ICSA - Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas

URI permanente desta comunidadehttp://www.hml.repositorio.ufop.br/handle/123456789/624

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 10 de 14
  • Item
    Análise de eficiências técnica e de escala das indústrias do Pólo Moveleiro de Ubá.
    (2008) Rodrigues, Ana Cristina Miranda; Silveira, Suely de Fátima Ramos; Freitas, Daphine Alberti de; Abrantes, Luiz Antônio; Ferreira, Marco Aurélio Marques
    As organizações devem conhecer os custos e as despesas de suas operações para estruturar um modelo de formação de preços e tomar decisões mais acertadas, além de estabelecer estratégias de segmentação de mercado e gerar lucro. Entretanto, as indústrias do setor moveleiro de pequeno e médio portes, como, também, as microempresas desta atividade, tendem a ter alguma estrutura de controle de custos, porém, não totalmente sistematizada. Considerando a relevância do Pólo Moveleiro de Ubá, onde existe a predominância de indústrias desses portes, uma questão foi levantada: Qual o nível de eficiência dessas indústrias? O objetivo deste trabalho foi, portanto, analisar as eficiências técnica e de escala das indústrias do Pólo Moveleiro de Ubá, em 2007, a partir dos custos de produção. Constatou-se que das 33 indústrias moveleiras analisadas, 4 não apresentaram problema de escala, porém não podendo aumentar o faturamento sem elevação dos custos de produção. Em relação às empresas ineficientes, 10 apresentaram apenas problemas de eficiência de escala, com a correta utilização dos insumos (custos de produção), e 19 apresentaram problemas de excesso de insumos e problemas de escala. Os resultados ainda indicaram que as empresas ineficientes poderiam aumentar o faturamento: (a) em 19%, caso utilizassem adequadamente os insumos; e (b) em 28,4% com os mesmos insumos, se estivessem operando em escala correta.
  • Item
    Narrativa onisciente no jornalismo : possibilidade de ampliação da captação.
    (2009) Maia, Marta Regina; Rodrigues, Felipe
    Este artigo tem como objetivo discutir a produção da narrativa jornalística com o uso de recursos de captação que transcendam a gramaticalização do processo de produção da notícia, cuja narrativa convencional, muitas vezes, contribui para certa esquematização dos fenômenos sociais. Ao romper com este discurso, o profissional pode provocar uma ruptura nos conceitos dogmáticos vigentes, ao abrir espaço para os anônimos como protagonistas e suas histórias de vida e assim humanizar a narrativa. A análise gira em torno da utiliza- ção, pelos jornalistas, da narração em terceira pessoa, em que o autor narra de forma onisciente os acontecimentos que servem de base especialmente para a produção de livros-reportagem, como o Abusado: o dono do morro Dona Marta, do jornalista Caco Barcellos, em que o repórter usou o método da observação participante em todo processo de produção da obra.
  • Item
    Para aprender e ensinar comunicação.
    (2004) Brittes, Juçara Gorski
  • Item
    Análise fenomenológica do ensino de administração no curso de Turismo da UFOP.
    (2008) Boava, Diego Luiz Teixeira; Boava, Fernanda Maria Felício Macêdo
    O presente trabalho pretende discorrer sobre a relevância do estudo de Administração para as carreiras de estudantes de Turismo. Faz-se uso da Fenomenologia e do método fenomenológico, tratando-se de uma pesquisa de caráter exploratório. Procura-se estudar o seguinte fenômeno-problema: o que revela os discursos de alguns alunos do curso de Turismo da Universidade Federal de Ouro Preto em relação à importância do ensino de Administração para suas carreiras? Pretende-se, de uma forma inovadora, contribuir com o conhecimento sobre a importância do ensino de Administração em cursos de Turismo, visto sob a ótica dos próprios estudantes, servindo de subsídio para estudos comportamentais vindouros no campo da Picologia Fenomenológica.
  • Item
    Relação incubadora de empresas e ação empreendedora.
    (2009) Boava, Fernanda Maria Felício Macêdo; Boava, Diego Luiz Teixeira
    Alguns países posicionam o empreendedorismo como uma prioridade nas política governamentais, pois vislumbram que esse é uma ferramenta indutora de inovações tecnológicas capazes de garantir ao respectivo país uma economia competitiva no mundo globalizado. Nesse contexto, são criados órgãos de fomento a prática empreendedora como as incubadoras de empresas. A partir dessa realidade, pretende-se analisar a relação existente entre incubadora de empresas e ação empreendedora. Para isso, investiga-se os significados que empresários incubados na Incubadora Tecnológica de Maringá atribuem a sua ação. A relevância desse estudo consiste em abordar a relação incubadora – ação empreendedora empregando-se o referencial teórico metodológico baseado no pensamento fenomenológico social que se fundamenta na consciência da existência do outro. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com seis empresários da Incubadora Tecnológica de Maringá, sendo os dados analisados segundo a abordagem fenomenológica de Sanders (1982). Destaca-se que não é pretensão desse estudo generalizar seus resultados, mas, todavia, abordar a temática em questão a partir de um referencial centrado na subjetividade humana.
  • Item
    Representações sociais da prática empreendedora no ambiente organizacional de uma multinacional de extração mineral.
    (2009) Boava, Fernanda Maria Felício Macêdo; Boava, Diego Luiz Teixeira; Santos, Simone Aparecida dos
    O fenômeno empreendedor se destaca, na atualidade, por seu caráter inovador, podendo ocasionar desenvolvimento econômico. Esse destaque atribuído ao empreendedorismo no âmbito do mundo cotidiano desperta ainda o interesse de investigação de sua prática por parte da comunidade científica, ocorrendo, com isso, a criação de um conhecimento formal sobre o assunto. Nesse cenário, emerge uma problemática de pesquisa no tocante a forma como esse conhecimento científico é representado no meio comum. Isso se traduz na seguinte questão de pesquisa: Quais as representações sociais da prática empreendedora podem ser identificadas no universo do senso comum? No presente trabalho, esse universo do senso comum se limita ao contexto organizacional de uma empresa multinacional de extração mineral atuante na região do Quadrilátero Ferrífero, MG. Utiliza-se como referencial a teoria das representações sociais, sendo a natureza da pesquisa de ordem qualitativa e descritiva. Por fim, a pertinência desse trabalho encontra-se na produção de resultados capazes de evidenciar, ainda que de forma inicial, as dimensões relacionais existentes entre o conhecimento científico acerca da prática empreendedora e as representações sociais assimiladas sobre esse fenômeno, produzidas a partir da lógica da conversação entre indivíduos em um dado espaço de tempo e realidade delimitada, não havendo pretensão de generalização das conclusões logradas.
  • Item
    Acesso à ocupação e à renda versus escolarização no espaço intra-urbano de grandes cidades : o caso de Belo Horizonte.
    (2002) Nahas, Maria Inês Pedrosa; Oliveira, André Mourthé de; Carvalho Neto, Antônio
  • Item
    A miséria da educação na ordem do capital.
    (2009) Mayer, André Luiz Monteiro
    Sem rupturas nas relações sociais que estão sob o controle do Capital, que impõe uma educação para o trabalho alienante, não poderá haver mudanças profundas no sistema educacional. Sob as relações sociais capitalistas a educação “serve” de “meio” para produção de uma consciência” funcional à ordem do Capital.