MPEC - Mestrado Profissional (Dissertações)

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Resultados da Pesquisa

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    O ensino da radioatividade no ensino médio : uma abordagem potencialmente significativa.
    (2023) Costa, Sara Geremias dos Santos; Guimarães, Michele Hidemi Ueno; Guimarães, Valdir; micheleueno@ufop.edu.br; valdirg@if.usp.br; Moreira, Marco Antonio; Lima, Guilherme da Silva; Guimarães, Valdir; Guimarães, Michele Hidemi Ueno
    Este trabalho apresenta uma pesquisa de mestrado do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências, da Universidade Federal de Ouro Preto. Nesta pesquisa, analisou-se o potencial do uso dos mapas conceituais para análise das concepções prévias dos estudantes de Ensino Médio, sobre o tema Radioatividade e da confecção de uma sequência didática sobre o tema que tenha como base estas concepções. A pesquisa teve como referencial teórico e metodológico a Aprendizagem Significativa de Ausubel (2003), tendo como referência os conhecimentos que o aluno possuía como o principal fator para os novos aprendizados, e os Mapas Conceituais propostos inicialmente por Novak (2010) e aprofundados no Brasil por Moreira (1984, 2006). A metodologia da pesquisa consistiu em uma pesquisa bibliográfica, coleta de mapas conceituais para sondagem das concepções dos alunos, aplicação de sequência didática, coleta de novos mapas conceituais para análise da evolução conceitual pelos alunos e confecção de um e-book,para auxiliar o professor da Educação Básica na abordagem do tema. Percebeu-se que os alunos têm concepções prévias, que relacionam radioatividade a perigo, radiação, raio x, mutação entre outros. Isso advém das notícias, que são divulgadas sobre o tema, dando mais relevância aos acidentes e aspectos ruins, e a pouca divulgação sobre as utilidades e a presença da radioatividade em nosso cotidiano. Os resultados indicaram uma tendência à mudança dessa visão pessimista, para uma compreensão das utilidades e riscos da radioatividade, mas persistiu uma confusão entre os conceitos de radioatividade e radiação, ainda que menos intensa. A partir dessa pesquisa,foi proposto um e-book a respeito da abordagem do tema em sala de aula e dos conceitos relacionados a radioatividade, com finalidade de auxiliar o professor da Educação Básica na abordagem e aprofundamento conceitual.
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    Ensino da dualidade onda-partícula por meio de vídeos de experimentos.
    (2018) Araújo, Gabriela da Silva; Nunes, Maria Eugenia Silva; Vertchenko, Lev; Brizola, Armando de Oliveira; Silva, Fábio Augusto Rodrigues e; Nunes, Maria Eugenia Silva
    Com o objetivo de potencializar o preparo de futuros professores de Física e, mesmo capacitar professores em exercício, nós propomos aqui um material didático virtual com ênfase em experimentos que tratem do tema dualidade onda-partícula. Os experimentos filmados foram relativos ao Efeito Compton (luz comportando-se como partícula) e Difração de Elétrons (partículas comportando-se como onda), que ilustram o comportamento dual de partículas. Além da filmagem dos experimentos produzimos roteiros de laboratórios para auxiliar no entendimento e discussão dos resultados experimentais. Ressaltamos que as filmagens e roteiros podem ser utilizados em cursos de capacitação/formação de professores, bem como em salas do Ensino Médio. Nosso referencial teórico para a construção do produto educacional foi a Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel que diz que, um conceito será mais bem aprendido se estiver ancorado em um subsunçor. Os materiais produzidos estão organizados de tal forma que um seja um possível subsunçor do seguinte, tornando-se assim um organizador prévio dos conceitos a serem aprendidos subsequentemente.
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    A utilização do forno de micro-ondas no ensino de física na educação de jovens e adultos (EJA).
    (2015) Vilela, Kátia Solange Fonseca do Rosário; Travain, Silmar Antonio
    Quando olhamos ao nosso redor, nos deparamos com uma infinidade de artefatos tecnológicos, como aparelhos de telefonia fixa e móvel, GPS´s, tecnologia wi-fi, computadores, internet, sensores com diversas utilidades, controles remotos, portões eletrônicos, aparelhos de raios X, tomografia computadorizada, dentre outros. E para compreender este mundo tão tecnológico que nos cerca, torna-se importante inserir tópicos de Física Moderna na grade curricular das escolas, como por exemplo, a Física das Radiações. As fontes de radiação se encontram por toda a parte e o ser humano está constantemente exposto as suas diversas formas. É muito comum que o termo radiação seja associado apenas aos seus efeitos negativos, como as bombas atômicas, o câncer e os acidentes radiológicos e nucleares. A distinção entre a radiação que é prejudicial e a que é benéfica ao ser humano é uma questão que merece ser discutida no ambiente escolar. As tecnologias e aplicações das formas de radiação estão muito presentes no cotidiano das pessoas, justificando as discussões sobre o tema. Este trabalho visa proporcionar o Ensino de Física das Radiações através da análise e discussão de conceitos físicos envolvidos no funcionamento do forno de micro-ondas. O micro-ondas foi escolhido em função de sua grande utilização pela sociedade moderna e ainda assim envolver situações que provocam medo e hesitação nas pessoas. Optou-se desenvolver a proposta com base na abordagem dialógica de Freire, por ser esta uma forma de estimular a mudança de foco nas aulas promovendo a participação dos sujeitos na construção do conhecimento. A transposição da concepção de educação de Paulo Freire para o espaço da educação formal, promovida pela dinâmica dos 3 Momentos Pedagógicos (3MP), propõe a relação ensino-aprendizagem através da interação mediatizada por um problema. Os sujeitos da pesquisa foram os estudantes do 3º Ano do Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de uma escola do município de Mariana, MG. A proposta consiste em analisar que compreensões estes estudantes desenvolvem sobre Física das Radiações quando o forno de micro-ondas é utilizado como um elemento para o processo de ensino e aprendizagem. Nos livros didáticos utilizados no ensino médio, verifica-se uma carência de informações relacionadas à aplicação da Física em produtos tecnológicos, principalmente os materiais didáticos destinados á EJA. Por esta razão, como etapa final do projeto, pretende-se desenvolver um material didático que ajude a desmistificar a ideia de que toda forma de radiação é prejudicial, permitindo ao estudante identificar as principais formas de radiação, sua interação com a matéria, sua utilização na sociedade e possíveis meios de detectá-las.
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    O ensino de física térmica na perspectiva da aprendizagem significativa : uma aplicação no ensino médio.
    (2015) Machado, Marta de Azevedo; Nunes, Maria Eugenia Silva
    Este é o registro de uma pesquisa que investigou a possibilidade de ocorrência de aprendizagem, potencialmente significativa, no ensino da Física Térmica, no conteúdo de calorimetria. Utilizou-se de recursos didático-metodológicos que favorecessem ao aluno aprender de maneira significativa e crítica, tendo como foco o papel ativo do aluno. Adotou-se a abordagem qualitativa, utilizando-se da observação participante e da pesquisa-ação como meios para a investigação. Autores como David Ausubel e Marco Antônio Moreira foram referências teóricas ao trabalho, sustentando as teorias que embasam a aprendizagem significativa e significativa crítica. A pesquisa foi desenvolvida com alunos do segundo ano do ensino médio da rede pública estadual de Entre Rios de Minas, MG. Foram elaboradas atividades que buscaram estabelecer conceitos mínimos necessários para o estudo de calorimetria (“subsunçores”) e também atividades de estudo desse conteúdo, fazendo uso de recursos variados que tivessem relação substantiva com a vida prática do aluno. Verificou-se, a partir dos dados, a ocorrência de aprendizagem significativa e significativa crítica, justificadas pelos resultados apresentados, nos quais se observa ancoragem, clareza de significados e transferência. Como produto educacional disponibiliza-se uma sequência de atividades, para o ensino-aprendizagem de Calorimetria no Ensino Médio.