonora, podcast, áudio e música. O resultado aponta para grande demanda por orientação de teses e dissertações sobre rádio e mídia sonora, mas com um número ainda relativamente pequeno de professores com pesquisas no campo credenciados nos PPGs, o que gera uma série de distorções.
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    Sinaloa aprende en casa : educação pelo rádio durante o período pandêmico da Covid-19 nas comunidades indígenas de Sinaloa, México.
    (2022) Ceniceros Manjarrez, Lorena Ilia; Martins, Nair Prata Moreira; Martins, Nair Prata Moreira; Capsitrano, Ismar; Bianco, Nelia Rodrigues Del
    A presente pesquisa se propõe a mostrar os movimentos que envolve o governo mexicano para garantir o acesso à educação e verificar, especificamente, se o programa Sinaloa Aprende en Casa, através do rádio, e enquanto ferramenta emancipatória, proporciona a universalização da educação, como estabelece a Constituição Federal do México na atenção às comunidades indígenas de Sinaloa, afetadas pela falta de recursos econômicos e digitais durante o período da pandemia da Covid-19 em 2020. Para tanto, baseamo-nos no discurso emancipatório proposto por Paulo Freire (1978) para poder explicar as estratégias implementadas pelo governo do Estado de Sinaloa, México, em comunidades indígenas, como alternativa pedagógica durante o primeiro período escolar em 2020 durante a pandemia da Covid-19, reconhecer a teoria metodológica em relação a uma educação emancipatória e descrever a maneira como o programa Aprende en Casa constrói o conteúdo especificamente durante esse período de emergência. Utilizaremos uma metodologia mista para uma melhor compreensão do nosso objeto de estudo, fazendo uso de métodos qualitativos que pemitem a obtenção de dados descritivos, utilizando como instrumentos para contrução de dados entrevistas semiestruturadas realizadas junto à agência encarregada de projetar e operar programas de educação para o Estado de Sinaloa e às rádios participantes do programa governamental Sinaloa Aprende en Casa.
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    A inserção dos estudos radiofônicos e de mídia sonora na pós-graduação em Comunicação no Brasil.
    (2021) Kischinhevsky, Marcelo; Lopez, Debora Cristina; Mustafá, Izani; Freire, Marcelo; Consciente, Patrícia; Couto, Leonardo Lopes do
    O trabalho, de caráter exploratório, busca investigar a inserção dos estudos de rádio e mídia sonora na pós- graduação stricto sensu na área de Comunicação no Brasil. O levantamento consistiu em busca nos currículos na plataforma Lattes de todos os professores dos 56 Programas de Pós-Graduação em atividade no país em 2020, identificando docentes com pesquisas e orientações de mestrado e doutorado a partir das seguintes palavras- chave: rádio, som, sonora, podcast, áudio e música. O resultado aponta para grande demanda por orientação de teses e dissertações sobre rádio e mídia sonora, mas com um número ainda relativamente pequeno de professores com pesquisas no campo credenciados nos PPGs, o que gera uma série de distorções.
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    Rádio musical e identidade : um estudo sobre a composição editorial adotada pelas emissoras Jovem Pan 99.1 FM e 98 FM BH na internet e no dial.
    (2020) Maritan, Matheus; Lopez, Debora Cristina; Lopez, Debora Cristina; Zuculoto, Valci Regina Mousquer; Machado, Felipe Viero Kolinski
    A presente dissertação procurou discutir a identidade radiofônica de duas emissoras musicais a Jovem Pan 99.1 FM BH e a 98 FM BH, ambas localizadas na cidade de Belo Horizonte, MG. As inspirações para o estudo vieram do cenário convergente (JENKINS, 2009), onde o tradicional sinal de antena transborda para outras plataformas, reconfigurando a produção sonora nos eixos: distribuição, interação e fomentação de conteúdos. Neste sentido, o principal objetivo foi verificar se as respectivas rádios apresentam uma ou várias identidades dentro do seu campo comunicacional, uma vez que, além do sinal hertziano, os veículos apoiam nas redes sociais, aplicativos móveis, site institucional e entre outros canais para comunicar-se com os ouvintes. Para isso, realizamos uma análise que partiu do sinal de antena com o propósito de observar se as mesmas características sonoras são replicadas, nas redes sociais, nos sites institucionais e nos aplicativos móveis das emissoras. O percurso metodológico envolveu etapas descritivas, explicativas, exploratórias e entrevistas (TRIVIÑOS, 1987), aliado a um referencial teórico que englobou discussões sobre a cultura da convergência (JENKINS, 2009), rádio expandido (KISCHINHEVSKY, 2016), internet (CORDEIRO, 2004), redes sociais (MARTINO, 2014), aplicativo móvel (ROMÁN, 2007), identidade radiofônica (FERRARETTO, 2014), rádio musical (MORENO, 1999) e público jovem (WEIGELT, 2016). Como resultado, o estudo permitiu identificar que ambas emissoras apoiam-se na identidade híbrida, que varia conforme a plataforma, complexificando a linguagem sonora dentro do cenário convergente.
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    A presença da igreja no rádio brasileiro.
    (2017) Martins, Nair Prata Moreira; Lopez, Debora Cristina; Campelo, Wanir
    Há 73 anos foi ao ar o primeiro programa de rádio brasileiro de cunho religioso, A Voz da Profecia. Hoje, rádio e igreja estão atados de forma visceral, ligando altares e microfones num fenômeno que desafia os pesquisadores do campo da Comunicação. Este trabalho tem o objetivo de dar iní- cio a um breve mapeamento do rádio religioso no Brasil, buscando entender a sua configuração. Na ausência de um órgão ou entidade que centralize as informações sobre a presença da igreja na radiofonia, a pesquisa foi realizada a partir de duas investigações: dados do livro Panorama do rádio no Brasil e informações disponibilizadas pelo portal Donos da Mídia.
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    Rádio em ambientes digitais : experiências de segmentação em aplicativos para dispositivos móveis.
    (2017) Pessoa, Sônia Caldas; Martins, Nair Prata Moreira; Avelar, Kamilla Morando
    A presente pesquisa realiza um estudo de caso de uma rádio transmitida por meio do aplicativo WhatsApp e suas dinâmicas interativas em páginas em redes sociais online. Entre os objetivos deste estudo de inspiração etnográfica de uma rádio segmentada estão a descrição e análise dos processos de transmissão, circulação da produção de textos audioverbovisuais, modelo de negócio e interação com os ouvintes usuários do aplicativo. Pretende-se compreender possíveis experiências de pessoas comuns em ambientes digitais que provocam tensões entre os modos de fazer rádio, as tecnologias digitais, a visibilidade e o suposto empoderamento do ouvinte.
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    GT história da mídia sonora : trajetória, contribuições e perspectivas.
    (2017) Martins, Nair Prata Moreira; Avelar, Kamilla Morando
    A Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia consolida-se como uma entidade de vigor acadêmico e determinante contribuição aos estudos da história da mídia no país. Os grupos temáticos se constituem na estruturação científica da entidade, por meio das pesquisas realizadas por seus membros. O GT História da Mídia Sonora apresenta crescimento quantitativo e qualitativo de suas pesquisas, atuando como protagonista na perspectiva de levantar e analisar essa história. O objetivo deste trabalho é recuperar a trajetória do GT, de modo a explicitar a sua contribuição para os estudos da história da mídia sonora brasileira e, por meio deste levantamento, apontar os principais pesquisadores da área e as principais temáticas estudadas.
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    O áudio em reportagens radiofônicas expandidas.
    (2017) Silva, Luana Viana e; Lopez, Debora Cristina; Lopez, Debora Cristina; Kischinhevsky, Marcelo; Souza, Marcelo Freire Pereira de
    A partir de discussões sobre midiamorfose (FIDLER, 1998), ecologia das mídias (SCOLARI, 2015) e remediação (BOLTER E GRUSIN, 2000), esta pesquisa discorre sobre a presença do rádio em cenário de convergência – contemplando estratégias utilizadas para a construção de narrativas e a circulação de conteúdos em outras plataformas. Apresenta como problema central o seguinte questionamento: como o áudio é explorado em reportagens radiofônicas produzidas para web e em que medida outros elementos midiáticos são utilizados para compor essas narrativas? A principal base teórica deste estudo parte do conceito de rádio expandido (KISCHINHEVSKY, 2016), discute a composição de reportagens radiofônicas e multimídia e como elas se aproximam das características desse rádio. O principal objetivo deste trabalho é investigar o papel do áudio em reportagens radiofônicas expandidas para a web, considerando as estratégias narrativas oferecidas pelo meio digital. Como procedimentos metodológicos, lançamos mão da técnica de triangulação (TRIVIÑOS, 1987) que se apoia nas fases exploratória, descritiva e explicativa, e se desdobra neste estudo na utilização das ferramentas de análise de conteúdo (BARDIN, 1977) e estudo de caso (YIN, 2001). Os objetos de pesquisa consistem em três reportagens especiais, duas de rádios brasileiras e uma portuguesa: Jovem Pan, Gaúcha e Renascença, respectivamente. Como resultado, observa-se que nas três produções o áudio reforça histórias de vida utilizando personagens na narrativa, enquanto outros formatos midiáticos complementam as informações presentes nos arquivos sonoros. Este trabalho traz uma proposta de categorização de reportagem radiofônica expandida construída a partir do escopo teórico e aplicada posteriormente às produções que compõem os objetos de pesquisa.
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    Audiência radiofônica : a construção de um conceito a partir da metamorfose do meio.
    (2015) Lopez, Debora Cristina; Viana, Luana; Alves, Ticiane Karita Gomes; Ferreira, Laís Stefani; Santos, Priscila Francielle dos
    O presente artigo busca, a partir de um percurso histórico- descritivo, desenhar o perfil da audiência radiofônica no cenário da convergência. Para isso, construímos uma revisão de literatura organizada a partir dos marcos da história do meio, observando a importância da audiência na definição de sua essência, de seu conteúdo e de suas características. Trata-se de um olhar quase ensaístico, em que se busca compreender o fenômeno a partir de seu contexto. O estudo, que integra a primeira etapa de um projeto mais amplo, indica uma reversão na relação entre o rádio e sua audiência, passando de uma lógica verticalizada para outra inicialmente horizontalizada, que contempla sujeitos mais ativos e menos contemplativos.
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    Teóricos e pesquisadores de rádio no Brasil.
    (2014) Martins, Nair Prata Moreira; Mustafá, Izani; Pessoa, Sônia Caldas
    A presente pesquisa apresenta um levantamento da produção acadêmica sobre o rádio no Brasil. O objetivo é reunir o trabalho de pesquisadores e teóricos que colaboram tanto para pensar o rádio enquanto objeto de estudo, quanto para consolidar um campo teórico que tenha a radiofonia como temática principal. Para tal, foram identificados e analisados trabalhos apresentados nos principais congressos nacionais de comunicação como Intercom, SBPJor, Rede Alcar e Compós. Também foram mapeadas as dissertações e as teses publicadas no Portal Capes (1987-2010) e livros publicados que têm o rádio como objeto principal.