ICSA - Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas

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Resultados da Pesquisa

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    Prestígio organizacional percebido, identificação organizacional e exaustão emocional do policial militar.
    (2020) Ceribeli, Harrison Bachion; Freitas, Virgínia Filgueiras; Rezende, Ana Flávia; Sabino, Karla Luisa Costa
    Como consequência do adoecimento de muitos policiais devido a seu ofício, não apenas eles sofrem, mas também a sociedade. Por isso, torna-se essencial investigar os fatores que contribuem para reduzir o esgotamento do policial militar e, por conseguinte, a incidência de doenças diversas sobre essa categoria profissional. Nesse contexto, definiu-se como objetivo de pesquisa analisar a relação entre o prestígio organizacional percebido, a identificação organizacional e a exaustão emocional do policial militar de Minas Gerais. O método de pesquisa empregado foi a survey e, para analisar os dados coletados, aplicou-se a técnica de Modelagem de Equações Estruturais. Com base nos resultados, concluiu-se que o prestígio organizacional percebido influencia positivamente a identificação organizacional e negativamente a exaustão emocional do agente vinculado à Polícia Militar de Minas Gerais. Ademais, constatou-se que a identificação organizacional exerce uma influência negativa sobre a exaustão emocional do policial militar de Minas Gerais.
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    Qualidade de vida no trabalho e satisfação do trabalhador no contexto da mineração.
    (2020) Ceribeli, Harrison Bachion; Noronha, Vanessa Quinan de; Rezende, Ana Flávia
    Na presente pesquisa, objetivou-se analisar a influência da qualidade de vida no trabalho sobre a satisfação dos trabalhadores que atuam no setor de extração mineral no Estado de Minas Gerais. Para tanto, adotou-se uma abordagem descritiva quantitativa. Como método de pesquisa, optou-se pela survey. Para análise dos dados, foram empregadas a Análise Fatorial Exploratória e a Regressão Linear. Analisando os dados coletados, concluiu-se que a melhoria da qualidade de vida no trabalho dos trabalhadores mineiros, especificamente das cidades de Mariana e Ouro Preto, que atuam na indústria mineral exerce uma influência positiva sobre a satisfação experimentada por eles em suas atividades laborais. Mais especificamente, confirmou-se a importância das relações humanas no ambiente laboral, da autonomia e possibilidade de participar das decisões da organização, da variedade das tarefas desempenhadas e oportunidade de desenvolver novas competências, das condições físicas de trabalho e da justiça para a satisfação dos trabalhadores da mineração estudados.
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    Diga-me que curso fazes e eu te direi quem és.
    (2019) Pereira, Jussara Jéssica; Maranhão, Carolina Machado Saraiva de Albuquerque; Rezende, Ana Flávia
    Esta pesquisa de caráter qualitativo se propôs a conhecer os aspectos simbólicos presentes nos “personagens” metaforizados por alunos de graduação ao analisarem seu curso e os outros existentes na Ifes estudada. Como referencial teórico, têm-se as relações entre significado representacional e o discurso como uma prática social (Fairclough, 1992). Os alunos foram convidados a pensar em uma metáfora. Essas metáforas foram interpretadas a partir da abordagem teórica-metodológica da análise de discurso crítica. Como resultados, observou-se sete significados representacionais. A relevância teórica desta pesquisa reside em compreender que cada personagem metaforizado pode representar percepções e estereótipos de poder sobre os cursos e profissões dentro de uma organização.
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    Formação crítica dos administradores : relatos de uma experiência pedagógica.
    (2019) Maranhão, Carolina Machado Saraiva de Albuquerque; Pereira, Jussara Jéssica; Rezende, Ana Flávia
    Entendendo a formação crítica dos administradores como uma tarefa necessária, em um quadro geral de semiformação (ADORNO, 1995), pretendeu-se, com este artigo, descrever uma experiência pedagógica no campo da pesquisa em Administração. Esta experiência propunha-se a dialogar com os alunos acerca do papel substantivo da pesquisa, buscando retirá-la da esfera instrumental em que normalmente é colocada nos cursos de Administração. Não foi a pretensão do texto tecer relações de causa e efeito sobre as respostas dos entrevistados, mas refletir, com base nelas, sobre a condição pedagógica do curso de administração, historicamente situada, pela ideologia capitalista. Para Andreas Gruschka (2014), a pedagogia promete a universalidade social da formação, entretanto, o atual sistema de ensino, baseado no sistema de valores capitalista, contém sua proposta esclarecedora corrompida. É preciso, portanto, por meio de uma “educação negativa”, resgatar o potencial libertador e formativo. A metodologia utilizada incluiu a aplicação de questionários e a análise das respostas, utilizando-se a técnica de análise de conteúdo, a qual permitiu a descrição sistemática do conteúdo da comunicação além de facilitar seu recorte, dividindo o conteúdo em categorias. Além disso, foi realizado um estudo descritivo e exploratório sobre a experiência de um projeto intitulado “Aprendendo a Ser Pesquisador: o uso da metodologia dialética como base para a formação de pesquisadores em Administração”, desenvolvido com o intuito de estimular a adoção de uma posição reflexiva dos alunos de graduação em Administração. Como resultado principal, observou-se que muitos alunos atribuíam à pesquisa um caráter funcional e utilitarista, concluindo-se que os alunos aceitam as informações e teorias apresentadas sem questionamento.
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    A poli (mono)fonia do teletrabalho.
    (2017) Barbosa, Jane Kelly Dantas; Maranhão, Carolina Machado Saraiva de Albuquerque; Rezende, Ana Flávia
    O teletrabalho vem ganhando destaque e um número considerável de adeptos frente aos imperativos de maior flexibilidade e redução de custos do mercado globalizado e inconstante em que as organizações e profissionais estão inseridos. Diante disso, torna-se um tema que merece atenção no mundo corporativo e acadêmico por se tratar de um campo multifacetado e ainda pouco explorado. O objetivo deste artigo consiste em analisar os sentidos de teletrabalho encontrados nas revistas Você S.A. e Exame, exemplares da literatura popular de gestão ou literatura pop management; identificando as palavras e expressões encontradas com maior frequência nas publicações acerca da temática e analisando-as enquanto categorias de sentido. A natureza deste estudo é qualitativa e exploratória, utilizando análise de conteúdo para tratamento dos dados. Foram analisadas as publicações sobre teletrabalho nas revistas citadas no período de 2010 a 2016, demonstrando as visões comumente relacionadas à temática e contribuindo para o melhor entendimento acerca do fenômeno teletrabalho. A partir dos resultados obtidos é possível inferir que o teletrabalho carece de atenção em relação à sua delimitação, conceituação e regulação jurídica, a fim de atribuir mais segurança aos envolvidos e mais credibilidade às estatísticas e estudos realizados. Apesar de ser um tema que conceitual e legalmente ainda está sendo construído, existe um conjunto de publicações de pop management que contribui para a construção de um conceito mais homogêneo sobre o teletrabalho, caracterizando uma “monofonia” e revelando a necessidade da realização de estudos que contemplem suas especificidades e as brechas existentes.