Dissertações defendidas em outras Instituições
URI permanente para esta coleçãohttp://www.hml.repositorio.ufop.br/handle/123456789/8683
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Resultados da Pesquisa
Item Mulheres e trabalho na pandemia : estudo de caso sobre os impactos do trabalho remoto na qualidade de vida das servidoras de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia em Minas Gerais.(2022) Magalhães, Gilcéia Freitas; Oliveira, Pablo Meneses e; pablo.menezes@ifmg.edu.br; Oliveira, Pablo Meneses e; Ribeiro, Gisélia Maria Campos; Passos, Daniela Oliveira Ramos dosEssa pesquisa tem por objetivo compreender os impactos do trabalho remoto na saúde e na qualidade de vida das mulheres, especialmente as servidoras de um campus do Instituto Federal de Minas Gerais. A pandemia da Covid-19 a partir do início do ano de 2020 representou para a Educação um cenário de desafios em que os trabalhadores precisaram se adaptar, aprender, reinventar e reorganizar o ambiente doméstico para o trabalho remoto. Buscou-se demonstrar os desafios vivenciados e as principais dificuldades encontradas pelas servidoras desde a implantação do trabalho remoto; verificar se o uso de canais não institucionais de comunicação durante e após a suspensão das atividades acadêmicas presenciais, a exemplo do whatsapp, contribuíram ou prejudicaram o trabalho das servidoras; identificar se houve casos de assédio moral no campus decorrentes dessa modalidade de trabalho; investigar se a qualificação profissional das servidoras foi prejudicada em virtude do confinamento e das exigências sobre o papel da mulher-mãe. Apresentamos, como resultado, na direção de pesquisas realizadas por Antunes (2020), Sousa (2021), Murta (2021) e Candido e Campos (2020) que a rotina do home office evidenciou a desigualdade de gênero preexistente na sociedade, com intensificação do trabalho, prejuízos na formação acadêmica e na progressão profissional. Visando a fomentar a discussão sobre as temáticas trabalho feminino, feminismo, repressão, desigualdades, trabalho reprodutivo e luta feminista, foi produzido um site, no qual é disponibilizado o acesso a um acervo virtual de livros em formato digital, artigos e vídeos sobre a condição da mulher. O acesso se dá através da plataforma Instagram, que estabelece um ambiente de comunicação e informação destinado às mulheres, por meio do qual elas podem adquirir ou ampliar conhecimentos.Item Marketing científico digital e a divulgação da ciência : o papel dos portais de periódicos da América Latina e do Caribe.(2021) Carvalho, Gracilene Maria de; Araújo, Ronaldo Ferreira de; Araújo, Ronaldo Ferreira de; Oliveira, Dalgiza Andrade; Cirino, Sérgio DiasO marketing científico digital é um plano estratégico que requer do portal de periódico um planejamento e tomadas de decisões com vista a maximizar a visibilidade e a divulgação da ciência junto à comunidade científica e à sociedade em geral. Os portais de periódicos são plataformas digitais dedicadas à gestão dos periódicos científicos de uma determinada instituição. O objetivo principal desta pesquisa foi investigar como ocorrem as estratégias e as práticas de marketing científico digital para ampliar a visibilidade e a divulgação científica, apontadas pela literatura científica e pelos documentos normativos dos portais de periódicos de acesso livre e gratuito pertencentes às universidades públicas dos países da América Latina e do Caribe. A metodologia caracteriza-se como pesquisa de natureza básica, com objetivos exploratórios e descritivos. Os procedimentos metodológicos foram realizados em cinco etapas: levantamento bibliográfico de fundamentação teórica do estudo; mapeamento dos portais de periódicos da América Latina e do Caribe; revisão sistemática da literatura científica para analisar tendências de comunicação da ciência; construção do instrumento de coleta de dados com base nas leituras da bibliografia utilizada; e coleta e tratamento dos dados. Como resultados da análise sistemática da literatura, foram identificadas evidências de ações estratégicas de marketing científico, como: os recursos midiáticos de vídeo, áudio, imagem e da web social; as ferramentas, que são os resumos de vídeo, os podcasts em áudio, as mídias sociais (Facebook, Instagram, Twitter, youtube); e os quadrinhos científicos. E, nos documentos normativos (considerando os eixos temáticos de uma proposta de um plano de marketing científico, como: ações de visibilidade, presença digital, divulgação da ciência, público, avaliação e controle), foram identificadas evidências de ações estratégicas voltadas mais para a visibilidade da ciência, como indexação em bases de dados, assim como ações voltadas para melhorar as métricas e os indicadores de qualidade, treinamentos e capacitação dos editores, sendo os editores o público-alvo das ações dos portais. Notou-se que a presença digital dos portais de periódicos na web social ainda é baixa e que os documentos normativos praticamente não abordam ações voltadas para maximizar essa presença dos periódicos e dos pesquisadores. A literatura apresentou algumas possibilidades de ações e ferramentas para aumentar a comunicação da ciência de forma mais interativa e dinâmica, mas parece que a maioria dos portais de periódicos ainda não aderiu a outras tendências midiáticas, além de páginas em mídias sociais. No geral, os resultados indicam que a presença digital e a divulgação da informação científica dos portais de periódicos são limitadas aos próprios portais. Neste sentido, um dos desafios dos portais é agir estrategicamente para aumentar a visibilidade e a divulgação da ciência, apresentando-se como fonte de informações confiáveis e contribuindo com o combate ao discurso do negacionismo científico.