ICSA - Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas
URI permanente desta comunidadehttp://www.hml.repositorio.ufop.br/handle/123456789/624
Navegar
4 resultados
Resultados da Pesquisa
Item Concessões rodoviárias e melhorias nas vias efetivamente diminuem o custo econômico dos acidentes de trânsito? : uma análise para a rede rodoviária federal brasileira.(2019) Torres, Carlos Eduardo da Gama; Mendes, Chrystian SoaresEmbora as taxas de acidente de trânsito observadas nas rodovias brasileiras tenham apresentado uma tendência de decréscimo nos últimos anos, ainda permanecem em patamares bastante elevados, principalmente se forem comparadas com as taxas observadas em países mais desenvolvidos. Para auxiliar na compreensão deste fenômeno, buscou-se, por meio de um modelo econométrico, apontar os principais fatores que influenciam a variação de três índices de acidentalidade, calculados de acordo com a gravidade do acidente: i) índice de acidentes com mortes (indexm); ii) índice de acidentes com feridos (indexf); e iii) índice de acidentes sem vítimas (indexsv). Tais índices foram calculados para os anos de 2006 e 2009, a partir de observações registradas em trechos da malha rodoviária das regiões Sul e Sudeste, conforme sua jurisdição (concedida ou administrada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT). Os resultados indicam que a gravidade dos acidentes está relacionada ao tipo de acidente e ao trecho analisado. Em especial, observou-se que parte significativa do aumento indexf, considerando-se os anos de 2009 e 2006, ocorreu na malha em pista dupla sob jurisdição do DNIT. Entretanto, considerando-se os trechos administrados pelas concessionárias Nova Dutra e Fluminense, foi observada significância estatística para redução no indexm.Item Uma aplicação da análise fundamentalista no setor de transportes utilizando o método das componentes principais.(2019) Barros, Thiago de Sousa; Torres, Carlos Eduardo da GamaA demanda por transportes decorre da necessidade de se satisfazer as lacunas espaciais de atividades diversas e, no caso brasileiro, mediante a oferta inadequada de infraestrutura de transportes, tanto em termos de qualidade, quanto quantidade e participação modal, torna-se ainda mais importante uma melhor compreensão não só dos aspectos “físicos” da infraestrutura como os aspectos inerentes à regulação e gestão do sistema. Neste contexto, foram calculados os principais índices contábeis e financeiros (liquidez, estrutura, rentabilidade e mercado) para medir o desempenho de 12 empresas do setor de transporte e logística do Brasil, listadas na BM&FBovespa, no período compreendido entre 2008-2017. Com o intuito de simplificar a compreensão deste tipo de análise fundamentalista, esta pesquisa se utiliza da técnica estatística de análise de componentes principais para obter maior objetividade analítica. Os resultados de toda a série captaram que a LLX já apresentava resultados aquém da média de mercado, o que foi confirmado, posteriormente, pelos prejuízos acumulados nos últimos anos e que culminou, tratando-se da economia real, de mudança no nome da companhia e queda acentuada no valor de suas ações. Por outro lado, LogIn e Trevisa tiveram os melhores resultados contábeis e financeiros. Por fim, é possível inferir também que a ACP contribuiu da forma esperada para o tratamento de dados, o que trouxe maior eficiência e simplificação no processo de análise.Item Logística de transportes e expansão da produção de soja no Centro oeste.(2018) Pais, Jonnathas Marques; Torres, Carlos Eduardo da GamaO presente trabalho aborda os custos relacionados à produção e logística da soja, no Brasil com destaque especial para a região Centro oeste. Dessa forma o enfoque desse trabalho consiste em discutir como a intensa utilização do modal rodoviário no Brasil onera o custo fora da fazenda, se configurando como uma desvantagem perante o principal concorrente nesse mercado, os Estados Unidos.Item Planejamento do transporte rodoviário em Minas Gerais : uma análise de equilíbrio geral computável incorporando o custo dos acidentes para as rodovias BR-381, BR-262 e BR-116.(2013) Torres, Carlos Eduardo da GamaEste trabalho pretende destacar o Plano Estratégico de Logística de Transportes de Minas Gerais (PELT-Minas), lançando luz sobre algumas questões que necessitam ser mais bem detalhadas, no intuito de se aprimorar o planejamento de transportes rodoviário em Minas Gerais e no Brasil. Serão considerados com mais profundidade os seguintes projetos: duplicação da BR-381 entre Belo Horizonte e Governador Valadares; recuperação da BR-262 entre Belo Horizonte e Uberaba; recuperação da BR-116 entre a divisa de Minas Gerais e Bahia até a cidade de Governador Valadares; e recuperação da BR-116 entre Governador Valadares e a divisa de Minas Gerais com o estado do Rio de Janeiro. Alterações nos custos de transporte medidas pelo modelo de transportes HDM-4 foram incorporadas como um vetor de choques exógeno ao modelo de equilíbrio geral computável B-MARIA-MG. Possíveis reduções no custo dos acidentes de trânsito decorrentes das melhorias implementadas foram incorporadas a uma análise de custo-benefício.