POSGEO - Mestrado (Dissertações)

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    Influência do estado de tensão na obtenção dos parâmetros de estado crítico de rejeitos filtrados de minério de ferro.
    (2022) Oliveira, Stefânia Corrêa de; Pereira, Eleonardo Lucas; Delgado, Bruno Guimarães; Pereira, Eleonardo Lucas; Ferreira, Lucas Deleon; Consoli, Nilo Cesar
    O estudo experimental foi conduzido para analisar o comportamento geomecânico dos rejeitos de minério de ferro filtrado sob diferentes densidades, faixas de tensões e condições de consolidação. Considerando a ascensão da técnica de empilhamento de rejeitos filtrados no Brasil, tornam-se relevantes pesquisas voltadas à estimativa das propriedades e comportamento desses materiais. Foram analisados dois rejeitos, ambos com distribuições granulométricas correspondentes a uma areia siltosa com finos não plásticos e diferentes teores de finos. As amostras foram reconstituídas simulando condições soltas e densas sob tensões de confinamento que variaram entre 200 e 1600 kPa. As Linhas de Estado Crítico (LECs) dos rejeitos se mostraram curvas no plano 𝑙𝑜𝑔 𝑝’ − 𝑒, com tendência a serem horizontalizadas a baixos níveis de tensão média efetiva, refletindo a instabilidade do material em condições mais soltas. Com o aumento da tensão confinante, verificou-se redução do amolecimento dos rejeitos, sendo que as LECs se tornaram mais íngremes e paralelas às respectivas linhas de consolidação. Para os níveis de tensões ensaiados (de até 1.600 kPa) não foi verificada quebra de grãos, sugerindo que a inclinação mais acentuada da LEC está associada à evolução da morfologia dos grãos (forma e rugosidade). A consolidação com 𝐾0=0,7 se mostrou pouco relevante na definição das LECs (comportamento não newtoniano) diferentemente da linha de instabilidade que se mostrou fortemente influenciada pela anisotropia induzida.
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    Avaliação da estabilização química de um rejeito de minério de ferro para aplicação em infraestrutura de pavimentos.
    (2020) Gentil, Gustavo Aurélio; Pereira, Eleonardo Lucas; Pitanga, Heraldo Nunes; Pereira, Eleonardo Lucas; Silva, Guilherme Jorge Brigolini; Oliveira, Tales Moreira de
    As atividades de beneficiamento de minério de ferro estão associadas aos impactos ambientais, especialmente devido aos significativos volumes de rejeito gerados. Por outro lado, a pavimentação de vias demanda grandes volumes de materiais de construção que podem onerar os serviços, caso não estejam em regiões próximas à implantação das vias. Buscando uma forma de reduzir o impacto ambiental das atividades mineradoras e o custo dos serviços de pavimentação de vias, propôs-se, neste trabalho, a avaliação do uso de rejeitos de minério de ferro, produzidos na região do Quadrilátero Ferrífero, em Minas Gerais (MG), em camadas de suporte de pavimentos. Como o rejeito, aplicado de forma isolada, não apresenta capacidade de suporte necessária para esse fim, buscou-se o melhoramento de suas propriedades, através da aplicação de um estabilizante químico, o cimento tipo Portland. O rejeito foi coletado em pilhas de armazenagem de uma mineradora em Ouro Preto – MG e utilizou-se cimento Portland tipo CPII E 40 RS adicionado em teores de 2, 4, 5 e 6% em massa. O rejeito foi caracterizado quanto às suas propriedades químicas (por análises de difratometria e fluorescência por raios-X), ambientais (por ensaios de lixiviação e solubilização), físicas e mecânicas (através de ensaios de granulometria, LL, LP, massa específica, compactação, CBR, expansão e resistência à compressão simples). No material estabilizado, foram realizados os ensaios de compactação, resistência à compressão simples e durabilidade por molhagem e secagem. Os resultados obtidos foram comparados com a bibliografia encontrada sobre estabilização química de rejeitos e com normas técnicas referentes a solo-cimento. Em seguida, foi realizada a avaliação da viabilidade econômica do uso deste material. Pôde-se concluir, de forma geral, que o rejeito é classificado ambientalmente como inerte e não perigoso, é composto por óxidos de ferro e quartzo e que sua estabilização química, para fins de aplicação em camadas estruturais de pavimento, é técnica e economicamente viável, pois apresentou propriedades favoráveis do ponto de vista da engenharia a um custo menor, se comparado a materiais comumente utilizados em obras de pavimentação.