ICSA - Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas

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Resultados da Pesquisa

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    A encruzilhada da educação audiovisual : tempos e espaços de Olhares (Im)possíveis.
    (2022) Vilela, Raquel Augusto Satto; Rodrigues, Hila Bernadete Silva; Rodrigues, Hila Bernadete Silva; Migliorin, Cezar Avila; Coração, Cláudio Rodrigues
    Este trabalho tem o objetivo de refletir sobre as temporalidades e espacialidades presentes, assim como as questões relacionadas à intersecção entre Educação, Cinema e Comunicação. Para tanto, foi realizada uma análise do processo de produção audiovisual do coletivo Olhares (Im)possíveis, durante a realização do filme Ano 2020. O referencial teórico alia conceitos dessas três áreas, assim como outras das Ciências Humanas e Ciências Sociais, para construir um arcabouço que possibilite acessar a especificidade de atuação da educação audiovisual e suas características teórico-práticas e políticas, além de delimitar quais tempos e espaços serão considerados. A encruzilhada aparece como operador conceitual e analítico, à luz de epistemologias iorubá e bantu, para analisar a educação audiovisual enquanto um encontro entre sensibilidades e saberes que intersecciona tempos e espaços, proporcionando espaços de criação. O desenvolvimento da pesquisa passa pelo histórico do coletivo – suas bases teórico- práticas e as atividades realizadas –, além da história de Ouro Preto, cidade na qual a Olhares (Im)possíveis desenvolve suas ações. A análise, realizada a partir do contato com o coletivo e da observação das ações desenvolvidas, se divide em três eixos: os cruzamentos de tempo e espaço, práticas educomunicativas, reflexões subjetivas e coletivas suscitadas pelo processo de produção.
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    A emergência dos smart speakers : desafios e oportunidades para o rádio no contexto do big data.
    (2019) Kischinhevsky, Marcelo; Lopez, Debora Cristina
    O presente artigo, de caráter exploratório, analisa a emergência dos smart speakers e a reintermediação que o dispositivo opera no mercado de mídia sonora, num contexto de crescente investimento corporativo em big data. No percurso, são elencados os desafios no horizonte e as oportunidades para as tradicionais emissoras de rádio, que precisarão se tornar parceiras de gigantes de tecnologia para assegurar um lugar de destaque no novo ecossistema midiático, em que hábitos de escuta antes solidamente estabelecidos são redesenhados. Além de pesquisa bibliográfica e documental, foram realizadas entrevistas com gestores de duas emissoras brasileiras que vêm investindo na distribuição de conteúdos radiofônicos por meio de assistentes de voz, permitindo-nos refletir sobre o papel que estes novos intermediários podem vir a desempenhar no mercado de mídia sonora.
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    Estratégias de comunicação nas startups do México : fracasso, sucesso e resiliência.
    (2019) Cruz, Beatriz Daniela Flores; Martins, Nair Prata Moreira; Ziviani, Fabricio; Sandi, André Quiroga; Martins, Nair Prata Moreira
    No México, 75% dos empreendimentos anuais fracassam devido a fatores como deficiência na comunicação interna e externa. Esta pesquisa evidencia a importância da comunicação no ciclo de vida das startups e a relevância às estratégias de comunicação no processo de sucesso, fracasso e resiliência dos empreendedores. O objetivo é elucidar como a comunicação intervém no processo. Para cumprir esse objetivo, foi necessário refletir sobre a importância das startups na economia do México e no restante da América Latina; buscar a referenciação da pesquisa no campo da comunicação e selecionar as estratégias de comunicação mais utilizadas pelas empresas. Para a investigação, foram escolhidos dez empreendedores, dois deles representantes de startups mexicanas com maior renda anual, nomeadas pelo Wall Street como Pequenos Pôneis. A metodologia está apoiada em três etapas: aplicação de formulário on-line, realização de entrevista semiestruturada com empresários e, por fim, a análise dos dados de empresas que fracassaram no México, pois se descobriu que as falências são parte importante do processo. Em conjunto, a pesquisa destaca a relevância da comunicação nas organizações e a participação cada vez maior desta nos diversos setores empresariais.
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    Da crítica de mídia à reconstrução de discursos : a mediação cultural jornalística em Viomundo.
    (2017) Vieira, William David; Coração, Cláudio Rodrigues
    O presente artigo aborda a relação existente entre a narrativa de mídias hegemônicas e suas práticas e a mediação proposta pelo site/blog Viomundo em cima destas ações e dos acontecimentos noticiosos. O objetivo é perceber como Viomundo se comporta diante desse cenário de tensão, abordando textos publicados no ano de 2014. A metodologia utilizada, de caráter interdisciplinar, embasa-se nos referenciais teóricos da comunicação e possibilita a compreensão acerca da mediação cultural jornalística presente no objeto de estudo. Assim, é possível entender que o site/blog se configura como um contraponto à mídia hegemônica, transitando entre a crítica e a reconstrução dos discursos veiculados, a fim de legitimar seu acontecimento noticioso.
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    Representação de práticas culturais populares : o que o mundo separa o Esquenta! junta?
    (2015) Lago, Filipe Monteiro da Costa; Prado, Denise Figueiredo Barros do
    A partir das situações interativas presentes no programa Esquenta!, este artigo reflete sobre como representações associadas à cultura popular são acionadas para construir o lugar das práticas culturais populares. Situamos essa pesquisa no debate acerca da cultura e o contemporâneo sobre o alicerce das contribuições advindas com os Estudos Culturais, bem como da possibilidade conceitual desenvolvida por Roger Chartier (1995) sobre a cultura popular. À luz desse amparo conceitual, o trabalho apresenta uma análise de representação e propõe compreender, por meio das regularidades do programa, o que é cultura popular para o Esquenta!.
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    Aspectos comunicacionais da educação nas mídias sociais digitais : o caso do Youtube.
    (2013) Quadros, Cláudia Irene de; Quadros Junior, Itanel Bastos de
    São estudados aspectos comunicacionais dos vídeos educativos no Youtube, uma plataforma de distribuição de conteúdo. De caráter ensaístico, o artigo propõe refletir sobre algumas ações no compartilhamento de conteúdo feitas em ambientes colaborativos. São ações que renovam a aprendizagem, que valorizam o indivíduo e que fazem a escola pensar em novas estratégias de ensino.
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    Encantos dos elementos constitutivos no visual merchandising das vitrinas : um estudo de caso sobre a percepção do consumidor natalense.
    (2014) Costa, Amanda Rayssa Ferreira da; Teixeira, Thelma Pignataro; Felipe, Israel José dos Santos; Inácio, Raoni de Oliveira
    Esta pesquisa objetivou analisar a percepção do consumidor natalense sobre o visual merchandising nas vitrinas da cidade, utilizando os elementos constitutivos do ambiente, mais estratégicos para os pontos de vendas. Para o atingimento dos objetivos propostos no estudo, utilizou-se uma pesquisa via ferramenta Google Drive, composta do perfil sócio econômico dos entrevistados e dos impactos dos elementos constitutivos do visual merchandising dos pontos de vendas, na percepção desses pesquisados, com tratamento estatístico dos dados através de testes qui-quadrado, análise de correspondência e análise fatorial. Os resultados apontaram que os consumidores conseguem identificar os elementos constitutivos do ambiente, uma vez que, eles apresentam preferências por aromas suaves, cores claras e sons calmos. Outro aspecto identificado foram os fatores que fazem o consumidor se interessar por uma vitrina. Observou-se o interesse deles por aquelas que contam uma história despertando a curiosidade, por aquelas apresentadas com imaginação e sedução, pelas cores, pela arrumação e por fim pelo público alvo que a vitrina pretende atingir. Identificou-se também que os elementos constitutivos são impactantes nos consumidores na hora que eles estão passando por uma vitrina, pois ajudam na lembrança que eles têm da marca criando uma identidade dela, e causam sensação de satisfação de forma que eles queiram permanecer na loja, retornarem e até lembrarem-se dela quando surgir um desejo de compra futuro. Conclui-se que, O visual merchandising é um instrumento poderoso e preciso, que quando usado corretamente auxilia as empresas a atraírem os consumidores para dentro da loja, faz com que eles se lembrem da marca e, além de tudo isso, impulsiona as vendas sejam elas por necessidade ou não, deste modo, apresenta-se como uma importante ferramenta no processo de comunicação comercial.
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    Negociação empresarial : um estudo multicascos.
    (2016) Ceribeli, Harrison Bachion; Merlo, Edgard Monforte
    Este trabalho objetivou analisar como diferentes fatores influenciam os resultados de uma negociação. A metodologia empregada foi o desenvolvimento de dois estudos de caso, com o intuito de analisar dois processos de negociação entre funcionários do nível operacional e da alta gerência. Os dados foram coletados por meio de observação direta e entrevistas em profundidade. Como conclusões, pode-se verificar que a comunicação efetiva entre as partes é fundamental, e que elementos como respeito mútuo e utilização de informações não apenas numéricas são essenciais para garantir que as partes entendam as necessidades do outro. Também se constatou que os negociadores devem se mostrar abertos à negociação e que esta se torna mais efetiva à medida que os envolvidos sentem que contribuíram para o acordo. Finalmente, destaca-se a importância da confiança mútua e da ética por parte de todos, aumentando a possibilidade de se chegar a um acordo favorável aos interessados.