ICSA - Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas

URI permanente desta comunidadehttp://www.hml.repositorio.ufop.br/handle/123456789/624

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Item
    Discursos e vozes na cobertura jornalística das COP15 e 16.
    (2013) Girardi, Ilza Maria Tourinho; Massierer, Carine; Moraes, Cláudia Herte de; Loose, Eloisa Beling; Neuls, Gisele; Schwaab, Reges Toni; Camana, Ângela; Gertz, Laura
    O texto apresenta um exercício de análise da cobertura das Conferências da ONU sobre Mudanças Climáticas, COP 15 e 16, em revistas brasileiras publicadas em 2009 e 2010. Examina como foi construído o discurso sobre sustentabilidade e quais foram as vozes acionadas. Por meio da leitura produzida, teórica e metodologicamente baseada na análise do discurso e das fontes, foi possível evidenciar a predominância de um discurso ecotecnocrático e a opção privilegiada por fontes dos campos político e econômico.
  • Item
    O enquadramento do sujeito nas páginas de um jornal diário.
    (2013) Pinto, Maria Aparecida; Maia, Marta Regina
    O objetivo do artigo é analisar o enquadramento conferido ao cidadão comum como fonte de informação na editoria Cotidiano do jornal Folha de S. Paulo, no período de agosto a dezembro de 2010. A partir da perspectiva de uma análise de conteúdo que não confere ao texto um sentido intrínseco, mas que o toma como expressão de significados socialmente inscritos, constata-se um processo de desvalorização da voz do sujeito comum nas notícias estudadas.
  • Item
    Os diversos brasileiros em revista.
    (2010) Maia, Marta Regina
    Este artigo parte de um diagnostico que evidencia certa gramaticalização do processo de produção da reportagem, cuja narrativa convencional, muitas vezes, contribui para a esquematização dos fenômenos sociais, traduzidos sob uma ótica instrumental, em que a rotina profissional acaba incorporando certo circulo vicioso de fontes e lugares sempre recorrentes, que corroboram esta visão. Pretende-se então discutir a produção da narrativa jornalística realizada pela revista Brasileiros, que busca alterar este discurso vigente, propondo-se a romper com a tradicional cobertura do eixo Rio-Sao Paulo-Brasilia, triangulo preferido de cobertura dos meios de comunicação, ampliando também as fontes utilizadas, contribuindo assim para a humanização do processo de apuração das reportagens.