ICSA - Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas

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Resultados da Pesquisa

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    Home office sob a perspectiva dos trabalhadores : lições do período pandêmico.
    (2023) Ceribeli, Harrison Bachion; Lana, Nataly Ariadne Rodrigues; Maciel, Gustavo Nunes; Inácio, Raoni de Oliveira
    A presente pesquisa teve como objetivo levantar as percepções dos trabalhadores que passaram a realizar suas atividades laborais em home office durante a pandemia do Covid-19, bem como suas expectativas relativas ao período pós-pandêmico. Para esse fim, realizaram-se dez entrevistas em profundidade com teletrabalhadores de diferentes setores de atuação. Optou-se pela aplicação da técnica de Análise de Conteúdo para tratamento dos dados coletados. Examinando os resultados alcançados, verificou-se que a ruptura repentina e desestruturada do modelo de trabalho presencial, seguida pela adoção do home office, apesar de justificada devido ao avanço da pandemia, criou diversas dificuldades para os trabalhadores entrevistados, especialmente no que se refere à conciliação das demandas pessoais e profissionais. Complementarmente, constatou-se também que os participantes da pesquisa, devido à ausência de uma divisão clara, tanto física quanto temporal, entre a vida pessoal e o trabalho, passaram a estender a jornada laboral diária com frequência, o que os levou a um estado de esgotamento e estresse. Apesar dessas dificuldades, os entrevistados se mostraram favoráveis à permanência do home office mesmo após o fim da pandemia, demonstrando, em sua maioria, a preferência pelo modelo híbrido de trabalho. Este estudo contribui para a discussão acerca da necessidade de planejar adequadamente a migração do trabalho presencial para o home office ou vice-versa, de modo que esse processo ocorra de maneira harmoniosa e organizada, evitando a insatisfação profissional dos trabalhadores envolvidos e um eventual fracasso da adoção do teletrabalho.
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    Desenvolvimento profissional, burnout e cidadania organizacional.
    (2021) Ceribeli, Harrison Bachion; Diniz, Joice Rayra Vieira; Inácio, Raoni de Oliveira; Felipe, Israel José dos Santos
    Esta pesquisa objetivou analisar, no contexto da indústria cervejeira, a relação entre a síndrome de Burnout, as oportunidades de desenvolvimento profissional proporcionadas pelas organizações a seus funcionários e o comportamento de cidadania organizacional. Como método de pesquisa, empregou-se a survey, coletando-se dados junto a uma amostra composta por 384 funcionários de cervejarias multinacionais. Para análise, utilizou-se a técnica de Modelagem de Equações Estruturais. Analisando os resultados, constatou-se que, ao fornecer condições para que os funcionários das indústrias cervejeiras se desenvolvam, eles tendem a retribuir comportando-se como cidadãos organizacionais, além de estarem menos sujeitos a desenvolver a síndrome de Burnout. Complementarmente, confirmou-se que, entre os participantes da pesquisa, a síndrome de Burnout leva à redução da cooperação espontânea e da disposição de defender a imagem da organização.
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    Estudo da intenção de doar dinheiro para as Santas Casas de Misericórdia brasileiras.
    (2020) Inácio, Raoni de Oliveira; Ceribeli, Harrison Bachion; Felipe, Israel José dos Santos; Ovídio, André Luiz de Abreu
    O artigo tem como objetivo analisar os fatores que influenciam a intenção de doar para as Santas Casas de Misericórdia do Brasil. Para a realização deste estudo, foi utilizada a modelagem de equações estruturais, por meio do método survey. A pesquisa foi realizada com a aplicação de 446 questionários. O modelo proposto demonstrou que os construtos credibilidade, confiança, comprometimento, tipicidade e empatia obtiveram resultados que os confirmam como antecedentes a intenção de doar. A partir da análise dos resultados obtidos por essa pesquisa, verificou-se que a tipicidade é a variável que mais influencia a intenção de doar de um indivíduo.
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    Proposta de validação de um modelo para mensuração do desenvolvimento regional sustentável em uma região turística.
    (2017) Inácio, Raoni de Oliveira; Wittmann, Milton Luiz; Battistella, Luciana Flores; Xavier, Thiago Reis
    Atualmente, uma região turística se assegura em premissas que atendem ao novo contexto global, tais como: a questão econômica, que por sua vez exige uma articulação em prol dos interesses corporativos, os fatores sociais e ambientais que de forma especializada e contigua permitem atender os anseios do desenvolvimento regional contemporâneo. O objetivo deste estudo fundamenta se sob a validação do modelo proposto por Chow e Chen (2011) para análise de percepção em relação ao desenvolvimento regional sustentável em uma região turística. Para tanto, realizou se uma pesquisa quantitativa do tipo survey com 465 pessoas dos municípios de Gramado, Canela e Nova Petrópolis/ Rio Grande do Sul/ Brasil. Para validação, primeiramente, realizou se o cálculo do alfa de Cronbach, seguido de uma análise fatorial exploratória. A posteriori utilizou se do coeficiente de correlação de Pearson e modelagem de equações estruturais. Como resultado obteve se que o modelo é adequado para a mensuração do desenvolvimento regional sustentável.
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    Uma análise das práticas de gestão de pessoas das organizações sob a ótica da diversidade de gênero.
    (2016) Ceribeli, Harrison Bachion; Inácio, Raoni de Oliveira; Colares, André Felipe Vieira; Silva, Ana Luiza Ribeiro da
    A presente pesquisa teve como objetivo analisar as práticas de gestão de pessoas adotadas pelas organizações, sob a ótica da desigualdade de gênero. Para isso, realizou-se um estudo de casos múltiplos, pesquisando-se quatro organizações. Analisando os dados coletados, evidenciou-se a dificuldade de se lidar com a desigualdade de gênero no âmbito organizacional, visto que as empresas estudadas negam a existência de tal distorção e, por conseguinte, ignoram a necessidade de criarem políticas para resolverem o problema. Mesmo com vários estudos apontando a diversidade da força de trabalho como fator positivo para a empresa, os dados obtidos parecem sinalizar que as organizações preferem manterem-se indiferentes quanto ao problema do tratamento desigual destinado a homens e mulheres. A contribuição deste trabalho reside na identificação de alguns gargalos nas práticas de gestão de pessoas adotadas pelas organizações, no que diz respeito à questão da diversidade de gênero. Espera-se, com isso, que esta pesquisa auxilie gestores na redefinição de políticas organizacionais relacionadas à flexibilização do trabalho, remuneração e carreira, tornando o ambiente corporativo mais equânime para homens e mulheres.
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    Uma análise do absenteísmo no setor público brasileiro.
    (2016) Ceribeli, Harrison Bachion; Inácio, Raoni de Oliveira; Silva, Mara Cristina da
    Esta pesquisa teve como objetivo analisar os fatores que influenciam o absenteísmo nas organizações públicas brasileiras. Para isso, optou-se por uma abordagem metodológica quanti-qualitativa. Primeiramente, realizouse um levantamento de campo, cuja amostra foi composta pelos servidores de três Prefeituras localizadas em São Paulo. Em seguida, conduziu-se um grupo focado também com servidores públicos. Os resultados obtidos apontam que existe relação negativa entre autonomia no trabalho e absenteísmo, e entre identificação com o trabalho e absenteísmo. Por outro lado, constatou-se uma relação positiva entre a cooperação mútua entre os servidores e o absenteísmo, assim como entre o bom relacionamento interpessoal e o absenteísmo, à medida que os indivíduos, para manterem um clima organizacional ameno, tornam-se mais tolerantes ao absenteísmo alheio. Finalmente, foi possível constatar que, ao serem chefiados por gestores que adotam uma conduta antiética, os servidores tendem a se ausentar mais do trabalho.
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    O impacto da experiência internacional na percepção da distância psíquica.
    (2015) Schiavini, Janaína Mortari; Inácio, Raoni de Oliveira; Casasola, Fernanda Pase
    Este artigo objetivou investigar como a experiência internacional interfere na percepção da distância psíquica entre o Brasil e outros seis países. Para tanto, entrevistou-se seis pessoas com experiência internacional e seis sem experiência, buscando identificar as percepções convergentes e divergentes. O estudo possui caráter descritivo e natureza qualitativa, baseando-se nos modelos teóricos de Rocha (2004) e Hofstede (1980). Os dados foram analisados conforme a técnica de análise de conteúdo. Os resultados possibilitaram comprovar empiricamente a influência da experiência internacional na percepção da distância psíquica, e revelar as associações equivocadas que os entrevistados cometem por falta de conhecimento sobre os países.
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    Um estudo dos determinantes da decisão dos e-consumidores de comprarem no comércio eletrônico.
    (2015) Ceribeli, Harrison Bachion; Inácio, Raoni de Oliveira; Felipe, Israel José dos Santos
    O objetivo deste estudo foi identificar e categorizar os antecedentes que explicam a decisão dos e-consumidores de adotarem o comércio eletrônico para realizarem suas compras. Para tanto, realizou-se uma pesquisa quantitativa com 310 pessoas, estratificadas por quotas, dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo. Os dados coletados foram analisados por meio de Modelagem de Equações Estruturais e o modelo proposto foi validado estatisticamente. Entre os principais resultados, destaca-se a constatação de que os consumidores optam pelo comércio eletrônico movidos pela percepção de que este canal de compras otimiza os resultados obtidos (determinantes funcionais), propicia diversão e prazer (determinantes hedonistas), é seguro e não os expõe a grande risco (determinante confiabilidade) e pela disponibilidade de tempo, distância geográfica envolvida na compra e flexibilidade no horário de funcionamento dos websites (determinantes situacionais). A principal contribuição desta pesquisa reside no esforço dos autores de criar um modelo para explicar a adoção do comércio eletrônico sob a perspectiva dos indivíduos, favorecendo a redução da lacuna teórica atualmente existente no que se refere ao estudo do e-consumidor.
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    A influência dos blogs de moda no processo de decisão de compra dos leitores natalenses.
    (2016) Pignataro, Thelma; Felipe, Israel José dos Santos; Inácio, Raoni de Oliveira; Moura, Luana Medeiros de
    Esta pesquisa surgiu da necessidade de identificar se os blogs de moda influenciam no processo de compra dos leitores natalenses. Como consequência do desenvolvimento da internet e do crescimento dos blogs de moda, a indústria de produtos e serviços associados à moda e beleza, passou a se utilizar desses blogs como um canal de comunicação com clientes e possíveis clientes, com o intuito de atingir novos consumidores. Para o atingimento dos objetivos propostos no estudo, utilizou-se uma pesquisa realizada através da elaboração e aplicação de questionários via a ferramenta Google Drive, composta do perfil sócio econômico e da opinião dos entrevistados a respeito dos blogs de moda. Foi questionado se estes acreditam nas informações expostas nesses sites, se já conheceram alguma marca ou produto que tenham sido divulgados por algum blog dessa natureza e por fim se já compraram por influência dos mesmos. Os dados foram tabulados e tratados utilizando o teste Qui-Quadrado, o teste de Fisher e Análise de Correspondência, comprovando-se, a existência da influência pelos blogs de moda no processo e decisão de compra dos leitores de Natal. Concluiu que as pessoas que acessam os blogs de moda como uma ferramenta de auxílio na hora das compras são influenciadas pelas informações expostas nesses blogs.
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    Encantos dos elementos constitutivos no visual merchandising das vitrinas : um estudo de caso sobre a percepção do consumidor natalense.
    (2014) Costa, Amanda Rayssa Ferreira da; Teixeira, Thelma Pignataro; Felipe, Israel José dos Santos; Inácio, Raoni de Oliveira
    Esta pesquisa objetivou analisar a percepção do consumidor natalense sobre o visual merchandising nas vitrinas da cidade, utilizando os elementos constitutivos do ambiente, mais estratégicos para os pontos de vendas. Para o atingimento dos objetivos propostos no estudo, utilizou-se uma pesquisa via ferramenta Google Drive, composta do perfil sócio econômico dos entrevistados e dos impactos dos elementos constitutivos do visual merchandising dos pontos de vendas, na percepção desses pesquisados, com tratamento estatístico dos dados através de testes qui-quadrado, análise de correspondência e análise fatorial. Os resultados apontaram que os consumidores conseguem identificar os elementos constitutivos do ambiente, uma vez que, eles apresentam preferências por aromas suaves, cores claras e sons calmos. Outro aspecto identificado foram os fatores que fazem o consumidor se interessar por uma vitrina. Observou-se o interesse deles por aquelas que contam uma história despertando a curiosidade, por aquelas apresentadas com imaginação e sedução, pelas cores, pela arrumação e por fim pelo público alvo que a vitrina pretende atingir. Identificou-se também que os elementos constitutivos são impactantes nos consumidores na hora que eles estão passando por uma vitrina, pois ajudam na lembrança que eles têm da marca criando uma identidade dela, e causam sensação de satisfação de forma que eles queiram permanecer na loja, retornarem e até lembrarem-se dela quando surgir um desejo de compra futuro. Conclui-se que, O visual merchandising é um instrumento poderoso e preciso, que quando usado corretamente auxilia as empresas a atraírem os consumidores para dentro da loja, faz com que eles se lembrem da marca e, além de tudo isso, impulsiona as vendas sejam elas por necessidade ou não, deste modo, apresenta-se como uma importante ferramenta no processo de comunicação comercial.