MPEC - Mestrado Profissional (Dissertações)

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    Experimentação contextualizada nas aulas de química : investigando conceitos da termoquímica e desvendando o mistério do carvão reutilizado em churrascos.
    (2021) Teixeira, Joana Santos; Guimarães, Michele Hidemi Ueno; micheleueno@ufop.edu.br; Robert, André Désiré; Souza, Gilmar Pereira de; Guimarães, Michele Hidemi Ueno
    Em muitos momentos, os estudantes apresentam dificuldades em aprender conteúdos lecionados em Química. Os motivos são, na maioria das vezes, por serem assuntos abstratos e abordados de forma descontextualizada de sua realidade. Um dos documentos, que regulamenta quais são as aprendizagens essenciais a serem trabalhadas nas escolas públicas brasileiras, é a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Este documento por sua vez, considera a contextualização como um potencial recurso metodológico, que correlaciona os conhecimentos, habilidades e atitudes do estudante em seu processo de formação. Mesmo quando o(a) professor(a) é consciente sobre a importância de se contemplar as competências exigidas nos documentos oficiais normativos do currículo da Educação Básica, como a BNCC e Conteúdos Básicos Comuns (CBC) em Minas Gerais, encontram-se adversidades para sua implementação, principalmente em um contexto de escola pública. Visando contribuir com materiais a serem utilizados por esses professores em seus planejamentos de aulas, neste trabalho produziu-se e foi disponibilizado um ebook, contendo uma Sequência Didática (SD), que utiliza materiais alternativos e de fácil acesso para a realização de atividades experimentais. Para tais atividades, foram consideradas a abordagem investigativa (CARVALHO, 2011) durante as discussões realizadas ao longo das aulas, bem como a interpretação das evidências observadas no experimento. Ao longo da execução da SD, foi proposto que os estudantes trabalhassem tanto individualmente, quanto coletivamente, onde as discussões seriam feitas com a socialização das ideias e hipóteses, para a resolução da situação-problema apresentada na atividade experimental. Com a estruturação do ebook, era esperado que fosse possível trabalhar com os estudantes, algumas das competências exigidas na BNCC e no CBC, a partir do conteúdo de processos endotérmico e exotérmico, rompendo com o conhecimento espontâneo que eles trazem e possibilitar o desenvolvimento dos conhecimentos científicos (BACHELARD, 1996). O conteúdo didático geral das atividades foram processos endotérmicos e exotérmicos, a partir da discussão do experimento do carvão reutilizado em churrascos. A SD foi composta de cinco aulas e o público-alvo são estudantes do 2° ano do Ensino Médio, da rede pública estadual. O enfoque das discussões deve combinar tanto as competências gerais da BNCC, quanto específicas das Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Pretendeu-se com esta proposta proporcionar ao estudante, um ambiente de ensino e aprendizagem que incentivasse seu pensamento crítico e reflexivo sobre o contexto que o cerca. Como também, contribuir para as práticas escolares de professores de Ciências da Natureza da Educação Básica.
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    Experimentação em aulas de química orgânica : identificando práticas epistêmicas nos registros produzidos por estudantes do ensino médio.
    (2020) Aguilar, Juliana Aparecida; Silva, Fernando César; Valadares, Juarez Melgaço; Patrocínio, Sandra de Oliveira Franco; Silva, Fernando César
    A experimentação deve ser concebida não apenas como um recurso para motivar os estudantes e confirmar conceitos, mas para explorá-los e aproximar esses estudantes de práticas científicas. Dessa forma, buscamos analisar os registros escritos produzidos por estudantes do Ensino Médio a partir de um experimento com abordagem investigativa. Para essa análise identificamos as práticas epistêmicas desenvolvidas pelos estudantes. O desenvolvimento dessas práticas fornece indícios de engajamento nas atividades propostas e aprendizagem epistêmica. Os registros escritos produzidos pelos estudantes foram analisados por meio da Análise Textual Discursiva com categorias estabelecidas previamente. Os resultados revelaram algumas relações entre os conhecimentos prévios dos estudantes e a construção dos novos conhecimentos ao longo da sequência. Além disso, trouxeram reflexões para a professora/pesquisadora sobre a implicação das práticas epistêmicas no ensino de Ciências, que antes era percebida muito mais no sentido metodológico durante o planejamento das atividades, do que como a necessidade de se criar condições para que elas fossem desenvolvidas. As práticas epistêmicas podem ser concebidas no sentido de construir o conhecimento mais próximo do científico, mas não necessita obrigatoriamente de sê-lo visto que elas são influenciadas pelos múltiplos conhecimentos que os membros das comunidades escolares trazem.
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    Trilhas e caminhos de leitura : estratégia de mediação utilizadas por uma professora nas aulas de ciências.
    (2015) Oliveira, Jane Aparecida de; Almeida, Sheila Alves de
    Esta pesquisa trata das estratégias de mediação de leitura utilizadas por uma professora nas aulas de Ciências. Para tanto, este trabalho teve como orientação fundamental as seguintes perguntas: como e com que finalidade os textos são trabalhados nas aulas de Ciências? Quais tipos de textos são ofertados para a leitura e quais estratégias são utilizadas para cada um deles? Como a professora ensina os alunos a lerem os textos nas aulas de Ciências, utilizando estratégias de leitura? O foco do trabalho está nas estratégias de mediação de leitura utilizadas pela professora de Ciências em uma turma do 7º ano de uma escola pública da cidade de Mariana. Quanto à perspectiva teórico metodológica , de análise, fundamentou-se em Vygotsky. Para ele , os sujeitos aprendem na interação com o outro, mediados pela linguagem. As discussões sobre as estratégias de leitura nas aulas de Ciências, apoiaram-se nas leituras de Solé (1998); Kleiman (2002); Espinoza , Casamajor e Pitton (2009); Girotto e Souza (2010); Prestes, Lima e Ramos (2011) e Coscarelli ( 2013) . Para levar à cabo a investigação, foram realizadas 3 gravações das aulas na turma do 7º ano. Após as gravações, os episódios foram selecionados, considerando a interação da professora com os alunos e o uso de diferentes estratégias de mediação de leitura. Para a análise dos episódios foram utilizadas como categorias de análise as estratégias de mediação de leitura propostas por Solé (1998), Kleiman (2002) e Coscarelli (2013). Foram observadas, também, algumas estratégias que emergiram das aulas da professora. No cotidiano das aulas, ficou evidente a interação da professora com os alunos e a leitura como uma prática frequente nas aulas Ciências. Algumas estratégias de leitura mais recorrentes foram: a leitura de imagem, a ativação do conhecimento prévio dos alunos, a inferência e a compreensão através de questionamentos. Em suma, a pesquisa revelou que as estratégias de mediação de leitura são imprescindíveis ao entendimento dos textos nas aulas de Ciências, principalmente a leitura de termos específicos da Ciência e as estratégias utilizadas pela professora auxiliam os alunos na compreensão leitora.