MPEC - Mestrado Profissional (Dissertações)

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Resultados da Pesquisa

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    A construção significativa dos conceitos e suas relações por meio dos mapas conceituais : uma experiência no ensino de respiração celular.
    (2015) Durães Júnior, Ataliba; Moreira, Leandro Marcio
    A proposta central deste trabalho foi introduzir o uso de mapas conceituais em sala de aula como recurso de aprendizagem para alunos do primeiro ano do ensino técnico em agroindústria integrado ao médio, em uma escola pública do município de Salinas/MG. Esse trabalho consistiu em uma pesquisa de campo que recorreu à observação participante com uma avaliação mediada por uma abordagem quali-quantitativa. As atividades foram desenvolvidas em sala de aula, seguindo o plano de aula do professor, e os mapas conceituais foram construídos conjuntamente em três momentos distintos: no início da proposta, durante e no final do conteúdo trabalhado. Foi proposto o conteúdo de respiração celular por ser um conteúdo que apresenta certa complexidade, e por ser um tema que exige do aluno um aprendizado significativo, colaborando, assim, com as propostas pedagógicas do curso técnico em questão. O trabalho de exposição, aplicação, construção e análise dos dados transcorreram em um período de quatro semanas, sendo duas aulas semanais de 50 minutos cada. Os dados foram coletados por meio dos mapas produzidos pelos alunos, testes para análise de conhecimento prévio, registros produzidos pelos participantes, diário de campo do pesquisador, com base em questionários semiestruturados, respondidos pelos alunos. A análise qualitativa dos dados foi feita através da análise de conteúdo dividida em blocos temáticos e categorias. Com a pesquisa foi possível analisar o potencial e as limitações em promover a participação do aluno no seu próprio aprendizado, a externalização do conhecimento prévio, o estímulo, a negociação, a construção, a relação e a aquisição de significados por meio da construção do mapa conceitual, durante a aprendizagem do conteúdo de respiração celular. Concluímos que mapas conceituais para a temática respiração celular podem ser caracterizados como uma ferramenta pedagógica capaz de favorecer um ensino significativo e prazeroso, dando suporte a uma participação mais ativa dos alunos na busca e aplicação do conhecimento. Finalmente esta pesquisa permitiu o desenvolvimento de um livreto de apoio pedagógico que orienta e estimula professores a fazerem uso de mapas conceituais envolvendo o tema respiração celular ou qualquer outra temática biológica relevante para o aprendizado dos alunos.
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    O ensino de biologia na educação de jovens e adultos : a concepção dos alunos sobre atividades investigativas e a percepção destes alunos a respeito das contribuições das atividades investigativas na aprendizagem da mitose e da meiose.
    (2015) Barbosa, Viviane Alves; Araújo, Regina Magna Bonifácio de
    Esta pesquisa tem como objetivo principal analisar a concepção dos alunos do 1º ano da Educação de Jovens e Adultos, Ensino Médio, a respeito das atividades investigativas e verificar a compreensão destes alunos acerca das contribuições trazidas para a aprendizagem da mitose e da meiose com o uso destas atividades. O referencial teórico proposto nesta pesquisa foi divido em três seções. Na primeira seção, que trata da Educação de Jovens e Adultos, foram adotados os seguintes autores: Arroyo (2011), Paiva (2005; 2009), Soares (2011), Rodrigues (2009), Volpe (2009) e Haddad e Di Pierro (2000), entre outros. Para a compreensão das atividades investigativas ou Ensino por Investigação foram adotados os autores: Trópia (2009), Sá (2009), Silva (2011), Lima, Martins e Munford (2008), Carvalho (2013), Scarpa e Silva (2013), entre outros. Na discussão acerca do Ensino de Biologia foram referenciados: Marandino, Selles e Ferreira (2009), Krasilchik (2000), Borges e Lima (2007), entre outros. Os caminhos metodológicos utilizados foram a abordagem qualitativa e a coleta de dados foi realizada através dos instrumentos: questionário, diários de campo, grupos focais e observação direta. Os dados coletados foram submetidos ao método análise de conteúdo, proposto por Bardin (2008), e discutidos dentro de três categorias: “concepções dos alunos e uso de atividades investigativas nas aulas de Biologia”, “atividades motivadoras e construtoras do conhecimento no ensino da Biologia” e “atividades facilitadoras da aprendizagem de mitose e meiose e contextualização no ensino da Biologia”. Os resultados indicam que as concepções trazidas para a sala de aula pelos alunos da EJA sobre atividades investigativas apresentam características semelhantes aos conceitos defendidos pelos autores adotados na pesquisa. Além disso, indicam que as atividades investigativas contribuíram para a aprendizagem da mitose e meiose e que os alunos da EJA conseguiram perceber estas contribuições.