MPEC - Mestrado Profissional (Dissertações)
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Resultados da Pesquisa
Item Fotossíntese como tema para formação continuada de professores do Ensino Fundamental I.(2021) Moura, Rita de Cássia; Maia, Cristina de Oliveira; Silva, Wagner Seixas da; Silva, Fábio Augusto Rodrigues e; Maia, Cristina de OliveiraEncontramos na literatura discussões que apontam o fato do professor e da professora dos anos iniciais apresentarem dificuldades com alguns conteúdos por possuírem uma formação polivalente e não uma Licenciatura específica. As referências ainda indicam que, muitas vezes, as aulas são guiadas exclusivamente pelo livro didático sem ou com poucas atividades práticas, impedindo a observação, a vivência e a reflexão que favorecem o entendimento do conteúdo trabalhado em sala de aula. Trabalhos de pesquisa vêm demonstrando a dificuldade apresentada por professores e professoras dos anos iniciais ao elaborar aulas com a temática da Fotossíntese que, de fato, é bastante complexa. Por isso, consideramos relevante desenvolver e aplicar uma oficina sobre o fenômeno da fotossíntese nas plantas, realizando uma análise posterior sobre a participação e compreensão demonstrada sobre o tema. Esperamos que a oficina forneça subsídios e permita mudanças nas práticas pedagógicas, oferecendo boas práticas para compreensão, assimilação e acomodação do tema, reduzindo os equívocos conceituais ou excesso de superficialidade ao tratar deste assunto tão importante na área de Ciências da Natureza. As professoras que gentilmente participaram da pesquisa, tiveram a oportunidade de expressar suas dificuldades e demonstraram pouca iniciativa para elaboração das práticas e desenvolvimento de discussões sobre o tema, confirmando os resultados encontrados na literatura da área e explicitando a necessidade de produção de material para formação continuada voltado para o tema.Item Orientação sexual e HPV : as concepções docentes e a construção de uma proposta colaborativa de formação continuada para professores do ensino fundamental.(2016-03) Vieira, Maria Isabel dos Santos; Silva, Fábio Augusto Rodrigues e; Zama, Uyrá dos Santos; Lima, Angélica AlvesO papel da escola na promoção de conhecimento e prevenção das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), como a causada pelo Vírus do Papiloma Humano (HPV), é essencial. Entretanto, observa-se que algumas instituições de ensino básico sinalizam um despreparo técnico com a falta de informações recentes sobre sexualidade. Considerando esse atual cenário, objetiva-se, por meio deste estudo, desenvolver uma proposta colaborativa de desenvolvimento profissional docente sobre Orientação Sexual e HPV baseada na abordagem emancipatória, destinada a professores de uma escola da rede pública. Espera-se que as oficinas que integram a referida proposta contribuam para o favorecimento de estratégias de prevenção dos agravos relacionados ao HPV. Trata-se de um estudo de abordagem mista – qualitativa e quantitativa, realizado com 53 professores que lecionam em escolas públicas do município de Mariana – MG. Em um primeiro momento, realizou-se a aplicação de um questionário para 41 professores, cujo objetivo era identificar as concepções docentes quanto ao HPV e à campanha de vacinação de adolescentes promovida pelo Ministério da Saúde. Seguiu-se com as entrevistas, realizadas com quatro professores, a fim de investigar aspectos relevantes relacionados aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e a prática docente dos participantes com relação ao tema sexualidade. Os dados do questionário foram analisados por meio de uma estatística descritiva e os resultados apontaram para um desconhecimento sobre informações básicas por parte dos professores. As entrevistas foram gravadas, transcritas e analisadas por meio de análise de conteúdo. A partir dos diálogos, foram criadas categorias segundo o referencial teórico dos trabalhos de Maurice Tardif. Por fim, realizou-se o desenvolvimento de uma proposta colaborativa de formação em serviço e posterior aplicação da etapa inicial dessa proposta, intitulada: Abordagem Emancipatória de Educação Sexual: uma possibilidade para o trabalho com HPV. Tal oficina contou com a participação de doze professores. Os resultados obtidos indicam uma boa aceitação por parte dos professores quanto à participação em ações de formação que contribuam para superação das dificuldades ao trabalhar o tema HPV. Conclui-se, portanto, que a proposta colaborativa de formação continuada desenvolvida neste estudo pode contribuir positivamente para agregação e compartilhamento de saberes presentes na prática profissional docente.