PPEA - Mestrado (Dissertações)

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    Complexidade econômica, pobreza multidimensional e instabilidade macroeconômica no Brasil : uma investigação para os estados brasileiros.
    (2022) Massote, Vinícius Assis; Oliveira, Heder Carlos de; Oliveira, Heder Carlos de; Botega, Laura de Almeida; Ribeiro, Mirian Martins
    A medida em que estudos nas áreas das Ciências Econômicas e Sociais se desenvolvem, conceitos novos são criados e aperfeiçoados para compreendermos o funcionamento e dinâmica do sistema econômico. Em relação a pobreza, seu conceito antes envolvia apenas o nível de renda. Atualmente, o conceito envolve dimensões relacionadas ao bem-estar, liberdade econômica e social do indivíduo, denominado pobreza multidimensional. O objetivo deste trabalho foi analisar a relação entre a pobreza multidimensional e variáveis macroeconômicas e da estrutura produtiva brasileira. Na literatura recente de crescimento econômico, argumenta que a complexidade econômica de um país ou região, aqui medida como a variedade e sofisticação de produtos do sistema produtivo ajuda a explicar a diferença de renda entre países e regiões, o que pode estar relacionada ao nível de pobreza existente naquela localidade. Nesse sentido, utilizando a metodologia de dados em painel dinâmico, avaliou-se as implicações das da estrutura produtiva e variáveis macroeconômicas sobre a pobreza multidimensional nos estados brasileiros, para o período de 2004 a 2015. Os resultados mostraram evidências a favor da hipótese de que tanto a complexidade econômica quanto o cenário macroeconômico têm efeito sobre o nível de pobreza. Os resultados também evidenciaram que a pobreza do passado afeta a pobreza do presente, reforçando os conceitos de causação circular da pobreza e de armadilha da pobreza, sendo necessárias políticas macroeconômicas e públicas que visem alterar essa dinâmica de pobreza no país.
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    Uma análise do Programa Ciência Sem Fronteiras na Universidade Federal de Ouro Preto.
    (2021) Marques, Tiago Teuber; Oliveira, Breynner Ricardo de; Oliveira, Breynner Ricardo de; Delgado, Victor Maia Senna; Souza, Marcone Jamilson Freitas; Oliveira, Ana Cristina Prado de
    Esta pesquisa analisa a implementação e os efeitos do Programa Ciência sem Fronteira (CsF) no processo de internacionalização da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Propõe-se compreender o cenário político no momento da elaboração do Programa CsF para entender o modelo de política pública apresentada. A análise e sustentada pela revisão da literatura acerca de teorias clássicas sobre o conhecimento, o capital humano e o desenvolvimento social. Busca-se averiguar também os efeitos do Programa CsF na vida acadêmica e profissional dos estudantes contemplados com esse incentivo. Aprofunda-se no tema com uma revisão bibliográfica detalhada, a qual investiga as maiores bases de dados disponíveis. Além disso, contribui-se com uma análise específica que considera as possíveis consequências do Programa, reportadas por estudantes da UFOP, bem como das experiências de profissionais da UFOP, envolvidos no CsF. A metodologia busca analisar os resultados e experiências reportadas por estudantes UFOP que participaram do programa entre os anos de 2012-2017, focando em alunos da graduação. Uma abordagem qualitativa ´e apresentada de forma a sumarizar experiências e relatos, tanto de estudantes quanto gestores institucionais, resultando em uma análise detalhada dos frutos do CsF. Os instrumentos que sustentam a abordagem quantitativa e qualitativa desta dissertação são os seguintes: os dados estatísticos obtidos a partir do painel de controle do sítio eletrônico do Programa CsF; a elaboração de um questionário encaminhado para 300 estudantes contemplados e respondido por 70 destes; e a elaboração de uma entrevista e dois questionários encaminhados e respondidos pelo coordenador de do Programa CsF entre os anos de 2012 e 2013, e pelos coordenadores da Coordenadoria de Assuntos Internacionais (CAINT) da UFOP, entre os anos de 2014 até o termino do Programa CsF. A dissertação aborda a revisão da literatura dos seguintes temas: a ideologia do conhecimento, a teoria do capital humano e o papel do Estado desenvolvimentista, além revisão sistemática da literatura. Os estudantes contemplados responderam questões em Escala Likert sobre os efeitos do Programa para o enriquecimento cultural, para o aumento da rede de contatos, para o desenvolvimento acadêmico, para a inserção ao mercado de trabalho e para o processo de internacionalização da UFOP. Finalmente, a partir de entrevistas e questionários encaminhados e respondidos por três gestores envolvidos no Programa CsF, compreende-se a evolução do programa na UFOP e suas peculiaridades, possibilitando uma compreensão precisa sobre os seus efeitos.