ICSA - Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas
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Resultados da Pesquisa
Item Evidências na projeção do Value-at-Risk em preços de camarão no Brasil via modelagem ARIMA com erros GARCH.(2013) Felipe, Israel José dos Santos; Mól, Anderson Luiz Rezende; Almeida, Vinicio de Souza eO trabalho visou determinar a perda máxima de investimento aceitável para um produtor de camarão cinza do calibre 100/120/kg. Para isso, o estudo apresentou como método os modelos autorregressivos com médias móveis (ARMA/ARIMA) e o modelo autorregressivo de heteroscedasticidade condicional (GARCH), utilizando preços semanais oriundas de 17 empresas do ramo da carcinicultura. Os resultados desta pesquisa apontaram que a um nível de significância estatística de 1%, o produtor de camarão admite uma perda da ordem de $ 3,77 e a 5%, uma perda de $ 2,87. Em geral, estes dados revelam que a cada 100g de camarão comercializado, o produtor de camarão pode perder em seu investimento até $ 2,87. Esta informação servirá de parâmetro para a formação de preços das commodities comercializadas e também para controle de redução de custos, uma vez que todo investimento requer uma remuneração sobre o capital investido. Num futuro próximo, esta informação também poderá contribuir para a formação de políticas de hedge, ou cadeia de produtores que se unem e assumem o risco do investimento, diminuindo assim o impacto do mesmo sobre um ou poucos produtores apenas. Espera-se que este trabalho sirva de suporte informacional para posteriores estudos sobre volatilidade de preços e estudo de perdas máximas aceitáveis nesta e até mesmo em outras commodities.Item Predictable and price volatility risk in the brazilian market integration of shrimp.(2015) Felipe, Israel José dos Santos; Mól, Anderson Luiz Rezende; Andrade, Bernardo Borba deO presente trabalho tem como proposta geral investigar a dinâmica da estrutura de volatilidade nos preços do camarão no mercado brasileiro de pescados. Para tanto, foi feita a descrição dos aspectos iniciais da série de preços do camarão. A partir dessas informações, foram realizados testes estatísticos e selecionou-se modelos univariados para funcionarem como previsores de preços. Apresenta-se como uma pesquisa exploratória de natureza aplicada com abordagem quantitativa. O banco de dados foi coletado através de contato direto com a Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (CEAGESP). Os resultados apontaram que a grande variabilidade nos preços do ativo se relaciona diretamente com os ganhos e perdas dos agentes de mercado. A série de preços apresenta um forte efeito sazonal e semestral. A média de preço do camarão dos últimos 12 anos foi de R$ 11,58 e, provavelmente, fatores externos à produção e a comercialização (antidumping americano, enchentes e patologias) afetaram fortemente os preços. Dentre o conjunto de modelos testados para a previsão de preços do camarão, foram selecionados quatro, os quais, através do procedimento de previsão de um passo à frente de 𝑦𝑡 de horizonte 12, revelaram-se estatisticamente mais robustos. Concluiu-se que a dinâmica de preços da commodity camarão é influenciada fortemente por fatores produtivos externos e que esses fenômenos causam efeitos sazonais nos preços. Através de modelagem estatística é possível minimizar o risco e a incerteza que estão incorporados no mercado de pescados, deste modo, as estratégias de venda e comercialização para o camarão brasileiro podem ser consolidadas e difundidas.Item Volatilidade dos índices de ações mid-large cap e small cap : uma investigação a partir de modelos arima/garch.(2013) Mól, Anderson Luiz Rezende; Felipe, Israel José dos Santos; Galvão Júnior, Franklin MedeirosO objetivo deste estudo é investigar a existência de persistência e assimetria na estrutura da volatilidade dos retornos dos índices Mid-Large Cap e Small Cap a partir de modelos de séries de tempo da classe GARCH simétricos e assimétricos com distribuição de probabilidade gaussiana, t-Student e distribuições GED. O propósito subjacente do estudo é de que a evidenciação da estrutura de propagação da volatilidade dos retornos dessas duas carteiras teóricas pode fornecer elementos importantes para a adequada construção de estratégias ótimas de hedge e gerenciamento de riscos. Como resultados mais importantes, destaca-se a evidência de maior persistência e assimetria na volatilidade da série Small Cap. Os critérios de qualidade do ajuste utilizados indicaram, para ambas as séries, um modelo TARCH com distribuição t de Student. Os resultados empíricos sugerem que a implementação de políticas que estimulem a utilização de instrumentos de hedging para carteiras de ações devem incorporar a persistência pronunciada à choques na volatilidade dos retornos. Ainda, os modelos com distribuição t-Student obtiveram melhores ajustamentos para as séries. Os dados utilizados representam cotações diárias entre os anos de 2005 e 2011.Item A relação entre as despesas com educação e o resultado do IDEB na região metropolitana de Natal-RN.(2013) Rodrigues Júnior, Giovani; Felipe, Israel José dos Santos; Bezerra, Ingrid Wilza Leal; Mendonça, Cláudio Marcio Campos de; Mól, Anderson Luiz RezendeO presente estudo tem por objetivo principal analisar o desenvolvimento educacional na região metropolitana de Natal, Rio Grande do Norte, por meio do índice IDEB numa sequência bienal composta por três períodos (2005, 2007 e 2009). Como suporte metodológico, nesta pesquisa, foi utilizada a regressão de dados em painel sob a forma e manipulação de dois dos três métodos econométricos mais evidentes (dados em painel com efeitos fixos e aleatórios). Dentre o conjunto de modelos testados, o de número 27 respondeu com maior ajuste estatístico aos testes realizados e serviu como protótipo de realidade. Concluiu-se, assim, que o investimento em educação é influenciado pelas despesas dos municípios, de tal forma que, quanto maior o investimento em educação, maior a despesa no Orçamento Público. Além disso, foi possível entender que a despesa tem relação com o IDEB, uma vez que um maior investimento em educação pressupõe melhoria da qualidade dos serviços oferecidos, podendo resultar em melhores resultados no processo de aprendizagem dos alunos que frequentam escolas públicas, com repercussões positivas para o desenvolvimento da sociedade.