ICSA - Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas

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    Formação crítica dos administradores : relatos de uma experiência pedagógica.
    (2019) Maranhão, Carolina Machado Saraiva de Albuquerque; Pereira, Jussara Jéssica; Rezende, Ana Flávia
    Entendendo a formação crítica dos administradores como uma tarefa necessária, em um quadro geral de semiformação (ADORNO, 1995), pretendeu-se, com este artigo, descrever uma experiência pedagógica no campo da pesquisa em Administração. Esta experiência propunha-se a dialogar com os alunos acerca do papel substantivo da pesquisa, buscando retirá-la da esfera instrumental em que normalmente é colocada nos cursos de Administração. Não foi a pretensão do texto tecer relações de causa e efeito sobre as respostas dos entrevistados, mas refletir, com base nelas, sobre a condição pedagógica do curso de administração, historicamente situada, pela ideologia capitalista. Para Andreas Gruschka (2014), a pedagogia promete a universalidade social da formação, entretanto, o atual sistema de ensino, baseado no sistema de valores capitalista, contém sua proposta esclarecedora corrompida. É preciso, portanto, por meio de uma “educação negativa”, resgatar o potencial libertador e formativo. A metodologia utilizada incluiu a aplicação de questionários e a análise das respostas, utilizando-se a técnica de análise de conteúdo, a qual permitiu a descrição sistemática do conteúdo da comunicação além de facilitar seu recorte, dividindo o conteúdo em categorias. Além disso, foi realizado um estudo descritivo e exploratório sobre a experiência de um projeto intitulado “Aprendendo a Ser Pesquisador: o uso da metodologia dialética como base para a formação de pesquisadores em Administração”, desenvolvido com o intuito de estimular a adoção de uma posição reflexiva dos alunos de graduação em Administração. Como resultado principal, observou-se que muitos alunos atribuíam à pesquisa um caráter funcional e utilitarista, concluindo-se que os alunos aceitam as informações e teorias apresentadas sem questionamento.
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    O fazedor e as ferramentas de pensar.
    (2013) Rodrigues, Hila Bernadete Silva; Maia, Marta Regina; Lima, Ricardo
    O artigo desenvolve uma discussão sobre a prática docente em jornalismo, trazendo para o debate a importância de se aliar ensino, pesquisa e extensão na formação universitária do profissional da área. Tratando o jornalista como agente gestor da informação e construtor da parte da realidade social que se instaura de forma mediada, o texto procura dar destaque à necessidade de aquisição, por parte do estudante, das ferramentas de compreensão de sua prática profissional, assim como às possibilidades ampliadas de atuação decorrentes dos usos de tais ferramentas.
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    Da perspectiva de trabalho à realidade do futuro profissional do jornalismo.
    (2013) Quadros, Cláudia Irene de; Langeira, Alvaro Nunes
    Este artigo traz resultados parciais da pesquisa realizada entre alunos do curso de Jornalismo da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP) sobre perspectivas profissionais. Os dados da referida pesquisa fazem parte do projeto Identidades e Culturas Profissionais, que investiga estudantes de Jornalismo no Chile, Brasil, México, Austrália, Suíça, Espanha e Estados Unidos. Em Curitiba, a pesquisa foi realizada no primeiro semestre de 2012, quando a maioria de estudantes de Jornalismo entrevistados respondeu que gostaria de trabalhar em empresas de comunicação quando concluir a faculdade. No entanto, cresce o número de alunos que percebem a comunicação corporativa como uma boa oportunidade para iniciar a carreira. Este artigo também traça o cenário atual do mercado jornalístico paranaense e apresenta a realidade dos egressos da UTP, destacando o início da trajetória profissional de recém-formados.