DETUR - Artigos publicados em periódicos

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Resultados da Pesquisa

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    A atividade turística sob o enfoque da pedagogia social.
    (2020) Alves, Kerley dos Santos
    Esta comunicação reflete a articulação do binômio turismo-educação, o papel da educação no turismo e vice-versa, sob o enfoque social, apresenta breve relato sobre o projeto “Valorização e capacitação técnica de jovens e mulheres para o turismo” e da importância para a inclusão de pessoas em situação de vulnerabilidade social. Foi realizada pesquisa bibliográfica e análise dos relatos de experiências no projeto. Os arcabouços da pedagogia social possibilitaram a construção de diálogos interativos entre os saberes sobre e para a comunidade participante; um modelo metodológico de intervenção em educação social, com aprendizagens não formais para um turismo humanizado. Os resultados apontam a importância da Pedagogia Social na educação não escolar como instrumento de inclusão, socialização, lazer e fortalecimento do sentimento de pertença da comunidade. Apresenta-se uma nova concepção de turismo que amplia o espaço do consumo turístico em espaço de educação intra e extraclasse na valorização da cultura local.
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    O turismo em Ouro Preto - Minas Gerais, Brasil - na perspectiva dos moradores.
    (2013) Machado, Simone Fernandes; Alves, Kerley dos Santos
    Este trabalho objetivou conhecer a percepção dos moradores da cidade de Ouro Preto - Minas Gerais, Brasil, acerca da conversão de seu lugar de morada em destino turístico. Teve como ponto de referência o Centro Histórico do município de Ouro Preto, o qual possui 12 distritos, além da sede, e foi palco de vários acontecimentos que marcaram a história brasileira, atraindo a preferência dos turistas - nacionais e internacionais - que buscam conhecer a história, a cultura e a religiosidade mineiras. A metodologia da pesquisa envolveu entrevista direta, aleatória, por conveniência, e aplicação de 100 questionários junto a moradores em bairros localizados no entorno da Praça Tiradentes, local onde estão localizados os atrativos turísticos que apresentam maior fluxo de visitação em Ouro Preto, tais como o Museu da Inconfidência, o Museu do Oratório e o Museu da Escola de Minas, visando, assim, avaliar os impactos resultantes da atividade turística na perspectiva dos moradores e o nível de aceitação dos mesmos quanto à presença dos turistas. Nos resultados, verificou-se que há boa aceitação dos turistas por parte dos moradores; porém, constatou-se a ausência de planejamento adequado que promova o desenvolvimento de medidas que amenizem os impactos negativos causados pela visitação turística em 2012.
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    Educação Ambiental como promotora de consciência ambiental na rede pública de ensino de Ouro Preto (MG).
    (2013) Machado, Simone Fernandes; Monteiro, Josefa Clara Lafuente; Alves, Kerley dos Santos
    O presente artigo relata os resultados obtidos a partir de estudo desenvolvido com alunos de escolas pertencentes à rede pública de ensino de Ouro Preto (MG), que participaram do projeto de Educação Ambiental relacionado ao turismo em Unidade de Conservação “A Escola vai ao Parque” promovido pela Prefeitura Municipal de Ouro Preto. Para tanto, foi realizada pesquisa com aplicação de questionários, em horários normais de aulas durante quatro dias no mês de maio de 2012 com a proposta de identificar, em termos quantitativos as principais características do perfil dos alunos assim como o nível de consciência ambiental dos mesmos visando servir de base para fins de planejamento e gestão da atividade turística nos parques municipais. Considerando que a Educação Ambiental deve ser ensinada de forma interdisciplinar, as informações coletadas definem que a maioria dos entrevistados acredita que o tema é abordado em poucas disciplinas e de forma descontínua. Sendo que, ao final da pesquisa apresentamos sugestões para conservação e melhorias nos parques naturais municipais.