ICSA - Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas

URI permanente desta comunidadehttp://www.hml.repositorio.ufop.br/handle/123456789/624

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 4 de 4
  • Item
    Tecnologias de informação e comunicação - discursos dialógicos e colaborativos para a realidade educacional do terceiro milênio.
    (2021) Ceribeli, Maria Cláudia Bachion; Ceribeli, Harrison Bachion
    A educação no Brasil tem apresentado, de maneira repetitiva, uma série de problemas, como elevado índice de evasão escolar, indisciplina e reclamações, tanto dos alunos, quanto dos professores, em relação ao ambiente escolar e às aulas. Nesse cenário, este estudo teve como objetivo discutir os desafios que os docentes enfrentarão no terceiro milênio para minimizar tais problemas. Os principais pontos abordados foram a inserção de novas tecnologias de informação e comunicação no ambiente escolar e a postura dos professores; o papel dos docentes no processo de aprendizado; e a necessidade de adaptação dos profissionais de educação em relação ao aprendizado colaborativo.
  • Item
    Teoria crítica e didática : um desafio para a educação contemporânea.
    (2018) Maranhão, Carolina Machado Saraiva de Albuquerque; Santos, Flávia Carolini Pereira dos; Gouveia, Pedro Nunes
    Este artigo se propõe a tecer reflexões sobre a semiformação, estado em que se encontra o ensino superior, apresentando a didática crítica de Gruschka (2014) como alternativa crítica, capaz de recuperar o potencial de esclarecimento da educação. Para tal, pautou-se a discussão através dos estudos críticos de Adorno (1996) em seu ensaio conhecido como a Teoria da Semicultura (1959). A massificação cultural invadiu o sistema educacional cuja formação técnica e racional se multiplicou e resultou na banalização de práticas que revelam a degradação de espaços - como a sala de aula - que originariamente deveriam permitir a capacidade da autorreflexão, em locais de doutrinação instrumental de artifícios que postulam os alunos às exigências do mercado e aos imperativos de uma sociedade totalmente imersa no consumismo. Criou-se uma formação na qual todos os interesses se aliaram ao capital - a ideia de que o sujeito quanto mais ajustado ao seu estilo de vida à lógica do capital, mais produtivo se tornava. Restou para a educação contemporânea o desafio de permanecer na reflexão crítica quando seu ambiente já está tomado pelo semiformação.
  • Item
    Aspectos comunicacionais da educação nas mídias sociais digitais : o caso do Youtube.
    (2013) Quadros, Cláudia Irene de; Quadros Junior, Itanel Bastos de
    São estudados aspectos comunicacionais dos vídeos educativos no Youtube, uma plataforma de distribuição de conteúdo. De caráter ensaístico, o artigo propõe refletir sobre algumas ações no compartilhamento de conteúdo feitas em ambientes colaborativos. São ações que renovam a aprendizagem, que valorizam o indivíduo e que fazem a escola pensar em novas estratégias de ensino.
  • Item
    A relação entre as despesas com educação e o resultado do IDEB na região metropolitana de Natal-RN.
    (2013) Rodrigues Júnior, Giovani; Felipe, Israel José dos Santos; Bezerra, Ingrid Wilza Leal; Mendonça, Cláudio Marcio Campos de; Mól, Anderson Luiz Rezende
    O presente estudo tem por objetivo principal analisar o desenvolvimento educacional na região metropolitana de Natal, Rio Grande do Norte, por meio do índice IDEB numa sequência bienal composta por três períodos (2005, 2007 e 2009). Como suporte metodológico, nesta pesquisa, foi utilizada a regressão de dados em painel sob a forma e manipulação de dois dos três métodos econométricos mais evidentes (dados em painel com efeitos fixos e aleatórios). Dentre o conjunto de modelos testados, o de número 27 respondeu com maior ajuste estatístico aos testes realizados e serviu como protótipo de realidade. Concluiu-se, assim, que o investimento em educação é influenciado pelas despesas dos municípios, de tal forma que, quanto maior o investimento em educação, maior a despesa no Orçamento Público. Além disso, foi possível entender que a despesa tem relação com o IDEB, uma vez que um maior investimento em educação pressupõe melhoria da qualidade dos serviços oferecidos, podendo resultar em melhores resultados no processo de aprendizagem dos alunos que frequentam escolas públicas, com repercussões positivas para o desenvolvimento da sociedade.