ICSA - Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas

URI permanente desta comunidadehttp://www.hml.repositorio.ufop.br/handle/123456789/624

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Item
    Tecnologias de informação e comunicação - discursos dialógicos e colaborativos para a realidade educacional do terceiro milênio.
    (2021) Ceribeli, Maria Cláudia Bachion; Ceribeli, Harrison Bachion
    A educação no Brasil tem apresentado, de maneira repetitiva, uma série de problemas, como elevado índice de evasão escolar, indisciplina e reclamações, tanto dos alunos, quanto dos professores, em relação ao ambiente escolar e às aulas. Nesse cenário, este estudo teve como objetivo discutir os desafios que os docentes enfrentarão no terceiro milênio para minimizar tais problemas. Os principais pontos abordados foram a inserção de novas tecnologias de informação e comunicação no ambiente escolar e a postura dos professores; o papel dos docentes no processo de aprendizado; e a necessidade de adaptação dos profissionais de educação em relação ao aprendizado colaborativo.
  • Item
    Arranjos laborais flexíveis e sua influência sobre os conflitos trabalho-família e a exaustão do trabalhador.
    (2019) Ceribeli, Harrison Bachion; Alfenas, Gisllaine Jeanne; Ceribeli, Maria Cláudia Bachion
    A mesma tecnologia que eliminou os limites físicos para a realização do trabalho trouxe ainda um conjunto de possibilidades no que se refere à flexibilização laboral, viabilizando modelos como o home-office e o horário flexível, cujos efeitos sobre o trabalhador ainda carecem de investigação. Neste sentido, delimitou-se como objetivo de pesquisa analisar a relação entre a flexibilização dos arranjos laborais no âmbito organizacional, os conflitos trabalho-família e a exaustão emocional do trabalhador. Para atingir tal objetivo, adotou-se uma abordagem descritiva quantitativa. Para coleta de dados, optou-se pelo método survey, sendo a população do estudo composta pelos habitantes de Mariana e Ouro Preto, ambas cidades localizadas no Estado de Minas Gerais, que estavam empregados no momento em que os dados foram coletados. Para análise dos dados, utilizou-se a técnica de Modelagem de Equações Estruturais. Com base nos resultados alcançados, constatou-se que, mesmo que a flexibilização laboral não afete diretamente a exaustão emocional do trabalhador, exerce sobre ela uma influência indireta, pois reduz os conflitos trabalho-família, que, por sua vez, impactam o desgaste individual experimentado no universo do trabalho.