MPEC - Mestrado Profissional (Dissertações)

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Resultados da Pesquisa

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    A sala digital plural : uma proposta de ensino de bioquímica celular por meio da temática microbiota intestinal e das tecnologias digitais de informação e comunicação.
    (2023) Silva, Marco Aurélio; Zama, Uyrá dos Santos; uyrazama@ufop.edu.br; Santos, Glenda Samara Dias; Souza, Gilmar Pereira de; Zama, Uyrá dos Santos
    As tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICs) aplicadas em uma sala de aula digital são ferramentas promissoras para o ensino de ciências ao permitirem trabalhar diferentes estratégias de ensino aprendizagem, conforme nos orienta o pluralismo metodológico de Feyerabend. Nesse contexto, o objetivo dessa pesquisa foi desenvolver uma sequência didática plural caracterizada pela articulação de recursos diferenciados de aprendizagem que possam mobilizar diferentes habilidades e competências, e, desse modo, engajar estudantes na tarefa de compreenderem a Bioquímica e Biologia Celular do ensino superior, ou mesmo do ensino médio, com as devidas adequações de conteúdo das disciplinas de Biologia e Química por meio da temática microbiota intestinal, com uso de uma pluralidade de TDICs articuladas a ferramentas físicas. Portanto, consideramos pertinente apoiar nossa pesquisa na perspectiva do pluralismo metodológico para criar a sequência didática plural, pois o uso de estratégias diferentes para cada conteúdo apoia suas premissas nos diferentes espectros da inteligência humana. Ademais, propusemos compor uma sala de aula digital, que pode ocorrer de forma presencial, ou remota, ou híbrida, mas que é fortemente impactada pela apropriação dos recursos digitais educacionais pela comunidade escolar. Dentre as diversas estratégias que podem ser usadas pelos professores nessa mediação, propusemos nesta sequência a utilização do jogo educacional digital autoral sobre as “aminas vitais”, vídeos e animações gráficas disponibilizadas no YouTube®, podcasts disponibilizados no Spotify®, gêneros textuais multimodais físicos e digitais (histórias em quadrinhos, as charges e “memes”), modelos moleculares educacionais físicos e digitais e quiz game por meio do Kahoot®. Portanto, consideramos interessante o potencial do uso dessas estratégias de ensino aprendizagem nas aulas, pois agrega conhecimento e ludicidade tornando o aprendizado mais dinâmico, trazendo os estudantes pra o centro do processo de construção do conhecimento ocorrendo de forma disciplinar e produtiva.
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    Automedicação : proposta de um jogo paradidático na educação de jovens e adultos.
    (2019) Barsante, Dolhavan Jhonathan Costa; Santos, Cláudio Gouvêa dos; Silveira Júnior, Célio da; Silva, Fábio Augusto Rodrigues e; Santos, Cláudio Gouvêa dos
    A presente pesquisa teve como objetivo elaborar, aplicar e analisar as possíveis contribuições do uso de um jogo paradidático acerca da automedicação no contexto da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Trata-se de uma pesquisa qualitativa, e o método utilizado foi o Estudo de Caso. A unidade de análise foi uma Escola pública que oferece EJA, situada na região sudeste do Estado de Minas Gerais, os sujeitos envolvidos são os jovens e adultos matriculados no terceiro período da EJA e a professora de química da escola. O referencial teórico do trabalho foi organizado em três partes - um novo olhar para educação de jovens e adultos; automedicação como tema social na perspectiva ciência, tecnologia e sociedade (CTS); jogos educativos como recurso paradidático. Os resultados desta pesquisa mostraram que o uso de jogos contribuiu para a inserção de conteúdos relacionados à educação em saúde na turma de EJA pesquisada, sem prejudicar os demais conteúdos obrigatórios. O tema do jogo “Automedicação” se mostrou relevante por estar inserido na vida dos alunos, favorecendo a proposta Ciência, Tecnologia e Sociedade em uma abordagem de educação para vida. Por fim, a necessidade de novas metodologias na EJA principalmente associada a conteúdos que estejam presentes na vida dos alunos, foi percebida, incentivando novas pesquisas nessa área de tamanha relevância que é a EJA.
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    Investigando as percepções de alunos da educação básica sobre o jogo ambientalista global como instrumento recursivo para o aprendizado de estequiometria.
    (2019) Amaral, Wellington Geraldo Lima; Souza, Gilmar Pereira de; Santos, Cláudio Gouvêa dos; Souza, Gilmar Pereira de; Cruz, Luciana Hoffert Castro; Ferry, Alexandre da Silva
    As atividades lúdico-pedagógicas são ferramentas que colaboram no estímulo dos educandos à apreciação de conteúdos ao mesmo tempo em que se tornam atividades de prazer. O equilíbrio desses papéis torna essa estratégia viável ao ambiente escolar. Essa pesquisa, de natureza qualitativa, buscou investigar as contribuições do jogo Ambientalista Global como intervenção pedagógica para a abordagem do conteúdo cálculo estequiométrico. A presente pesquisa foi realizada em duas escolas da rede privada de ensino, localizadas em Belo Horizonte, Minas Gerais, para 42 alunos da 1ª série do Ensino Médio. A temática abordada, cálculo estequiométrico, foi escolhida por se tratar de um conteúdo considerado difícil de compreensão pelos alunos, e o instrumento utilizado foi o jogo, por ser considerado uma estratégia diferenciada. No primeiro momento da pesquisa foi elaborado o jogo, com regras, layout adequado e componente necessário. O segundo momento constitui na apresentação e aplicação do jogo aos alunos. O Engajamento Disciplinar Produtivo, nesta etapa, foi avaliado pelas contribuições que o jogo proporcionou. Para a coleta de dados foram realizadas gravações em vídeo, fotografias, registros em caderno de campo e aplicação de questionários. Esses envolviam questões de apreciação da atividade lúdica como pertinente na revisão de conteúdo e de validação do jogo como instrumento educacional. Num terceiro momento,os dados foram analisados por meio da técnica de Análise Textual Discursiva. A ênfase desta pesquisa encontra-se na verificação das contribuições do jogo Ambientalista Global com relação à revisão e aplicação do conteúdo cálculo estequiométrico em questões- problema. Os resultados das análises permitiram deduzir que o jogo Ambientalista Global apresenta-secomo um potencial instrumento recursivo para a aprendizagem desse conteúdo.