ICSA - Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas

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    A inserção dos estudos radiofônicos e de mídia sonora na pós-graduação em Comunicação no Brasil.
    (2021) Kischinhevsky, Marcelo; Lopez, Debora Cristina; Mustafá, Izani; Freire, Marcelo; Consciente, Patrícia; Couto, Leonardo Lopes do
    O trabalho, de caráter exploratório, busca investigar a inserção dos estudos de rádio e mídia sonora na pós- graduação stricto sensu na área de Comunicação no Brasil. O levantamento consistiu em busca nos currículos na plataforma Lattes de todos os professores dos 56 Programas de Pós-Graduação em atividade no país em 2020, identificando docentes com pesquisas e orientações de mestrado e doutorado a partir das seguintes palavras- chave: rádio, som, sonora, podcast, áudio e música. O resultado aponta para grande demanda por orientação de teses e dissertações sobre rádio e mídia sonora, mas com um número ainda relativamente pequeno de professores com pesquisas no campo credenciados nos PPGs, o que gera uma série de distorções.
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    A inserção dos estudos radiofônicos e de mídia sonora na pós-graduação em Comunicação no Brasil.
    (2021) Kischinhevsky, Marcelo; Lopez, Debora Cristina; Mustafá, Izani; Freire, Marcelo; Consciente, Patrícia; Couto, Leonardo Lopes do
    O trabalho, de caráter exploratório, busca investigar a inserção dos estudos de rádio e mídia sonora na pós- graduação stricto sensu na área de Comunicação no Brasil. O levantamento consistiu em busca nos currículos na plataforma Lattes de todos os professores dos 56 Programas de Pós-Graduação em atividade no país em 2020, identificando docentes com pesquisas e orientações de mestrado e doutorado a partir das seguintes palavras- chave: rádio, som, sonora, podcast, áudio e música. O resultado aponta para grande demanda por orientação de teses e dissertações sobre rádio e mídia sonora, mas com um número ainda relativamente pequeno de professores com pesquisas no campo credenciados nos PPGs, o que gera uma série de distorções.
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    A emergência dos smart speakers : desafios e oportunidades para o rádio no contexto do big data.
    (2019) Kischinhevsky, Marcelo; Lopez, Debora Cristina
    O presente artigo, de caráter exploratório, analisa a emergência dos smart speakers e a reintermediação que o dispositivo opera no mercado de mídia sonora, num contexto de crescente investimento corporativo em big data. No percurso, são elencados os desafios no horizonte e as oportunidades para as tradicionais emissoras de rádio, que precisarão se tornar parceiras de gigantes de tecnologia para assegurar um lugar de destaque no novo ecossistema midiático, em que hábitos de escuta antes solidamente estabelecidos são redesenhados. Além de pesquisa bibliográfica e documental, foram realizadas entrevistas com gestores de duas emissoras brasileiras que vêm investindo na distribuição de conteúdos radiofônicos por meio de assistentes de voz, permitindo-nos refletir sobre o papel que estes novos intermediários podem vir a desempenhar no mercado de mídia sonora.
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    Interfaces entre rádio e mídias locativas : o app AudioLab Geo e os desafios à inovação em comunicação sonora.
    (2018) Kischinhevsky, Marcelo; Sztajnberg, Alexandre; Lopez, Debora Cristina; Mustafá, Izani; Chagas, Anny Caroline Correa; Gusmão, Camila Eleutério; Filippo, Michel Pedro; Magalhães, Amanda Luiza Pedrosa
    O presente trabalho sistematiza os primeiros resultados do projeto de desenvolvimento de um aplicativo de áudio digital georreferenciado, o AudioLabGeo, que permite a escuta, em dispositivos móveis e computadores, de conteúdos radiofônicos sobre pontos de interesse histórico, geográfico, social e cultural. A iniciativa, que busca explorar as potenciais interfaces entre rádio e mídia locativa, é fruto de parceria entre o AudioLab (Laboratório de Áudio) da Faculdade de Comunicação Social (FCS) e o Laboratório de Ciência da Computação (LCC) do Instituto de Matemática e Estatística (IME) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), visando à constituição de uma plataforma colaborativa, reunindo diversas instituições de ensino superior, não apenas do Brasil, mas em nível internacional. No percurso, serão abordadas as barreiras a iniciativas inovadoras e transdisciplinares em universidades públicas brasileiras.