ICSA - Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas

URI permanente desta comunidadehttp://www.hml.repositorio.ufop.br/handle/123456789/624

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 9 de 9
  • Item
    Grupo de Pesquisa Rádio e Mídia Sonora – 30 anos : lugar dos estudos radiofônicos e desafios de pesquisa.
    (2021) Martins, Nair Prata Moreira
    O Grupo de Pesquisa Rádio e Mídia Sonora da Intercom completa 30 anos. Diante desta efeméride, faz-se necessário entender qual é o lugar dos estudos radiofônicos no Brasil e os principais desafios da pesquisa em rádio e mídia sonora. Com este objetivo, realizamos pesquisa com dois movimentos metodológicos. O primeiro buscou entender o percurso do grupo, por meio de suas ações e publicações. Empreendemos também uma busca no acervo de artigos aceitos para apresentação no GP, nos congressos da Intercom, relacionando os autores, as IES e as palavras-chave. O segundo movimento foi buscar depoimentos dos nove ex- coordenadores e da atual coordenadora do grupo, que responderam às duas questões que norteiam esta investigação: Qual é o lugar dos estudos radiofônicos no Brasil 30 anos depois da criação do GP? Quais os principais desafios da pesquisa em rádio e mídia sonora? Os resultados apontam para um mapa consolidado dos estudos radiofônicos no Brasil e um grupo de pesquisa vigoroso, fraterno e profícuo, mas que enfrenta grandes desafios, inclusive a própria diminuição do seu principal objeto de investigação: o rádio.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    A herança africana e a construção do Estado brasileiro.
    (2021) Oliveira, Paulo Roberto de
    Este artigo tem como objetivo compreender como, de maneira aparente- mente paradoxal no Brasil, com uma so- ciedade erigida em estreita relação com o Continente Africano, se construiu um Es- tado que desde suas primeiras décadas de existência mostrou-se hostil aos africanos e a seus descendentes, promovendo, ao con- trário, a continuidade de uma civilização europeia nos trópicos.
  • Item
    Mortalidade adulta por nível de escolaridade em São Paulo : análise comparativa a partir de diferentes estratégias metodológicas.
    (2021) Ribeiro, Mirian Martins; Turra, Cassio Maldonado; Pinto, Cristine Campos de Xavier
    Neste artigo, são estimados os diferenciais educacionais de mortalidade de adultos residentes em São Paulo. É realizada uma análise comparativa de estimativas a partir de dados do Censo 2010 e do Sistema de Informação de Mortalidade (SIM) – Datasus e de três formas distintas de mensuração da escolaridade: registrada no SIM; declarada no Censo para o responsável pelo domicílio; e imputada estatisticamente no Censo para indivíduos que morreram. Para as imputações da escolaridade, utilizou-se o método de Dempester (1977), que propõe o uso do algoritmo esperança-maximização (algoritmo E-M) para lidar com dados faltantes. Foram considerados três níveis de escolaridade (baixo, médio e alto) e estimadas as taxas de mortalidade com base em modelos Poisson. Os resultados indicam que a obtenção de escolaridade pode reduzir em até 77% as taxas de mortalidade entre 25 e 59 anos de idade. Além disso, em um país em que a população tem baixa escolaridade, obter ensino médio representa um ganho significativo do ponto de vista da sobrevivência adulta (cerca de 50%). Encontraram-se padrões de mortalidade por escolaridade semelhantes para as estimativas obtidas com dados registrados no SIM e aqueles imputados no Censo 2010. Além disso, a análise sugere que estimativas assumindo a escolaridade do responsável pelo domicílio resultam em diferenciais de mortalidade atípicos, provavelmente distorcidos pela transição de educação no Brasil. Espera-se que o modelo de imputação proposto aqui possa ser utilizado em futuras análises dos dados de mortalidade a partir do Censo 2010.
  • Item
    Ascensão e declínio da Nova República (1988-2018).
    (2020) Arbia, Alexandre Aranha
    Partindo da hipótese que o esgotamento da Nova República ganha sua máxima expressão fatual com a eleição de Jair Bolsonaro, esse artigo procura, a partir da evidenciação dos três momentos decisivos da nossa história recente, argumentar como as tentativas de resolução do processo de acumulação do capital no Brasil, por meio da adoção de modelos econômicos específicos, repercutiram na pactuação – sempre temporária e instável – entre as classes, marcando as experimentações políticoinstitucionais da Nova República, que não apenas não trouxeram solução econômica para o truncado desenvolvimento capitalista brasileiro, como tampouco permitiram avançar rumo a uma verdadeira democracia social. Finaliza com a conclusão de que este particular pacto entre classes, que tem na Constituição Federal de 1988 seu mais expressivo paradigma, está social e historicamente superado no Brasil.
  • Item
    Empresários alemães no sul do Brasil : a trajetória da kolonisations-verein von 1849 in Hamburg (1846-1855).
    (2020) Ferreira, Luiz Mateus da Silva
    Este artigo analisa a trajetória da Kolonisations- -Verein von 1849 in Hamburg no período de 1846 a 1855. A análise demonstra que foram as expectativas em relação ao comércio entre Brasil e Hamburgo e ao crescente negócio do transporte de emigrantes que motivaram um grupo composto por grandes negociantes, armadores, banqueiros e políticos de Hamburgo a se reunir em 1846 para organizar e dirigir a emigração alemã para o sul do Brasil. Para tanto, foi constituída a Kolonisations-Verein von 1849, uma das maiores firmas estrangeiras de colonização a atuar no Brasil no século XIX. Em 1851, essa empresa estabeleceu, na província de Santa Catarina, a colônia Dona Francisca, um dos mais importantes núcleos de colonização alemã do país. As evidências apresentadas neste estudo demonstram que, apesar de ser uma empresa privada, com interesses comerciais específicos, a Kolonisations-Verein von 1849 naufragaria poucos anos depois da sua fundação não fosse o auxílio financeiro do governo brasileiro.
  • Item
    Qualidade da informação dos dados governamentais abertos : análise do Portal de Dados Abertos Brasileiro.
    (2020) Silva, Ambrozina de Abreu Pereira; Monteiro, Doraliza Auxiliadora Abranches; Reis, Anderson de Oliveira
    Este estudo tem como objetivo analisar o Portal Brasileiro de Da- dos Abertos, sob a perspectiva da qualidade dos dados e dos princípios de DGA’s. Foram analisadas informações disponíveis no ano de 2018 no Website do Portal. As categorias de análise que compuseram a pesquisa foram os princípios de DGA’s, aponta- dos pelo Open Government Working Group e as dimensões para a análise da qualidade dos dados, propostos por Parker et al. (2006). O portal, enquanto catalogador dos dados, atende, praticamente, a todos os princípios de DGA ́s. Quanto à qualidade das informações, dimensões como adequação, relevância, atualização, facilidade de manipulação e entendimento merecem atenção por parte da Administração Pública. Espera-se que os fatores apontados sejam considerados pela Administração Pública, possibilitando a disponibilização de dados qualificados que contribuam com o aperfeiçoamento das ações governamentais, promovendo possibilidades efetivas de consulta às informações fornecidas pela Administração Pública brasileira, favorecendo o processo de participação da sociedade civil.
  • Item
    Posicionamento de rádios jovens brasileiras em redes sociais : compreendendo estratégias e ações de interatividade.
    (2019) Martins, Nair Prata Moreira; Lopez, Debora Cristina; Souza, Marcelo Freire Pereira de; Avelar, Kamilla Morando; Diehl, Danielle
    O rádio brasileiro, inserido na nova ecologia de mídia, enfrenta desafios de ordem diversa assumindo diferentes configurações frente ao cenário de constante desenvolvimento tecnológico. Dado o contexto, este artigo volta seu olhar para o posicionamento no Facebook de três emissoras radiofônicas jovens brasileiras, a saber: Rádio Mix, Rádio Jovem Pan e Rádio Transamérica. Utilizando a metodologia de Análise de Conteúdo em Redes Sociais e o estudo de caso comparativo (Yin, 2001), o objetivo é compreender as principais estratégias de postagem e engajamento usadas pelas emissoras para captar a atenção da audiência nas redes sociais. Os resultados apontam para a falta de estratégia e o baixo engajamento nas fanpages. Nenhuma das emissoras analisadas constrói um efetivo processo de interação em suas redes sociais, predominando a participação, característica do rádio jovem dos anos 1990.
  • Item
    A presença da igreja no rádio brasileiro.
    (2017) Martins, Nair Prata Moreira; Lopez, Debora Cristina; Campelo, Wanir
    Há 73 anos foi ao ar o primeiro programa de rádio brasileiro de cunho religioso, A Voz da Profecia. Hoje, rádio e igreja estão atados de forma visceral, ligando altares e microfones num fenômeno que desafia os pesquisadores do campo da Comunicação. Este trabalho tem o objetivo de dar iní- cio a um breve mapeamento do rádio religioso no Brasil, buscando entender a sua configuração. Na ausência de um órgão ou entidade que centralize as informações sobre a presença da igreja na radiofonia, a pesquisa foi realizada a partir de duas investigações: dados do livro Panorama do rádio no Brasil e informações disponibilizadas pelo portal Donos da Mídia.
  • Item
    A gramática moral de uma lenda contemporânea.
    (2012) Mata, Giulle Adriana Vieira da
    Nas lendas aqui analisadas, dois irmãos são os representantes morais de «sua cultura». Eles «corporificam» idéias e definições morais no mundo social. Neste artigo, analisaremos como os Irmãos Piriás se tornam alvo da atenção dos membros de uma comunidade narrativa específica. Por meio dos personagens de suas lendas, a comunidade legitima um modo específico de existência, promovendo o debate público em relação à importância de seu papel e de sua função social.