PPGCC - Mestrado (Dissertações)

URI permanente para esta coleçãohttp://www.hml.repositorio.ufop.br/handle/123456789/597

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Planejando a infraestrutura de comunicação baseada em níveis de serviço para veículos conectados.
    (2021) Silva, Lucas Diniz; Silva, Cristiano Maciel da; Sarubbi, João Fernando Marchry; Silva, Cristiano Maciel da; Sarubbi, João Fernando Marchry; Souza, Fernanda Sumika Hojo de; Pitangui, Cristiano Grijó
    O presente trabalho aborda heurísticas computacionais na busca de soluções para a mobilidade da sociedade do século XXI. A Rede Delta é a métrica utilizada para caracterizar o desempenho da rede veicular. A partir dela três estratégias são propostas para realizarem a alocação das unidades de comunicação em uma determinada malha rodoviária. A primeira estratégia opera de forma gulosa, realizando alocações nos locais com o melhor desempenho momentâneo. A segunda estratégia consiste em uma otimização da primeira, evitando ótimos locais. A terceira estratégia utiliza um algoritmo genético com busca local para realizar a alocação. A escolha de alguns parâmetros para a execução do algoritmo genético, bem como os locais mais promissores para a implantação das unidades são estudados ao longo do trabalho. As estratégias propostas foram comparadas com a estratégia intuitiva de se alocar as unidades de comunicação nas áreas de maior tráfego da via. Os resultados mostram que as estratégias conseguem resultados superiores à intuitiva para todos os cenários. As estratégias também são comparadas entre si e os resultados mostram que a segunda e a terceira estratégia conseguem um resultado levemente superior a primeira, o que indica que as decisões gulosas foram bem planejadas, porém não são as melhores.