ICSA - Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas
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Item Da beleza ao horror, da ditadura à resistência : a ressignificação de paisagens em Postcards from Brazil.(2022) Santos, Ana Carolina Lima; Vilela, Isabela de SouzaEste artigo investiga a obra Postcards from Brazil, realizada em 2016 por Gilvan Barreto, na qual fotografias de paisagens difundidas durante a ditadura civil-militar brasileira são transformadas em cartões-postais que, retalhados, passam a referenciar assassinatos ocorridos nos locais retratados. Busca-se, aqui, apreender de que forma a ressignificação dessas imagens visa o passado autoritário sob a ótica da reconstrução da verdade e da memória sobre a violência ditatorial. O artigo reflete sobre a noção de paisagem, inclusive no que diz respeito à sua constituição histórica. Em seguida, analisa como o artista a subverte em seus predicados imaginados na medida em que inscreve os crimes no espaço, dando visibilidade aos horrores da ditadura, em um mecanismo de resistência voltado para as vítimas, então eternizadas nos vazios impostos à paisagem.Item As imagens de Dilma Rousseff da ditadura civil-militar ao impedimento.(2020) Santos, Ana Carolina LimaA fotografia, entendida em seu valor de testemunho histórico e em sua potência poética, pode comportar leituras distintas dos fatos, de como eles foram e de como poderiam ter sido. Este artigo investiga de que modo essas duas facetas se apresentaram em imagens de Dilma Rousseff feitas na ditadura civil-militar e reformuladas durante a campanha eleitoral de 2014 e a luta contra o impedimento de 2016. Por meio da análise do processo de transmutação (de forma, mas também de sentido e de adequação memorialista) pelo qual passaram essas imagens, avaliam-se as implicações da mudança de temporalidade que as permeou, posto que, recompostas e ressignificadas, as fotos já não aludiam mais a um passado dado e se configuravam como materializações de uma instância simbólica que apontava para o futuro, para certo horizonte de expectativas. Além disso, tenta-se explicitar como, ao propor comparações entre passado e presente, as imagens inadvertidamente ajudaram a sabotar o amanhã por elas almejado.Item Imaginando o Holocausto a partir de Faces of Auschwitz : da fotografia à escrita, do texto à imagem.(2020) Santos, Ana Carolina Lima; Teixeira, Rafael TassiEm Faces of Auschwitz, projeto da artista brasileira Marina Amaral, alguns retratos de identificação realizados no campo de extermínio nazista são colorizados e apresentados com escritos que narram as histórias dos prisioneiros fotografados e/ou do Holocausto. Este artigo, aprofundando análise anterior dos autores, investiga as relações entre as imagens e os textos para entender de que maneira as articulações verbovisuais propostas na obra ensejam a possibilidade de realização imaginativa para a comemoração dos sujeitos e do acontecimento maior que os vitimou. Observa-se, mais precisamente, como fotografias e palavras colaboram para a exposição de uma condição biográfica capaz de (re)fundar testemunhos.Item Sobre paisagens conhecidas e corpos anônimos : memórias fotográficas do fluxo migratório no Mediterrâneo.(2019) Santos, Ana Carolina Lima; Teixeira, Rafael TassiNos últimos trinta anos, uma série de fotografias jornalísticas que retrata o drama de africanos e médio-orientais tentando (e quase sempre fracassando em) cruzar o Mediterrâneo tem produzido memórias sobre a questão migratória. Este artigo parte da análise de algumas dessas imagens a fim de discutir de que modo à construção memorialística, conformada a partir de certa política do testemunho, pode ser capaz de entrelaçar dever de memória e dever civil de ação. Trabalha-se com imagens que estabelecem relação entre as paisagens conhecidas (do mar e da praia) e os corpos anônimos (de imigrantes cujas identidades e trajetórias permanecem indefinidas) que parecem desestabilizá-las, uma relação marcada pela noção de fronteira – a qual, ao mesmo tempo em que serve para separar, abre uma possibilidade de unir o familiar e o estranho.Item Entrevendo olhares espectrais : as fotografias de vítimas das ditaduras em obras de arte contemporâneas.(2018) Santos, Ana Carolina LimaEste artigo analisa os catálogos de três exposições apresentadas no Memorial da Resistência de São Paulo que têm como principal material expressivo fotografias de mortos e desaparecidos políticos, vítimas das ditaduras civilmilitares da Argentina, do Brasil e do Chile. “Buena memoria”, de Marcelo Brodsky, “Ausenc’as”, de Gustavo Germano, e “119”, de Cristian Kirby, são examinados pelo modo como mobilizam esses retratos, destacados em suas estratégias próprias. Guardadas as singularidades de cada trabalho, a análise aponta neles uma potência comum: a capacidade de agenciar os olhares encarnados nas imagens, que então podem mirar de volta os espectadores para deles exigir recordação, responsabilização e redenção.Item Entre o afetivo e o político : o ensaio Ausências, de Gustavo Germano, como reconfigurador das memórias da ditadura.(2017) Santos, Ana Carolina Lima; Oliveira, Michel deNo projeto Ausências, realizado entre 2006 e 2012, o fotógrafo Gustavo Germano se apropriou e reencenou fotografias de família de algumas pessoas que perderam pais, cônjuges e/ou filhos (mortos e desaparecidos) durante os regimes militares na Argentina e no Brasil. O presente artigo objetiva servir de aproximação analítica desse trabalho, aqui entendido como uma forma de tornar pública a dor privada dos indivíduos envolvidos, ressignificando-a coletivamente, para conferir novas dimensões ao conhecimento que se tem acerca das sequelas ocasionadas pela ditadura. O poder memorialista da fotografia, a aura afetiva atribuída aos registros familiares e o saber imaginativo solicitado ao espectador, na tensão entre recordação e testemunho, são algumas das noções mobilizadas neste paper, tomadas para apreender o projeto em suas particularidades poéticas e em sua importância histórica.