ICSA - Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas
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Resultados da Pesquisa
Item A inserção dos estudos radiofônicos e de mídia sonora na pós-graduação em Comunicação no Brasil.(2021) Kischinhevsky, Marcelo; Lopez, Debora Cristina; Mustafá, Izani; Freire, Marcelo; Consciente, Patrícia; Couto, Leonardo Lopes doO trabalho, de caráter exploratório, busca investigar a inserção dos estudos de rádio e mídia sonora na pós- graduação stricto sensu na área de Comunicação no Brasil. O levantamento consistiu em busca nos currículos na plataforma Lattes de todos os professores dos 56 Programas de Pós-Graduação em atividade no país em 2020, identificando docentes com pesquisas e orientações de mestrado e doutorado a partir das seguintes palavras- chave: rádio, som, sonora, podcast, áudio e música. O resultado aponta para grande demanda por orientação de teses e dissertações sobre rádio e mídia sonora, mas com um número ainda relativamente pequeno de professores com pesquisas no campo credenciados nos PPGs, o que gera uma série de distorções.Item A inserção dos estudos radiofônicos e de mídia sonora na pós-graduação em Comunicação no Brasil.(2021) Kischinhevsky, Marcelo; Lopez, Debora Cristina; Mustafá, Izani; Freire, Marcelo; Consciente, Patrícia; Couto, Leonardo Lopes doO trabalho, de caráter exploratório, busca investigar a inserção dos estudos de rádio e mídia sonora na pós- graduação stricto sensu na área de Comunicação no Brasil. O levantamento consistiu em busca nos currículos na plataforma Lattes de todos os professores dos 56 Programas de Pós-Graduação em atividade no país em 2020, identificando docentes com pesquisas e orientações de mestrado e doutorado a partir das seguintes palavras- chave: rádio, som, sonora, podcast, áudio e música. O resultado aponta para grande demanda por orientação de teses e dissertações sobre rádio e mídia sonora, mas com um número ainda relativamente pequeno de professores com pesquisas no campo credenciados nos PPGs, o que gera uma série de distorções.Item A presença da igreja no rádio brasileiro.(2017) Martins, Nair Prata Moreira; Lopez, Debora Cristina; Campelo, WanirHá 73 anos foi ao ar o primeiro programa de rádio brasileiro de cunho religioso, A Voz da Profecia. Hoje, rádio e igreja estão atados de forma visceral, ligando altares e microfones num fenômeno que desafia os pesquisadores do campo da Comunicação. Este trabalho tem o objetivo de dar iní- cio a um breve mapeamento do rádio religioso no Brasil, buscando entender a sua configuração. Na ausência de um órgão ou entidade que centralize as informações sobre a presença da igreja na radiofonia, a pesquisa foi realizada a partir de duas investigações: dados do livro Panorama do rádio no Brasil e informações disponibilizadas pelo portal Donos da Mídia.Item Audiência radiofônica : a construção de um conceito a partir da metamorfose do meio.(2015) Lopez, Debora Cristina; Viana, Luana; Alves, Ticiane Karita Gomes; Ferreira, Laís Stefani; Santos, Priscila Francielle dosO presente artigo busca, a partir de um percurso histórico- descritivo, desenhar o perfil da audiência radiofônica no cenário da convergência. Para isso, construímos uma revisão de literatura organizada a partir dos marcos da história do meio, observando a importância da audiência na definição de sua essência, de seu conteúdo e de suas características. Trata-se de um olhar quase ensaístico, em que se busca compreender o fenômeno a partir de seu contexto. O estudo, que integra a primeira etapa de um projeto mais amplo, indica uma reversão na relação entre o rádio e sua audiência, passando de uma lógica verticalizada para outra inicialmente horizontalizada, que contempla sujeitos mais ativos e menos contemplativos.Item Rádio e redes sociais : novas ferramentas para velhos usos?(2014) Quadros, Mirian Redin de; Lopez, Debora CristinaA proximidade do rádio com o público ouvinte, a capacidade de intervenção social possibilitada pela instantaneidade e o caráter comunitário da abordagem jornalística fizeram deste meio de comunicação, desde o seu princípio, um veículo interativo. Esta característica passa hoje por um processo de adaptação, provocado pelo processo de convergência, pelo surgimento de um novo perfil de ouvinte e pela popularização das redes sociais na Internet. Neste artigo, analisamos a interatividade em seis emissoras informativas de Porto Alegre a partir de um estudo de sua presença em sites de redes sociais.Item As redes sociais como ferramentas de interatividade no radiojornalismo : uma proposta metodológica.(2014) Quadros, Mirian Redin de; Lopez, Debora CristinaO artigo apresenta uma proposta metodológica para a análise da interatividade entre o rádio e seus ouvintes, por meio da utilização de sites de redes sociais. Para tanto, parte de uma reflexão teórica sobre o conceito de interatividade, aplicando-o à comunicação radiofônica, e discute o papel das redes sociais digitais como ferramenta de interatividade para o meio. Em seguida, apresenta um modelo metodológico baseado no método de análise de conteúdo. (BARDIN, 1977). A proposta sugere o exame de conteúdos sonoros e digitais de forma simultânea e cruzada, por meio da aplicação de fichas de análise. Por fim, indica ao pesquisador os principais pontos a serem observados na interpretação dos dados quantitativos gerados pela aplicação do método, a fim de permitir a condução de inferências.