ICSA - Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas

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Resultados da Pesquisa

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    Uma análise da relação entre o suporte organizacional percebido, a exaustão emocional e o silêncio do trabalhador.
    (2019) Ceribeli, Harrison Bachion; Abranches, Amanda de Fátima Pinto; Pessoa, Déborah Kelly Nascimento
    O objetivo da pesquisa foi analisar a relação entre o suporte organizacional percebido, a exaustão emocional do trabalhador e o silêncio organizacional. Para isso, realizou-se uma pesquisa descritiva de caráter quantitativo. Para coleta de dados, conduziu-se uma survey e, para análise, utilizou-se a técnica de Modelagem de Equações Estruturais. Com base nos resultados obtidos, constatou-se que, quando a organização oferece suporte apropriado a seus empregados, diminui a exaustão emocional que eles experimentam em decorrência do trabalho, assim como sua disposição de permanecer em silêncio, retendo informações relevantes, ideias e sugestões de melhoria. Ademais, concluiu-se que a exaustão emocional estimula o silêncio organizacional, que, por sua vez, agrava a exaustão emocional, instituindo-se, assim, um ciclo pernicioso. A contribuição que pode ser atribuída a esta pesquisa reside em dois pontos principais que sintetizam seu ineditismo: o fato de que foram correlacionados construtos cuja relação ainda carece de investigação para ser devidamente elucidada e a constatação de que entre o silêncio organizacional e a exaustão emocional existe uma relação de influência mútua.
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    Serviço social e relações raciais : caminhos para uma sociedade sem classes.
    (2015) Dias, Sheila Almeida
    Pensando na lacuna existente entre o Serviço Social e a temática étnico- -racial, o presente estudo se desenvolve com o objetivo de responder não apenas a inquietudes pessoais, mas, também, contribuir para aproximar a categoria dos assistentes sociais de um debate com indiscutível importância, uma vez que estes trabalham com as múltiplas expressões da questão so- cial, com a elaboração e execução das políticas públicas e sociais resultantes da mobilização e organização da sociedade civil na luta por direitos, livre de opressões e sobretudo, sem classes. O presente artigo é parte do meu proje- to de mestrado apresentado à comissão examinadora do Programa de Pós- graduação em Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro em 2013. Como se trata de uma pesquisa inicial, a metodologia por ora utilizada consiste apenas em uma revisão bibliográfica, com leitura crítica das obras citadas ao longo da problematização e outras referentes a temas como políti- ca pública, social, cidadania, democracia, questão étnico-racial, entre outras.
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    'Á Flor da Pele' : memórias de vivencias do racismo e do sexismo na infância e na adolescência de assistentes sociais negras catrumanas.
    (2013) Lopes, Jussara de Cássia Soares
    Este artigo é parte de minha dissertação de mestrado que teve por nalidade conhecer e compreender os processos de naturalização do racismo e do sexismo vivenciados sistematicamente por mulheres negras na infância e adolescência, a partir das memórias de sete colaboradoras voluntárias. Estas são assistentes sociais autodeclaradas negras e provenientes do Norte do estado de Minas Gerais (identidade catrumana), a exemplo da autora deste trabalho. Os achados desta pesquisa apontam para a necessidade de aprofundar o conhecimento e desenvolver estratégias de intervenção junto às mulheres negras, com atenção às particularidades das opressões, as quais são submetidas, com foco na infância e adolescência, conforme preconiza o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069/1990).
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    Bicampeão da fé : um estudo das estratégias de comunicação usadas pelo Sport Club Corinthians paulista na campanha fé alvinegra.
    (2019) Azevedo, Núbia Maria Silva de; Martins, Nair Prata Moreira
    Com o futebol transformado em negócio, os clubes precisam, cada vez mais, de receitas que fujam das tradicionais, como bilheteria e comercialização do passe de jogadores. Ademais, como são organizações que lidam com incertezas, alterando momentos positivos e negativos em curtos espaços de tempo, sujeitas a bom desempenho da equipe, tornou-se imprescindível a estas instituições, oferecerem condições para que suas marcas ofereçam aos torcedores uma experiência especial, evitando assim, a dependência das tradicionais fontes de renda e buscando manter o seu torcedor engajado mesmo nos momentos difíceis. Em paralelo, assiste-se ao surgimento de um torcedor consumidor que, mais do que pertencer à torcida, busca vivenciar o clube do coração de todas as formas possíveis. Assim, a demanda pelo Marketing Esportivo cresce a cada ano, tendo o futebol como protagonista. Tal atividade procura enxergar o consumidor como algo além do que o objetivo a ser buscado, oferecendo a ele uma oportunidade de participar ativamente, por meio de campanhas interativas de marketing, que atingem a esse consumidor de uma maneira rápida e efetiva, gerando resultados promissores. O presente artigo visa então, analisar as estratégias de comunicação utilizadas pelo Sport Club Corinthians Paulista na campanha Fé Alvinegra, realizada pelo clube e sua patrocinadora, Nike, em 2017. O clube paulista se tornou referência, conquistando prêmios com grandes campanhas de marketing, como a República Popular do Corinthians, em que o corinthiano podia tirar os documentos da república, como carteira de identidade e passaporte, além de ocupar cargos como o de Governador e Congressista. Campanhas deste tipo aproximam o torcedor, fazendo com que este se sinta parte importante da história da equipe. Metodologicamente o estudo se fundamenta na pesquisa bibliográfica, que consiste no levantamento teórico acerca dos assuntos abordados, e na análise de conteúdo, utilizada a fim de examinar as estratégias usadas pelo Corinthians na referida campanha. Desta forma, este estudo está estruturado em quatro tópicos, que abordam a transformação do futebol em negócio; as definições de marketing esportivo, marketing digital e comunicação integrada de marketing; um breve histórico do clube alvinegro, e a análise da campanha Fé Alvinegra. Conclui-se que, ao reforçar a identidade do corinthiano, retomando o simbólico momento da conquista de 1977 e exaltando o amor e a fidelidade do torcedor ao clube, além de tratar este sentimento como religião, com base na fé e na crença de que no fim tudo dará certo, a campanha desperta os sentimentos de emoção e pertencimento a algo único, o que estimula o consumo dos produtos.
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    O branded content como modelo de negócio : o caso da agência Radioweb.
    (2019) Avelar, Kamilla Morando; Martins, Nair Prata Moreira
    A crise financeira vivida pelos meios de comunicação tem levado empresas da área a repensar seus modelos de negócio. Assim, é objetivo deste artigo, entender o modelo de negócio da Agência Radioweb, empresa brasileira com mais de 15 anos de mercado, que atua na produção de conteúdo para rádio. Para a condução da pesquisa, utilizou-se o método Estudo de Caso (YIN, 2001) e o protótipo Business Model Canvas (OSTERWALDER e PIGNEUR, 2010). Os resultados apontam que a Agência Radioweb possui um modelo de negócio consolidado e lucrativo, tendo no branded content o cerne de sua estratégia co- municativa e negócio.
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    Rádios comunitárias no Brasil : entre a clandestinidade e a relevância social.
    (2019) Santos, Eliene; Martins, Nair Prata Moreira; Medeiros, Rafael
    As primeiras rádios comunitárias surgiram no Brasil na década de 1980 como uma vertente de diversos movimentos de transmissões radiofônicas ilegais que aconteceram a partir dos anos 1970 sob inspiração das chamadas rádios piratas europeias. Embora já inseridas na legislação específica para os serviços de radiodifusão, ainda existem muitas rádios funcionando ilegalmente no país. Este trabalho verifica o panorama atual do rádio comunitário no Brasil evidenciando seu surgimento clandestino e buscando suas especificidades através do estudo de caso de uma rádio com características de emissora comunitária que funciona clandestinamente há quase duas décadas no interior do país.
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    A divulgação científica sobre rádio no Brasil : um estudo da revista Rádio-Leituras.
    (2019) Martins, Nair Prata Moreira; Martins, Henrique Cordeiro; Avelar, Kamilla Morando
    O objetivo deste artigo é analisar as publicações so- bre o rádio e a mídia sonora no Brasil, a partir dos artigos publicados no único periódico brasileiro es- pecializado na temática, a revista Rádio-Leituras, modelo open acess, editada pelo Programa de Pós- Graduação em Comunicação da Universidade Fede- ral de Ouro Preto, com o apoio do Grupo de Pes- quisa Rádio e Mídia Sonora da Intercom. Os dados coletados na Rádio-Leituras – 102 artigos de 14 edi- ções, no período de 2010 a 2016, – foram analisados por meio da técnica de análise de conteúdo (Bar- din, 1997), com uma abordagem exploratória para a mineração dos dados com utilização do software ATLAS.TI. A análise dos dados aponta que a revista Rádio-Leituras cumpre o seu papel de abrir espaço para a publicação de artigos sobre rádio e mídia so- nora, mas o estudo não alcança a qualidade destes textos e o impacto do periódico no cenário científico brasileiro e internacional. Mas a pesquisa revela que os temas de estudo sobre rádio mudaram no decor- rer dos anos e com a evolução tecnológica e aponta, ainda, os autores mais citados nos textos, permitindo uma avaliação sobre a base teórica que referencia as investigações sobre o campo. É possível apon- tar também que a revista necessita se ampliar para uma maior internacionalização.
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    Jornalismo, memória e mito : um olhar sobre a vitória de Barack Obama em 2008.
    (2015) Tavares, Michele da Silva; Antunes, Elton
    O objetivo desse artigo é discutir o papel do jorna- lismo como lugar de articulação e operador da memória do personagem político, através da análise comparativa da manei- ra como a imagem de Barack Obama foi apresentada nas revis- tas Time e Veja nas eleições presidenciais norte-americanas de 2008. Do ponto de vista metodológico fizemos um mapeamen- to dos enquadramentos que privilegiam esse passado biográfi- co, identificando o que é acionado pelo discurso jornalístico, e o modo como os relatos jornalísticos fizeram apelo à sua pecu- liaridade biográfica e ao ineditismo que permeia o significado da sua vitória em âmbito mundial.
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    Um estudo da convergência de renda per capita entre os municípios catarinenses.
    (2018) Silva Júnior, Júlio César Araújo da; Bellei, Marina; Cittadin, Ismael; Menezes, Gabrielito Rauter
    O estudo sobre a convergência de renda já é consolidado na literatura internacional. Em nível nacional, diversos são os estudos que investigam o comportamento da evolução da renda dos municípios e dos estados em diferentes regiões. Essas investigações são importantes para fornecer informações aos policy makers, que podem desenvolver estratégias para promover crescimento e desenvolvimento econômico das regiões em questão. Dentro desse contexto, os municípios do estado de Santa Catarina nunca foram investigados isoladamente sob a ótica da convergência, mesmo o estado apresentando elevadas taxas relativas de crescimento quando comparado com os demais. Neste trabalho, o objetivo é testar a hipótese de convergência de renda per capita entre os municípios catarinenses para o período de 2000 e 2010. Para tanto, adotamos uma estratégia composta por dois diferentes métodos, as regressões quantílicas e o método não paramétrico B-splines. De modo geral, os resultados indicaram convergência absoluta de renda. A análise da regressão não paramétrica sugeriu que, além da convergência absoluta, existem clubes de convergência entre os municípios catarinenses, apontando diferentes trajetórias entre grupos (quantis).
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    Diagrammatic relations of probative strength and inferential progression through semiotics.
    (2019) Franco, Juliana Rocha; Borges, Priscila Monteiro
    The purpose of this article is to explore the concept of diagram and diagrammatic reasoning involving semiotics in its three branches and not only in speculative grammar. We will concentrate on the apprehension of the move- ment of reasoning, which diagrammatically begins with speculative grammar, runs through critical logic, and consolidates at methodeutics. We seek to apply the trichotomic logic of Peirce to list the modes of reasoning with diagrams. Our intention is to move away from the categorization as taxonomy, and try to understand how sign classes can be used in the inferential process. Thus, considering a possible relationship between the hypoicon, the three classes of iconic signs in the system of ten classes of signs, and the methods of inference, we suggest three subclasses of diagrams in inferential terms that may offer a grading system, which would present degrees of accuracy or probative capacity.