ICSA - Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas

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Resultados da Pesquisa

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    Os efeitos das interrupções das aulas e dos salários dos professores no desempenho dos alunos do ensino fundamental.
    (2020) Oliveira, Márcio Vinícius de; Delgado, Victor Maia Senna; Delgado, Victor Maia Senna; Hirata, Guilherme Issamu; Torres, Carlos Eduardo da Gama
    Esta dissertação tem como objetivo fazer uma análise de dois temas importantes para a educação brasileira: o quanto os salários dos professores da educação básica e as interrupções das aulas podem afetar no desempenho dos alunos. Na primeira parte o objetivo é analisar os efeitos dos salários no desempenho dos alunos do 5º do Ensino Fundamental. No final de 2011 o Estado de Minas Gerais unificou os subsídios dos professores de sua rede estadual para se adequar ao piso salarial nacional, isso impactou significativamente o salário médio dos professores do estado. Os efeitos dessa unificação salarial no desempenho, mensurados pelo método de Regressão em Descontinuidade e Regressão em Dois Estágios (Two-Stage Least Squares, 2SLS), indicaram que uma queda nos salários reais dos professores tem efeito negativo no desempenho dos alunos. A segunda parte da dissertação tem como objetivo analisar o efeito das interrupções das aulas nas 27 redes estaduais do Brasil (inclui o Distrito Federal). Para cumprir com este objetivo, um painel com informações a respeito dos dias paralisados em cada estado foi construído por meio de informações colhidas junto às entidades sindicais. Além dessas informações, dados sobre a proficiência dos alunos em Português e Matemática para os anos ímpares desde 2007 até 2017 foram agregados para contrastar os resultados diante da quantidade de dias paralisados. Os resultados sugerem que greves ou paralisações impactam negativamente o desempenho dos alunos.
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    A relação entre as despesas com educação e o resultado do IDEB na região metropolitana de Natal-RN.
    (2013) Rodrigues Júnior, Giovani; Felipe, Israel José dos Santos; Bezerra, Ingrid Wilza Leal; Mendonça, Cláudio Marcio Campos de; Mól, Anderson Luiz Rezende
    O presente estudo tem por objetivo principal analisar o desenvolvimento educacional na região metropolitana de Natal, Rio Grande do Norte, por meio do índice IDEB numa sequência bienal composta por três períodos (2005, 2007 e 2009). Como suporte metodológico, nesta pesquisa, foi utilizada a regressão de dados em painel sob a forma e manipulação de dois dos três métodos econométricos mais evidentes (dados em painel com efeitos fixos e aleatórios). Dentre o conjunto de modelos testados, o de número 27 respondeu com maior ajuste estatístico aos testes realizados e serviu como protótipo de realidade. Concluiu-se, assim, que o investimento em educação é influenciado pelas despesas dos municípios, de tal forma que, quanto maior o investimento em educação, maior a despesa no Orçamento Público. Além disso, foi possível entender que a despesa tem relação com o IDEB, uma vez que um maior investimento em educação pressupõe melhoria da qualidade dos serviços oferecidos, podendo resultar em melhores resultados no processo de aprendizagem dos alunos que frequentam escolas públicas, com repercussões positivas para o desenvolvimento da sociedade.