PPGCC - Mestrado (Dissertações)

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    Um modelo de classificação supervisionada com rotulagem automática para reconhecimento de áudio de web rádios.
    (2014) Rezende, Diego Dutra de; Pereira Junior, Álvaro Rodrigues
    Com o aumento da capacidade de processamento dos computadores nos últimos anos, uma área específica da computação tem despertado a atenção tanto da academia quanto da indústria: a área de Recuperação de Informação em Música (do inglês, Music Information Retrieval _ MIR). Em especial, sistemas que reconhecem automaticamente áudio sendo tocado, seja em um sinal que vem da Web, seja gravando o áudio em dispositivos móveis, tem ganhado especial importância. Em tempos passados, havia ciência para se reconhecer áudio com precisão aceitável, como na faixa de 90%, mas os métodos não eram eficientes ao ponto de serem aplicados em escala, por exemplo, para a aplicação de reconhecimento de áudio em Web rádios, considerando-se um volume de milhares de rádios monitoradas em tempo real e índices da ordem de milhões de músicas. Hoje em dia os métodos não se desenvolveram tanto, mas o poder computacional disponível comercialmente é muito maior, permitindo então o desenvolvimento de uma gama de inovações tecnológicas na área. Nesta dissertação é apresentado um novo modelo de reconhecimento de áudio, capaz de usar o aprendizado supervisionado de máquina a partir de dados rotulados automaticamente para agregar diferentes métodos de reconhecimento de áudio, visando aumentar a precisão do reconhecimento, sem perder em eficiência. A rotulagem automática, cujo resultado é usado na etapa de treino, é possível porque as Web rádios são transmitidas usando protocolos e parâmetros conhecidos, de forma que é possível gerar dados sintéticos para treino e depois aplicar o modelo aprendido sobre as rádios reais. Neste trabalho mostra-se que, se os parâmetros das rádios são bem definidos, a combinação de métodos de reconhecimento utilizando o modelo proposto pode reduzir a perda (ou erro) do método de reconhecimento heurístico em até 55%, chegando a ter revocação média muito próxima de 100%. Isto considerando como baseline um método heurístico que está em execução em um sistema comercial que audita a ocorrência de propagandas em rádios que transmitem pela Web.