ICSA - Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas

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Resultados da Pesquisa

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    A transparência no processo de produção das biografias “Lula” e “Marighella”.
    (2022) Maia, Marta Regina; Fernandes, Elias Costa
    Nosso objetivo é discutir a relação entre narrativas biográficas e o processo de produção jornalística a partir da análise dos livros Lula, de Fernando Morais, e Marighella, de Mário Magalhães. Para atingir esse propósito, trabalhamos com o operador metodológico da “transparência” (KOVACH, ROSENSTIEL, 2003; MAIA, 2008; CHRISTOFOLETTI, 2021), com o intuito de verificar os procedimentos adotados, as fontes utilizadas e o papel testemunhal dos repórteres.
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    A instável verdade nos testemunhos sobre estupros na seção ‘Eu, leitora’ da revista Marie Claire.
    (2021) Barbosa, Karina Gomes; Carvalho, Rafiza Luziani Varão Ribeiro
    Neste artigo, investigamos os modos como o jornalismo enquadra narrativas testemunhais de estupro publicadas na última década na seção ‘Eu, leitora’ da revista Marie Claire brasileira. A partir de uma análise textual narrativa, cotejada com estudos de trauma e testemunho e com estudos feministas, buscamos problematizar a maneira como o jornalismo lida com o testemunho. Dialogamos com o conceito de fait divers e sua presença no jornalismo dito feminino para compreender os modos como Marie Claire enquadra esses relatos. Concluímos que a revista opera ambiguamente em relação à verdade testemunhal das feridas traumáticas dessas mulheres, ao mesmo tempo se aproximando e se afastando delas, por meio de estratégias narrativas e editoriais.
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    What do text-based newsgames have to do with journalism? : an account from GeM Model perspective.
    (2021) Prado, Jan Alyne; Rodriguesb, Hila Bernardete
    The article aims to discuss text-based newsgames as a multimodal artifact, having in mind the goal to systematize their expressive processing and rhetorical strategies as possible tropes for journalistic processes and practices. For that, we have adapted some of the main layers/elements of the GeM Model (Genre and Multimodality), proposed by Bateman (2008, 2014), to analyze a Brazilian text-based newsgame called “A Teia”, having in mind its material regularities and semiotic modes. The game portrays the reality of a woman who has to decide what to do upon situations of continuous domestic violence and abuse carried out by her partner. In the design of trajectory of “A Teia”, the player follows a rhetorical cluster made of a non-linear sequence, according to an event/circumstance upon which the player has to decide, and so on. Another goal of the paper is to contribute for the assessment on how procedural rhetoric of digital text-based newsgames touches crucial aspect of journalistic practices, functions and values.
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    Quando crianças e adolescentes testemunham : trauma, perda e identidade no jornal A Sirene.
    (2021) Silva, Karina Gomes Barbosa da; Carvalho, André Luís
    Nos debruçamos sobre a edição de outubro de 2019 d’A Sirene, produzida em parce- ria com o programa de extensão Sujeitos de suas histórias, para o Dia das Crianças, analisando três reportagens. A Sirene é um jornal mensal produzido em Mariana (MG) na perspectiva das comunidades atingidas pelo rompimento da Barragem de Fundão. Visionamos o material jornalístico sob a ótica do testemunho em diálogo com o jornalismo e em interseção com os estudos da infância, para compreender como se materializa o teor testemunhal, a partir de uma análise textual, compre- endendo como tal não apenas o texto escrito, mas também as imagens. Os relatos evidenciam que, para as crianças e adolescentes de Bento Rodrigues e Paracatu de Baixo protagonistas das reportagens, o trauma se desdobra como estilhaçamento temporal, perda espacial e destruição de um modo de vida. Além disso, a edição ao mesmo tempo dá protagonismo a crianças e adolescentes e tira as identidades de foco, no que diz respeito a imagens e autorias.
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    Rádio educativo como proposta pedagógica de formação de novos repórteres em espaço não escolar.
    (2020) Santos, Gláucio Antônio; Lopez, Debora Cristina
    Este estudo analisa o processo de formação de repórteres nos estúdios da Rádio UFOP Educativa, em Ouro Preto/MG. A investigação busca responder a seguinte pergunta: De que forma a Rádio UFOP contribui para a formação acadêmica dos estudantes de Jornalismo da Universidade Federal de Ouro Preto? A investigação foi baseada em pesquisa exploratória, com utilização do Estudo de Caso, Levantamento Documental e Bibliográfico, Pesquisa participante e aplicação de entrevista para a coleta de dados. Embora enfrente desafios técnicos para realização de seus trabalhos, a emissora é classificada por alguns estudantes bolsistas como lugar de experimentação de linguagem e de encontro com a futura profissão jornalística, além de ser compreendida como instrumento pedagógico complementar ao ensino da Universidade.
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    O retrato da epidemia de meningite em 1971 e 1974 nos jornais O Globo e Folha de S. Paulo.
    (2015) Schneider, Catarina Menezes; Tavares, Michele da Silva; Musse, Christina Ferraz
    Este artigo apresenta um recorte analítico acerca da cobertura dos jornais Folha de S. Paulo e O Globo sobre a epidemia de meningite que eclodiu em 1971, e atingiu seu ápice em 1974. Essa epidemia surge na época em que o Brasil vivia sob o regime ditatorial e se encontrava no pior período, conhecido como “anos de chumbo” (1968- 1972). Do ponto de vista teórico, desenvolvemos uma discussão sobre a evolução dos conceitos de “saúde”, “doença” e “epidemias”, além de fazer um breve histórico da epidemia de meningite na época. A partir da análise dos jornais, verifica-se como a doença foi comunicada e também se observa como no início ela quase não era divulgada, tendo um salto do número de publicações e uma grande exposição pelos meios de comunicação a partir de 1974.
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    O testemunho como elemento central na produção jornalística : a narrativa de Operação Massacre.
    (2018) Maia, Marta Regina; Barretos, Dayane do Carmo
    Esse trabalho tem como objetivo refletir sobre o testemunho como centro da produção de narrativas jornalísticas, tendo como mote o livro Operação Massacre, de Rodolfo Walsh. Recorremos, metodologicamente, à Análise da Narrativa, a partir de uma visada ampla que compreende a construção de narrativas enquanto um processo para além da materialidade textual e que nos permite inserir a figura do jornalista enquanto protagonista do ato de narrar. Ato que reflete não só as escolhas desse jornalista narrador, mas do modo de apropriação do mundo que está ligado a um contexto sóciohistórico-político-cultural.
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    Metacrítica : experiências jornalísticas que configuram narrativas da diversidade.
    (2018) Maia, Marta Regina; Barretos, Dayane do Carmo
    Este artigo apresenta uma discussão voltada para as possibilidades engendradas por experiências jornalísticas que acionam novas narrativas sobre a realidade. Conside ramos, para efeito de análise, duas pesquisas finalizadas em 2017, que seguem um aporte metodológico da análise da narrativa das produções e dos livros reportagem das jornalistas Eliane Brum, Fabiana Moraes e Daniela Arbex e as produções do pro jeto Ponte: Direitos humanos, justiça e segurança pública. Localizamos, a partir de um diagnóstico do campo jornalístico e por intermédio das análises, novos contornos estruturais, profissionais e estéticos do campo, o que configura um movimento de metacrítica – emergente dessas novas experiências –, e que promove narrativas plu rais e diversas sobre a realidade.
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    Reposicionamento do radiojornalismo frente aos novos desafios da migração do AM para o FM : análise de caso de quatro emissoras tradicionais.
    (2019) Lopez, Debora Cristina; Martins, Nair Prata Moreira; Bianco, Nelia Rodrigues Del; Zuculoto, Valci Regina Mousquer; Farias, Karina Woehl de
    O presente artigo discute o reposicionamento de emissoras AM jornalísticas que migraram para o FM. É baseado em dados da pesquisa nacional de tipo quali-quanti (FLICK, 2009) realizada em 2018 pelo GP Rádio e Mídia Sonora da Intercom, cujo objetivo foi mensurar o impacto da mudança sob aspectos de programação, sustentabilidade e relacionamento com audiência. A maior parte (41%) fez adaptações parciais, visando o rejuvenescimento da audiência a partir da inserção de prestação de serviço ao estilo dinâmico do FM e ampliação dos mecanismos de interação com o público. O maior desafio das rádios tradicionais em jornalismo é enfrentar o conservadorismo do ouvinte de AM que recusa mudanças. Detalha-se esse reposicionamento em quatro emissoras que migraram: Rádio Itatiaia de Ouro Preto e Montanhesa (Minas Gerais); Clube de Lages e Cruz de Malta (Santa Catarina).
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    Rádio e memória : um estudo sobre a narrativa no rádio expandido através da reportagem especial “Muro de Berlim 20 anos”.
    (2017) Lopez, Debora Cristina; Silva, Luana Viana e
    O presente artigo visa refletir sobre uma estrutura de reportagem que integra reconstituições de memórias no rádio ampliado. O principal objetivo é discutir a memória na era digital através da reconstrução de lembranças. Partindo da hipótese de que no meio digital a memória ganha outro espaço para pertencer à estrutura da narrativa, este trabalho busca apontar alguns itens presentes na reportagem “Muro de Berlim 20 anos” da Rádio Renascença (Portugal). Como resultado, pudemos observar que no ambiente digital as memórias comparecem de forma muito mais dinâmica e convidam os usuários a participarem da reconstituição mais ativamente.