ICSA - Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas

URI permanente desta comunidadehttp://www.hml.repositorio.ufop.br/handle/123456789/624

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Item
    Grupo de Pesquisa Rádio e Mídia Sonora – 30 anos : lugar dos estudos radiofônicos e desafios de pesquisa.
    (2021) Martins, Nair Prata Moreira
    O Grupo de Pesquisa Rádio e Mídia Sonora da Intercom completa 30 anos. Diante desta efeméride, faz-se necessário entender qual é o lugar dos estudos radiofônicos no Brasil e os principais desafios da pesquisa em rádio e mídia sonora. Com este objetivo, realizamos pesquisa com dois movimentos metodológicos. O primeiro buscou entender o percurso do grupo, por meio de suas ações e publicações. Empreendemos também uma busca no acervo de artigos aceitos para apresentação no GP, nos congressos da Intercom, relacionando os autores, as IES e as palavras-chave. O segundo movimento foi buscar depoimentos dos nove ex- coordenadores e da atual coordenadora do grupo, que responderam às duas questões que norteiam esta investigação: Qual é o lugar dos estudos radiofônicos no Brasil 30 anos depois da criação do GP? Quais os principais desafios da pesquisa em rádio e mídia sonora? Os resultados apontam para um mapa consolidado dos estudos radiofônicos no Brasil e um grupo de pesquisa vigoroso, fraterno e profícuo, mas que enfrenta grandes desafios, inclusive a própria diminuição do seu principal objeto de investigação: o rádio.
  • Item
    Posicionamento de rádios jovens brasileiras em redes sociais : compreendendo estratégias e ações de interatividade.
    (2019) Martins, Nair Prata Moreira; Lopez, Debora Cristina; Souza, Marcelo Freire Pereira de; Avelar, Kamilla Morando; Diehl, Danielle
    O rádio brasileiro, inserido na nova ecologia de mídia, enfrenta desafios de ordem diversa assumindo diferentes configurações frente ao cenário de constante desenvolvimento tecnológico. Dado o contexto, este artigo volta seu olhar para o posicionamento no Facebook de três emissoras radiofônicas jovens brasileiras, a saber: Rádio Mix, Rádio Jovem Pan e Rádio Transamérica. Utilizando a metodologia de Análise de Conteúdo em Redes Sociais e o estudo de caso comparativo (Yin, 2001), o objetivo é compreender as principais estratégias de postagem e engajamento usadas pelas emissoras para captar a atenção da audiência nas redes sociais. Os resultados apontam para a falta de estratégia e o baixo engajamento nas fanpages. Nenhuma das emissoras analisadas constrói um efetivo processo de interação em suas redes sociais, predominando a participação, característica do rádio jovem dos anos 1990.
  • Item
    A presença da igreja no rádio brasileiro.
    (2017) Martins, Nair Prata Moreira; Lopez, Debora Cristina; Campelo, Wanir
    Há 73 anos foi ao ar o primeiro programa de rádio brasileiro de cunho religioso, A Voz da Profecia. Hoje, rádio e igreja estão atados de forma visceral, ligando altares e microfones num fenômeno que desafia os pesquisadores do campo da Comunicação. Este trabalho tem o objetivo de dar iní- cio a um breve mapeamento do rádio religioso no Brasil, buscando entender a sua configuração. Na ausência de um órgão ou entidade que centralize as informações sobre a presença da igreja na radiofonia, a pesquisa foi realizada a partir de duas investigações: dados do livro Panorama do rádio no Brasil e informações disponibilizadas pelo portal Donos da Mídia.