DECOM - Trabalhos apresentados em eventos
URI permanente para esta coleçãohttp://www.hml.repositorio.ufop.br/handle/123456789/581
Navegar
6 resultados
Resultados da Pesquisa
Item Uma metodologia heurística baseada em grasp, VND e VNS para a resiolução do problema de dimensionamento em redes IP.(2004) Cavalcanti, Carlos Frederico Marcelo da Cunha; Souza, Marcone Jamilson Freitas; Souza, Fernanda Sumika Hojo de; Coelho, Viviane de SouzaO presente trabalho apresenta uma proposta de formulação e implementação de algoritmos baseados nas técnicas de otimização GRASP (Greed Randomized Search Procedure), VND (Variable Neighborhood Descent) e VNS (Variable Neighborhood Search) para satisfazer a nova geração da Internet, que implementa Qualidade de Serviço e Engenharia de Tráfego. Este contexto surgiu da crescente expansão da Internet e da necessidade de satisfazer a novos requisitos impostos por aplicações mais complexas, tais como transmissões em tempo real, exigindo que caminhos explícitos entre um nó de entrada da rede e um ou mais nós de saída sejam computados. Esta tarefa é também chamada de dimensionamento da rede. Resultados computacionais são apresentados, comprovando que é possível prover uma melhora no dimensionamento da rede através das técnicas propostas.Item Simulated annealing approach to solve the daily crew scheduling problem.(2002) Silva, Gustavo Peixoto; Souza, Marcone Jamilson Freitas; Alves, José Maria do Carmo BentoItem Um método exato para otimizar a escala de motoristas e cobradores do sistema de transporte público.(2004) Silva, Gustavo Peixoto; Souza, Marcone Jamilson Freitas; Reis, Jorge von Atzingen dosEste trabalho te m com o objetivo implementa r um método de otimizaçã o para o problema de geração da Escala d e Motoristas e Cobradores do Sistema de Trans porte Público . Esse problema, denomina do na literatura Problema d a Programação d e Tripulações (Crew Scheduling Problem) , tem como objetivo determinar u m conjunto de jornadas de trabalho para as tripulações, de tal forma que a programação do s veículos seja realizada com o menor custo possível. Como restrições , cada jornada deve atende r à legislação e à convenção coletiva de trabalho do setor. Neste trabalho é apresentada uma metodologia que formula o problema com o um modelo de particionamento e utiliza o método Simplex para resolvê -lo . Para reduzir a dimensão do problema, tira -se proveito das característica s do problema real estuda do. Sã o apresentados também o s resulta dos obtidos, sinalizando a possibilidade de redução no s custos referentes à mão de obra operacional do setor.Item Scheduling the brazilian soccer championship : a simulated annealing approach.(2004) Biajoli, Fabrício Lacerda; Souza, Marcone Jamilson Freitas; Chaves, Antônio Augusto; Mine, Otávio Massashi; Cabral, Lucídio dos Anjos Formiga; Pontes, Roberto CarlosItem Abordagem heurística para resolução do problema de programação mensal de tripulações de ônibus urbano.(2005) Toffolo, Túlio Ângelo Machado; Souza, Marcone Jamilson Freitas; Silva, Gustavo PeixotoItem Construção de um protótipo framework e seu uso na resolução do problema de roteamento de veículos com frotas heterogêneas e janelas de tempo.(2005) Neves, Tiago Araújo; Souza, Marcone Jamilson Freitas; Martins, Alexandre Xavier