ICSA - Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas
URI permanente desta comunidadehttp://www.hml.repositorio.ufop.br/handle/123456789/624
Navegar
5 resultados
Resultados da Pesquisa
Item A transparência no processo de produção das biografias “Lula” e “Marighella”.(2022) Maia, Marta Regina; Fernandes, Elias CostaNosso objetivo é discutir a relação entre narrativas biográficas e o processo de produção jornalística a partir da análise dos livros Lula, de Fernando Morais, e Marighella, de Mário Magalhães. Para atingir esse propósito, trabalhamos com o operador metodológico da “transparência” (KOVACH, ROSENSTIEL, 2003; MAIA, 2008; CHRISTOFOLETTI, 2021), com o intuito de verificar os procedimentos adotados, as fontes utilizadas e o papel testemunhal dos repórteres.Item A instável verdade nos testemunhos sobre estupros na seção ‘Eu, leitora’ da revista Marie Claire.(2021) Barbosa, Karina Gomes; Carvalho, Rafiza Luziani Varão RibeiroNeste artigo, investigamos os modos como o jornalismo enquadra narrativas testemunhais de estupro publicadas na última década na seção ‘Eu, leitora’ da revista Marie Claire brasileira. A partir de uma análise textual narrativa, cotejada com estudos de trauma e testemunho e com estudos feministas, buscamos problematizar a maneira como o jornalismo lida com o testemunho. Dialogamos com o conceito de fait divers e sua presença no jornalismo dito feminino para compreender os modos como Marie Claire enquadra esses relatos. Concluímos que a revista opera ambiguamente em relação à verdade testemunhal das feridas traumáticas dessas mulheres, ao mesmo tempo se aproximando e se afastando delas, por meio de estratégias narrativas e editoriais.Item What do text-based newsgames have to do with journalism? : an account from GeM Model perspective.(2021) Prado, Jan Alyne; Rodriguesb, Hila BernardeteThe article aims to discuss text-based newsgames as a multimodal artifact, having in mind the goal to systematize their expressive processing and rhetorical strategies as possible tropes for journalistic processes and practices. For that, we have adapted some of the main layers/elements of the GeM Model (Genre and Multimodality), proposed by Bateman (2008, 2014), to analyze a Brazilian text-based newsgame called “A Teia”, having in mind its material regularities and semiotic modes. The game portrays the reality of a woman who has to decide what to do upon situations of continuous domestic violence and abuse carried out by her partner. In the design of trajectory of “A Teia”, the player follows a rhetorical cluster made of a non-linear sequence, according to an event/circumstance upon which the player has to decide, and so on. Another goal of the paper is to contribute for the assessment on how procedural rhetoric of digital text-based newsgames touches crucial aspect of journalistic practices, functions and values.Item Quando crianças e adolescentes testemunham : trauma, perda e identidade no jornal A Sirene.(2021) Silva, Karina Gomes Barbosa da; Carvalho, André LuísNos debruçamos sobre a edição de outubro de 2019 d’A Sirene, produzida em parce- ria com o programa de extensão Sujeitos de suas histórias, para o Dia das Crianças, analisando três reportagens. A Sirene é um jornal mensal produzido em Mariana (MG) na perspectiva das comunidades atingidas pelo rompimento da Barragem de Fundão. Visionamos o material jornalístico sob a ótica do testemunho em diálogo com o jornalismo e em interseção com os estudos da infância, para compreender como se materializa o teor testemunhal, a partir de uma análise textual, compre- endendo como tal não apenas o texto escrito, mas também as imagens. Os relatos evidenciam que, para as crianças e adolescentes de Bento Rodrigues e Paracatu de Baixo protagonistas das reportagens, o trauma se desdobra como estilhaçamento temporal, perda espacial e destruição de um modo de vida. Além disso, a edição ao mesmo tempo dá protagonismo a crianças e adolescentes e tira as identidades de foco, no que diz respeito a imagens e autorias.Item Rádio educativo como proposta pedagógica de formação de novos repórteres em espaço não escolar.(2020) Santos, Gláucio Antônio; Lopez, Debora CristinaEste estudo analisa o processo de formação de repórteres nos estúdios da Rádio UFOP Educativa, em Ouro Preto/MG. A investigação busca responder a seguinte pergunta: De que forma a Rádio UFOP contribui para a formação acadêmica dos estudantes de Jornalismo da Universidade Federal de Ouro Preto? A investigação foi baseada em pesquisa exploratória, com utilização do Estudo de Caso, Levantamento Documental e Bibliográfico, Pesquisa participante e aplicação de entrevista para a coleta de dados. Embora enfrente desafios técnicos para realização de seus trabalhos, a emissora é classificada por alguns estudantes bolsistas como lugar de experimentação de linguagem e de encontro com a futura profissão jornalística, além de ser compreendida como instrumento pedagógico complementar ao ensino da Universidade.