MPEC - Mestrado Profissional (Dissertações)
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Resultados da Pesquisa
Item Formação continuada de professores de Ciências : o ensino por investigação como estratégia pedagógica para promover a alfabetização científica.(2023) Lopes, Rosângela Silvia Vital; Cruz, Luciana Hoffert Castro; Barros, Marcelo Diniz Monteiro de; Zama, Uyrá dos Santos; Cruz, Luciana Hoffert CastroA área de Ciências da Natureza detém o compromisso com a alfabetização científica. Esta temática visa contribuir para que os alunos alcancem um novo olhar sobre o mundo que os cercam e façam escolhas e intervenções conscientes e pautadas nos princípios da sustentabilidade e do bem comum. Este trabalho resulta da aplicação de um minicurso on-line assíncrono para duas professoras de Ciências dos anos finais do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ipatinga-MG. Ele foi intitulado Alfabetização científica na prática e corresponde ao produto educacional produzido. Durante o minicurso foram aplicados questionários mistos, dos quais as respostas comporam os dados deste trabalho, sendo estes analisados por meio da análise de conteúdo de Bardin (2016). Este estudo apresenta abordagem qualitativa e natureza aplicada à educação. Ele é classificado como exploratório quanto aos objetivos e, quanto aos procedimentos, é um estudo de caso. O objetivo selecionado para este trabalho foi: promover a formação continuada de professores de Ciências dos anos finais do Ensino Fundamental e auxiliá-los na promoção da alfabetização científica em suas aulas. O referencial teórico elucidou sobre: a formação continuada de professores, o ensino de Ciências e a alfabetização científica e, o ensino por investigação. Como resultados, emergiram 5 categorias: curso de formação continuada para professores, ensino de Ciências, tipologia de conteúdos, alfabetização científica e ensino por investigação. Analisamos que o minicurso foi importante para o repensar das duas professoras sobre suas aulas e para a aplicação da alfabetização científica e do ensino por investigação. Além disso, percebemos que a inclusão de mais exemplos da aplicação das metodologias na sala de aula é um ponto a ser aperfeiçoado em futuras pesquisas.Item Um curso de formação continuada para professores de ciências/química : saberes da educação de surdos.(2023) Felício, Lourainy Bianca Ferreira; Patrocínio, Sandra de Oliveira Franco; Souza, Vinícius Catão de Assis; sandra.patrocinio@ufop.edu.br; vcasouza@ufv.br; Fernandes, Jomara Mendes; Cruz, Luciana Hoffert Castro; Souza, Vinícius Catão de Assis; Patrocínio, Sandra de Oliveira FrancoExistem diversas problemáticas que ainda permeiam a Educação de Surdos. Para minimizá-las, são necessárias ações que visem uma maior inclusão desses estudantes. Sendo assim, o presente trabalho busca, por meio da criação e oferta de um curso de formação continuada na modalidade on-line sobre Educação de Surdos, responder o seguinte problema de pesquisa: De que forma um curso de formação continuada pode impactar na construção de conhecimentos dos docentes de Ciências/Química sobre a Educação de Surdos? A pesquisa, que tem natureza qualitativa de caráter exploratório em um formato de estudo de caso, foi desenvolvida em quatro etapas: i) criação de um curso para professores da educação básica; ii) aplicação do curso; iii) entrevista semiestruturada com participantes do curso; iv) análise de dados. Os resultados da análise do questionário inicial apontam que os professores, em sua maioria, estão no início da carreira docente e possuem algum conhecimento sobre a Educação de Surdos. Na análise das atividades realizadas no curso, foi possível perceber que os cursistas demonstraram refletir sobre aspectos relevantes da Educação de Surdos, como, por exemplo, a importância do visual e o processo de inclusão dos estudantes. Por fim, nas entrevistas, observou-se que os professores consideraram o curso relevante para o aprimoramento da sua prática docente, destacando a importância do curso, ao apresentar propostas de uso de ferramentas pedagógicas, ser uma atualização do conhecimento e promover a compreensão das características e identidade da comunidade Surda. A partir disso, consideraram o curso um grande aliado na promoção da inclusão educacional de Surdos. Sendo assim, conclui-se que o curso cumpriu com os seus objetivos e tem potencialidades para contribuir para a formação continuada de professores de Química, Física e Biologia ao discutir aspectos relevantes sobre a temática, como, por exemplo, a importância dos aspectos visuais para os Surdos, cultura e identidade Surda e, ainda, sugestão de ferramentas pedagógicas.Item Da sala de aula à prateleira : livros paradidáticos sobre o corpo humano fundamentados pela metodologia Universidade das Crianças.(2020) Martins, Jaime Guimarães de Oliveira; Cruz, Luciana Hoffert Castro; luhoffert@ufop.edu.br; Sá, Marcos Augusto de; Silva, Fábio Augusto Rodrigues e; Cruz, Luciana Hoffert CastroA criança é sujeito de destaque no presente trabalho. Historicamente, a criança vem sendo tratada como um ser de menor importância na sociedade e no ambiente escolar, segundo ideias adultocêntricas. Há, contudo, uma mobilização no meio educacional que procura dar um novo tratamento a ela. Associamo-nos ao projeto Universidade das Crianças que é parte de um movimento internacional que, além de atuar aproximando as crianças do ambiente acadêmico, busca tratá-las de forma mais justa em relação aos adultos. Por meio dessa abordagem objetivou-se elaborar livros paradidáticos que contribuam para a aprendizagem de conceitos relacionados ao corpo humano, para alunos dos 4º e 5º anos do Ensino Fundamental. O ensino sobre o corpo humano, contudo, tem sido trabalhado de maneira descontextualizada e/ou fragmentada dentro de disciplinas específicas, portanto, os professores frequentemente têm privilegiado aspectos particulares em detrimento aos aspectos afetivos, sociais, culturais, históricos, individuais e coletivos que envolvem este tema. Os documentos oficiais versam sobre um tratamento mais abrangente sobre o corpo humano. Uma das barreiras à implementação dessa proposta são as práticas ainda hoje desenvolvidas nas escolas pelos diretores, coordenadores e professores. Metodologias tradicionais, passivas e transmissivas ainda têm grande espaço nas escolas brasileiras. Como alternativa a este tipo de ensino, o projeto Universidade das Crianças na Universidade Federal de Ouro Preto faz-se presente na atual pesquisa. Trata-se de um projeto de pesquisa, de caráter pedagógico, destinado a alunos do Ensino Fundamental. O presente trabalho tem como público-alvo crianças dos 4º e 5º anos do ensino fundamental, entre 8 e 11 anos de idade, que aceitaram participar de oficinas pedagógicas com atividades sobre o corpo humano. O método escolhido para realizar as oficinas pedagógicas foi por meio dos Círculos de Cultura de Paulo Freire. Os alunos foram instigados a se expressar por meio de desenhos, perguntas e debates sobre subtemas diferentes. Os materiais produzidos pelos alunos foram recolhidos e analisados, buscando-se averiguar as principais percepções dos alunos sobre o corpo humano em seus múltiplos aspectos. A partir daí, foram elaborados dois livros paradidáticos, produtos desta dissertação. Concluiu-se que os alunos desta faixa etária compreendem de forma básica o corpo humano e por vezes são capazes de extrapolar sobre o tema, abordando-o principalmente sob uma perspectiva anatômico-fisiológica.